Leitores me pedem, com freqüência, sugestões sobre pequenas escapadas de um dia. Mesmo aqueles que estão na capital francesa por 5 ou 7 dias gostariam de dar uma olhadela no interior da França. Com o TGV – Trem de Alta Velocidade – fica fácil uma ida/volta mesmo a cidades francesas que estão longe de Paris.

Deauville e Trouville são duas cidades da Normandia, a 196 km de Paris. Essas são as duas praias mais próximas da capital e por isto sempre foram o destino preferido das elites parisienses. São duas cidades situadas lado a lado e separadas por um rio.

Deauville é famosa, é people, é uma estação balneária linda. Ela atrai os VIPs do mundo inteiro com o seu cassino e seus espetáculos. Ela atrai todos aqueles que gostam de montar, de cavalgadas pelas praias. Ela atrai multidões com seu hipódromo, suas corridas de cavalos e seus jogadores de pólo.

Deauville no verão é engraçada. As pessoas vão a praia para verem e serem vistas na longa passarela de madeira onde os amigos se encontram e os importantes se exibem. À direita, a praia e suas barracas. À esquerda, bares e restaurantes.

Não se vai a Deauville para nadar e curtir a praia e sim para todas as outras atividades acima.

Do outro lado do rio se encontra a discreta e elegante Trouville. Basta atravessar a ponte e vocês mudam de universo.

Trouville é uma cidade mais calma, mais residencial e conhecida pela beleza das suas casas construídas nos séculos anteriores.

Na frente do porto dos pescadores se encontra o mais famoso restaurante da região, Les Vapeurs. Não se trata do melhor restaurante mas sim do mais folclórico, um restaurante que desde 1927 atrai pessoas importantes, turistas, políticos. Com esta localização sua especialidade só poderia ser peixes, frutos do mar, lagostas, camarões.

Como ir a Deauville e Trouville-sur-Mer.

De trem: ligação direta entre Paris, Gare Saint Lazare e Deauville e Trouville. Existem vários trens por dia e a viagem dura 2 horas. Pesquisem horários e preços no site da SNCF, clique aqui. A estação ferroviária em Deauville está ao lado da ponte que liga as duas cidades. Vocês podem conhecer tudo caminhando. São duas cidades pequenas e as distâncias não são enormes.

De carro: Paris/Deauville pela auto-estrada A13. Dos 196 km que separam as duas cidade, 186 são de auto-estrada. Tempo de viagem 2 horas.

Vejam o belo Hotel Normandy: www.lucienbarriere.com

Informações sobre o restaurante Les Vapeurs: www.lesvapeurs.fr

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.