Dezembro em Paris é o mês da euforia pré-festas de fim de ano, quando a rotina e o ritmo da cidade se alteram. Apesar do frio, tudo fica mais frenético, brilhante e, paradoxalmente, mais aconchegante.

Os parisienses e os turistas se preparam para o Natal, uma comemoração que tem tudo a ver com o inverno, com a intimidade e o calor da família e dos amigos.

Mas o como é dezembro em Paris? Pra ter um gostinho, assista ao nosso novo vídeo: O Natal em Paris.

Se você estiver em Paris em dezembro, você não pode perder…

  • …as luzes: obviamente que na cidade luz o Natal se traduz em mais luz. Além dos já maravilhosos monumentos e pontes iluminados durante todo o ano, na época do Natal as avenidas mais importantes e bonitas da cidade ganham luzes e decorações especiais. Destaque para as avenidas Champs-Élysées e Montaigne e para a Place de la Concorde com a enorme roda gigante no início do Jardim das Tulherias.
  • …os mercados temáticos: nessa época eles pipocam pela cidade e trazem um pouco do charme das cidades do interior para Paris. É o momento de levar a família para dar uma voltinha na rua, comer castanhas assadas (marrons) e tomar vinho quente (a versão francesa do quentão). Leia aqui um artigo citando alguns mercado de natal parisienses.
  • …as pistas de patinação no gelo: vinculadas ou não aos mercados de natal, as patinoires são febre tanto entre os parisienses quanto entre os turistas. Para aqueles que não podem escapar para locais com neve, elas são a salvação. Leia aqui um artigo citando algumas pistas em Paris.
  • …as compras e as vitrines das lojas de departamentos: dar e receber presentes faz parte do Natal e, na capital do luxo, quase todos os pedidos podem ser realizados. Basta ter (muito) dinheiro. Mas mesmo nós, pobres mortais da classe média, podemos usufruir desse luxo e sofisticação admirando as belíssimas vitrines de Natal das grandes lojas de departamentos como as Galeries Lafayette (veja aqui) e Printemps, no boulevard Haussmann. Além de extremamente criativas e bem executadas, elas são divertidas e lúdicas e acabam emocionando a criança que existe dentro de nós.
  • …as comidas pesadas: como entrada ostras; como prato principal peru recheado com castanhas portuguesas (marrons) ou outras aves como o chapon (frango que foi castrado). Na sobremesa a tradicional bûche de noël (tronco de natal) uma torta em forma de tronco.
  • …o champanhe: um dos símbolos máximos da França, o champanhe abre a noite de Natal em grande estilo ao invés de ser servido somente ao final, acompanhando a sobremesa. É o momento de brindar e agradecer.

Esse ano, mais do que nunca, O Natal é um momento de reflexãoconfraternização, de celebrar a vida e o amor.

Veja outros vídeos do Conexão Paris:

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.