Por Roberto Halfin

Estar em Paris é sempre um prazer. Mas, viajar a trabalho exige atenção e alguns cuidados. Principalmente, em uma cidade que oferece tanta beleza, prazeres e distrações.

O primeiro deles é o planejamento da viagem profissional que é diferente da viagem por lazer. Detalhes como verificar se a documentação está em ordem, não esquecer os itens e materiais fundamentais ao seu trabalho ou se seus cartões de crédito foram liberados junto ao seu banco para uso no exterior, devem constar de seu check-list prévio.

O quesito de hospedagem também reserva alguns segredos: deve estar o mais próximo de seus compromissos e de fácil acesso. Muitos fazem sua escolha apenas pelo preço e não se atentam verificar se na região em que está situado o hotel, há estações de metrô.

Outros, por outro lado, focam apenas o local e se esquecem que há vida após o trabalho (principalmente, em Paris). Por exemplo, se for participar ou visitar uma feira no Centre de Expositions em Villepinte (próximo ao aeroporto Charles de Gaulle), nem sempre é recomendável reservar um hotel próximo ao local do evento. Caso sua viagem seja realmente muito curta (apenas um ou dois dias), se limite a exposição e o obrigue a se locomover rapidamente para o aeroporto, então a melhor opção é realmente um hotel nas proximidades.

Porém, se pretende ficar mais tempo ou em todo período da feira (costumam durar de cinco a dez dias), hospedar-se fora do centro de Paris pode trazer vários desconfortos, como a limitação do transporte, os horários para voltar ao hotel e os preços e disponibilidades de taxis e transporte.

Outro dado importante é montar um cronograma de todos os seus compromissos e horários. Estar vestido adequadamente e ser pontual são requisitos obrigatórios em toda Europa e a França não é exceção. Uma bagagem com tudo que irá precisar deve ser planejada com uma antecedência superior a um dia. Nestes casos, a nossa famosa improvisação pode sair caro (literalmente).

Fundamental ressaltar também que um empresário europeu é extremamente profissional e tem por hábito ficar no máximo dois dias pré-determinados em um evento. Caso não agende com antecedência, provavelmente não terá muitas chances de conseguir conversar com seu cliente ou prospect. Uma agenda de compromissos no exterior pode levar meses para ser fechada e exige um trabalho antecipado minucioso. Não levá-lo a sério, coloca em risco o sucesso de sua viagem.

Sempre evito viajar com muitas malas. Aliás, como a Air France permite dez quilos na cabine (mesmo na classe turística), viajo apenas com uma mala de mão.

Isto evita desperdiçar tempo com check-ins demorados em aeroportos (principalmente, se tiver conexões ou for viajar para outros países) e o risco de ter bagagens extraviadas. Caso não consiga se conter, são permitidas até duas malas no porão do avião, mas sempre leve um kit completo de roupa e tudo que seja “fundamental em sua vida” na bagagem de mão.

Também providencie com antecedência receitas médicas ou leve seu suprimentos de remédios necessários e habituais. O critério de vendas de medicamentos no exterior é bem diferente e mais exigente que no Brasil. E as farmácias cumprem com rigor.

Para os empresários que forem enviar produtos para feiras em Paris, um cuidado especial. As amostras para eventos recebem um controle diferenciado daquelas para fins comercias normais. É comum o controle alfandegário ser realizado já dentro do evento e, muitas vezes, ser mais demorado. Além disso, seguem regras específicas e sujeitas a ficarem estocadas em local desconhecidos em caso de greves dos profissionais de traslado. Se informe, antecipadamente, muito bem sobre estas regras junto ao seu agente logístico de transporte ou o organizador do evento onde irá expor, sob risco de ficar sem seus produtos durante a feira. Muitos já passaram por isso (inclusive eu) e não foi nada agradável e bem estressante.

O segundo cuidado é jamais menosprezar o tempo de voo e o fuso horário. Além das quase onze horas de viagem, há que se considerar que a diferença de horário pode variar entre três e cinco horas, dependendo da época do ano e o cansaço acumulado deve ser levado em conta e respeitado.

Recomendamos que sempre viaje levando em conta estar em Paris com pelo menos, dois a três dias antes de seu compromisso. Se não for possível, evite chegar na cidade no dia em que deverá cumprir uma agenda muito pesada.

Considere também atrasos em voos (principalmente em conexões) e traslados do aeroporto ao seu hotel (aqui no Conexão Paris, você encontra as melhores opções). E é óbvio, mas muitas vezes, esquecido: sempre confirme seus compromissos profissionais, locais, horários e as pessoas que estarão presentes na reunião e/ou terá contato durante um evento. Vale como dica, se estiver na cidade com antecedência, ir ao local da reunião antes para descobrir os caminhos de metrô e os atalhos para evitar atrasar no dia marcado.

Ainda me reservo uma última dica neste artigo: respeite seu corpo. Poupe sua mente. Trabalhar longe de onde moramos exige concentração por lidar com raciocinar em outro idioma, prever pressões profissionais e saber onde queremos chegar. Uma das formas de se distrair é aproveitar os profissionais e as sugestões diferenciadas de curtir e conhecer a cidade aqui no Conexão Paris.

Roberto Halfin, paulistano, profissional de marketing e mídias sociais, palestrante, viciado em artes e música. Conheceu Paris na barriga da mãe e se tornou um fã dos mistérios desta cidade. Roberto foi testemunha do começo do comércio exterior brasileiro com a França, foi jurado por oito anos do Salon Internationale d’Alimentation (SIAL) e introduziu, na década de 1980, as frutas brasileiras no mercado francês.

MinhaViagemParis1
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.