A partir de Paris você pode conhecer várias outras cidades européias e Londres é um dos destinos preferidos dos turistas. Temos no blog vários artigos sobre Paris/Londres e hoje publicamos este post sobre Oxford e Cambridge. Quem sabe você fica um pouco mais do outro lado do Atlântico para conhecer também estas duas prestigiosas cidades inglesas?

Por Mariana Martins (Mari and the City)

Mesmo não sendo grandes, Oxford e Cambridge possuem imenso reconhecimento internacional graças ao prestígio das suas universidades. As duas cidades são igualmente maravilhosas quanto à arquitetura. Na minha opinião, elas também são um dos melhores passeios de um dia a partir de Londres! Se você não tiver um itinerário muito corrido, claro que pode ser interessante passar mais tempo explorando os dois lugares.

A grande diferença entre Oxford e Cambridge é que a primeira tem mais atrativos nos seus arredores. Acompanhe abaixo o que você pode ver e fazer em cada uma dessas cidades, além de conferir algumas ideias de passeios a partir de Oxford.

Oxford

A cidade é pequena e pode ser facilmente percorrida a pé, mesmo por que a maioria das atrações e colleges se concentra na sua área central. Acho que a Bodleian Library, um dos seus cartões-postais mais famosos, é um bom lugar para começar um tour por Oxford. Além de ser uma das bibliotecas mais antigas da Europa, é a segunda maior do Reino Unido depois da London’s British Library.

Bodleian Library com Christ Church ao fundo. Foto: Mariana Martins

Bodleian Library com Christ Church ao fundo. Foto: Mariana Martins

Andando pela área externa da Bodleian Library, você chega rapidamente a um outro ponto muito famoso de Oxford: a Bridge of Sighs.

Bridge of Sighs. Fonte: J. Miers @ Wikimedia Commons

Bridge of Sighs. Fonte: J. Miers @ Wikimedia Commons

Ao contrário do que muita gente pensa, a Universidade de Oxford não fica concentrada em um lugar só. Os colleges e demais instalações estão espalhados para todo lado. Você vai ver que cada college tem algo bem único sob o ponto de vista histórico e arquitetônico. Os que mais atraem a atenção dos viajantes são o Christ Church e o Magdalen College. O primeiro é lindíssimo e já era muito conhecido graças a Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, mas a explosão da sua fama aconteceu depois das filmagens do Harry Potter. Andando pelos seus corredores e chegando ao Great Hall, você vai mesmo se sentir em Hogwarts! O Magdalen College, por sua vez, tem uma das primeiras torres visíveis para quem chega de carro ou ônibus de Londres e é um marco arquitetônico importante da cidade. Entre seus ex-alunos famosos, estão C.S. Lewis e Oscar Wilde.

Blenheim Palace. Darling Starlings Flying the Nest no Flickr

Blenheim Palace. Darling Starlings Flying the Nest no Flickr

A partir de Oxford, há a possibilidade de fazer vários passeios para lugares que se encontram a curta distância. Um dos maiores destaques é o Blenheim Palace. Ele é um palácio lindíssimo em estilo barroco inglês que fica na cidade de Woodstock e é famoso por ter sido o local de nascimento de Sir Winston Churchill. Outro lugar interessante é o vilarejo de Bibury que tem um ar bem rural e é cheio de casinhas de pedra. Para quem se interessa por compras, também encontramos nas proximidades de Oxford um dos outlets mais famosos do Reino Unido: o Bicester Village.

Cambridge

Capela do King’s College. Fonte: Dmitry Tonkonog @ Wikimedia Commons

Capela do King’s College. Fonte: Dmitry Tonkonog @ Wikimedia Commons

Assim como em Oxford, os colleges da Universidade de Cambridge estão dispersos pela cidade. Se tiver tempo, vale a pena entrar para conhecer quase todos os que estão na área mais central. O King’s College e sua capela formam a atração mais popular de Cambridge. O Trinity College, por sua vez, tem um pátio interno imenso e abriga a biblioteca Wren que é linda por dentro. Sua lista de ex-alunos famosos inclui Isaac Newton e Lord Byron.

 Exterior do St. John’s College. Foto: Mariana Martins)

Exterior do St. John’s College. Foto: Mariana Martins

O St Johns College é outro lugar cheio de lindos pátios internos e que tem a versão de Cambridge da “Bridge of Sighs”.

Mais uma atração que merece ser conferida é o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge que foi fundado pelo Professor John Stevens Henslow, considerado um dos mentores de Darwin. Ele abriga uma macieira que dizem ser descendente da que inspirou Newton a formular a teoria da gravidade. Ainda em Cambridge, não deixe de passear de barco pelo rio Cam!

Caso precise de inspiração para essa viagem, um filme relativamente recente que retratou Cambridge foi “A Teoria de Tudo” ao mostrar um pouco da vida do físico Stephen Hawking e a época em que estudou na Universidade.

Jardim Botânico da Universidade de Cambridge. Foto: Mariana Martins

Jardim Botânico da Universidade de Cambridge. Foto: Mariana Martins

É importante ressaltar que alguns colleges das Universidades de Oxford e Cambridge podem fechar para turistas durante o período de revisões e provas (entre o fim de abril e começo de junho) ou em datas festivas. É sempre bom conferir se o college que você quer visitar estará aberto na data da sua viagem.

Mariana é autora do blog Mari and the City, onde compartilha achados e dicas de viagem das várias cidades em que estudou, morou ou simplesmente viajou. Como adora explorar novidades pelo mundo e não costuma passar muito tempo num mesmo lugar, busca também falar de experiências pessoais com o destino e auxiliar os leitores com informações de onde já conhece. Clique aqui para conhecer o blog da Mariana.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris