Os cafés de Paris fazem parte dos rituais de iniciação à vida parisiense. Instalado em torno de uma mesa observamos a vida, lemos jornal, batemos papo, trocamos olhares, tomamos champanhe, escrevemos artigos, brigamos com o garçon, damos migalhas de pão aos pombos – apesar de ser absolutamente proibido por lei – olhamos os músicos de rua, escutamos as conversas dos vizinhos, enviamos emails.

Cafe Nemours

Cafe Nemours

Minha atividade preferida é “olhar” e todos os cafés são pontos privilegiados para observação da vida da cidade. O que muda, de acordo com a localização, são as cenas observadas. O “filme” que vemos em café ao lado da Opera Garnier será diferente do “filme” do café de bairro residencial e mais periférico. Os clientes da região dos Invalides possuem características diferentes dos de Montmartre.

No mesmo café, existe uma grande diferenca entre o público instalado nas mesas externas e o interno, sobretudo o público do balcão. O balcão é sempre mais masculino e popular. É em torno do balcão que giram as discussões sobre futebol ou rugby.

Café Nemours, de dentro observo a turma de fora

Café Nemours, de dentro observo a turma de fora

Tenho minhas estratégias como me instalar no interior para observar discretamente a turma da calçada e comparar dois mundos, o de fora e o de dentro. O de fora é alérgico à tv, o de dentro, em pé no balcão, toma um cafézinho mais barato e comenta o match. O de fora é mais jovem, menos sensível ao frio. O de dentro é mais agasalhado e mais grisalho. O de fora é fumante. O de dentro teve tempo de incorporar o medo e interromper o prazer do vício.

Janelas do Cafe Nemours

Janelas do Cafe Nemours

O Café Nemours está situado entre o jardim Palais Royal e o Louvre, na frente da Comédia Francesa, ao lado do Conseil d’État que acumula as funções de conselheiro do Govêrno e Juiz Supremo e pertinho da loja do Louboutin. A clientela é diversificada: moradores da região, altos funcionários, gente do espetáculo, apaixonadas pelos sapatos de solado vermelho e turistas.

Músicos diante do Cafe Nemours

Músicos diante do Cafe Nemours

Se me instalo na calçada, aprecio melhor os músicos , o vai e vem da praça e a entrada da estação Palais Royal Musée du Louvre. Gosto muito desta obra de arte.

Louvre, da janela do Nemours

Louvre, da janela do Nemours

Se a varanda está lotada, corro para o interior. Nas mesas da direita, vejo o Louvre e divido minha atenção com as conversas do balcão. As da esquerta são mais confidenciais, ideais para um tête à tête.

Minha rotina diária é incompleta sem minha pausa “observação” a partir de um dos inúmeros e famosos cafés de Paris.


noite parisienseConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.