Se tornar pintor na praça Tertre, em Montmartre, não é fácil e não está ao alcance de todos. O artista candidato, europeu ou estrangeiro legalmente instalado na Europa, passa por um concurso e se for aceito ganha 1 m² do famoso “quadrado dos artistas”. Ele possui este lugar durante um ano e se observar as regras de comportamento estipuladas renova a autorização sem problemas. Caso contrário é eliminado. O artista é autorizado a vender somente obras originais assinadas e os preços devem ser bem visíveis.

Place du Tertre

Place du Tertre

Os artistas são divididos em quatro categorias:

. pintores

. retratistas

. caricaturistas, que executam retratos humorísticos.

. e os silhuetistas, que cortam o perfil com tesouras.

Todos os outros, nas imediações da praça, são clandestinos e exercem de maneira ilegal.

Os artistas da praça Tertre

Os artistas da praça Tertre

No século 19, Montmartre era uma pequena e pobre cidade perto de Paris com grande concentração de artistas atraídos pelos aluguéis baratos. Mais tarde, quando Montmartre se tornou o 18ème distrito da cidade, os artistas se instalaram na place du Tertre e passaram a vender seus quadros aos parisienses e provincianos de passagem.

Praça Tertre

Praça Tertre

Hoje, a pequena praça com seus cavaletes faz parte das imagens que representam a Paris romântica e pitoresca.

E é por isso que não podíamos deixar de fazer este vídeo. Não importa se gostamos ou não, o Carré des Artistes faz parte da história da cidade.

E antes de terminar, um toque pessoal. Minha mãe, já bem idosa, fez uma última “peregrinação” na sua cidade preferida. Um dia, em Montmartre, ela se permitiu cair na tentação do kitsch. Voltou com seu perfil cortado, em cartolina preta, por um silhuetista da praça. Eu e Mariana temos um carinho especial por um pequeno quadro sóbrio, com molduras pretas e no centro um minúsculo perfil de uma senhora que usava óculos.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.