Alguns conselhos para Paris Londres de trem. Este é um dos principais trechos do turismo europeu por isso mesmo saiba o que evitar.

Paris Londres de trem é rápido. Do centro de Paris vamos direto para o centro de Londres. A viagem é fácil, basta conhecer alguns detalhes importantes.

Para o embarque, chegue cedo. A SNCF pede para chegar no mínimo meia hora antes do horário do trem. Em períodos de muito movimento como fim do ano, véspera de fim de semana e férias escolares aconselho chegar mais cedo ainda.

Sala de espera Gare du Nord ala internacional

Sala de espera Gare du Nord ala internacional

Embarquei na sexta em plena férias de inverno. O espaço do Eurostar da Gare du Nord estava entupido, com filas enormes. Cheguei com uma hora de avanço e não me arrependi. Os viajantes passam primeiro pelos procedimentos de luta contra os atos terroristas, como nos aeroportos. Em seguida controle de passaporte pela polícia francesa. Em seguida novo controle de passaporte e documentos como passagem de ida e volta, motivo viagem, pela polícia inglesa.

Vários trens podem partir com uma hora de diferença entre eles e o embarque de todos eles é feito em conjunto. O que explica as longas filas.

O projeto do novo espaço embarque internacional está pronto mas as obras vão demorar. Por enquanto as salas de espera são pequenas, poucos assentos, um único café minúsculo e mal servido e um guichet para câmbio. Pronto. Em período de grande movimento a situação não é nada confortável.

A viagem em si é perfeita. O almoço servido na primeira classe estava saboroso, o serviço a bordo gentil, boas revistas à disposição dos passageiros.

Para os claustrofóbicos, a travessia submarina dura somente vinte minutos.

E prestem atenção nas impressionantes medidas de segurança instaladas pela França, logo após a cidade de Calais e antes da entrada do túnel da Mancha. Alguns quilômetros de cercas com arame farpado, carros e helicópteros da polícia de prontidão.

St Pancras

St Pancras

A chegada em St Pancras é tranquila. Não vi nenhum controle.

O retorno a partir da estação inglesa é calmo e organizado. Mesmos procedimentos, controle de bagagens e dos passaportes pelas polícias inglesas e francesas.

De volta para a Gare du Nord, após o desembarque, o turista se vê diante de vários choferes propondo transfer. Cuidado! Não aceite nenhuma proposta. Dirija-se até o ponto de embarque dos táxis normais, com taxímetro, e entre na fila. Verão que os choferes avulsos continuam a oferecer seus serviços mesmo para aqueles que já recusaram e esperam sua vez no ponto de taxis. Eles são invasivos e insistentes.

Na fila, tivemos tempo de sobra para observamos a cena e a disputa por clientes entre os avulsos e os credenciados. O perigo dos avulsos é o valor da corrida estabelecido sem taxímetro e, de acordo com nosso leitor, bem mais elevado que um transfer normal.

Tenha em vista estes conselhos e aproveite muito da sua conexão Paris/Londres via Eurostar.

Leia também:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.