Nesse episódio da nossa série Personagens de Paris, apresentamos a Retratista de Montmartre e contamos um pouco sobre esses artistas que são a cara de Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

A Retratista de Montmartre: o vídeo

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos com dicas de Paris.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Os Retratistas de Montmartre

Se tornar pintor na praça Tertre, em Montmartre, não é fácil e não está ao alcance de todos. O artista candidato, europeu ou estrangeiro legalmente instalado na Europa, passa por um concurso e se for aceito ganha 1 m² do famoso “quadrado dos artistas”.

Ele possui este lugar durante um ano e se observar as regras de comportamento estipuladas renova a autorização sem problemas. Caso contrário é eliminado. O artista é autorizado a vender somente obras originais assinadas e os preços devem ser bem visíveis.

Place du Tertre

Place du Tertre

Os artistas são divididos em quatro categorias:

  • pintores
  • retratistas
  • caricaturistas, que executam retratos humorísticos.
  • silhuetistas, que cortam o perfil com tesouras.

Todos os outros, nas imediações da praça, são clandestinos e trabalham de maneira ilegal.

Os artistas da praça Tertre

Os artistas da praça Tertre

No século 19, Montmartre era uma pequena e pobre cidade perto de Paris com grande concentração de artistas atraídos pelos aluguéis baratos. Mais tarde, quando Montmartre se tornou o 18ème distrito da cidade, os artistas se instalaram na place du Tertre e passaram a vender seus quadros aos parisienses e provincianos de passagem.

Praça Tertre

Praça Tertre

Hoje, a pequena praça com seus cavaletes faz parte das imagens que representam a Paris romântica e pitoresca.

E é por isso que não podíamos deixar de fazer este vídeo. Não importa se gostamos ou não, o Carré des Artistes faz parte da história da cidade.

E antes de terminar, um toque pessoal. Minha mãe, já bem idosa, fez uma última “peregrinação” na sua cidade preferida. Um dia, em Montmartre, ela se permitiu cair na tentação do kitsch. Voltou com seu perfil cortado, em cartolina preta, por um silhuetista da praça.

Eu e Mariana temos um carinho especial por um pequeno quadro sóbrio, com molduras pretas e no centro um minúsculo perfil de uma senhora que usava óculos.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Leia também sobre Montmartre

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris