O Sena e suas pontes são, junto com a Torre Eiffel, o maior cartão postal de Paris. As pontes são muito mais do que meras passagens de carros e pedestres. São monumentos, obras arquitetônicas do século 17 até os dias de hoje.

As pontes inspiram o amor.

Foi na Ponte Bir-Hakein que Marlon Brando encontrou Maria Schneider para viverem juntos o último tango em Paris.

OultimoTango

Marlon Brando e Maria Schneider em O Último Tango em Paris

Na Pont de Arts, casais do mundo inteiro juraram amor eterno prendendo cadeados às suas grades anos a fio.

shutterstock_288851321

Os cadeados do amor na Pont des Arts, retirados pela prefeitura, se espalham ao longo das margens do Sena. Foto: Shutterstock

A Alexandre III se tornou cenário oficial para as fotos de noivos e apaixonados de todas as idades.

JulieNuno

Casal de noivos na Pont Alexandre III clicados por Ana Rita Rodrigues, fotógrafa do Conexão Paris.

Pra finalizar, reproduzo abaixo a mais linda declaração de amor, inspirada nas pontes de Paris.

A Outra Metade

Por Evandro Barreto

Metade de Paris – a margem esquerda do rio – eu já conhecia por conta própria, cada vez melhor, com mais sabedoria e prazer a cada retorno. Na margem direita eu surfava um pouco, pelos locais relevantes, mas sem grande intimidade com transversais, galerias, lojas de griffe e restaurantes de charme comportado.  Essa era o domínio incontestável de La Blonde, que só vim a encontrar quando a vida nos fez prontos, numa esquina mágica, não do sexto ou do oitavo arrondissement, mas sob o sol do Leblon.

Ela, Wagner, eu, Vivaldi; ela, Van Eyck, eu, Hyeronimus Bosch; ela, “O grande Gatsby”, eu, “O velho e o mar”; ela escargots, eu, moules à provençal; ela, champagne, eu, calvados; ela, Descartes, eu, Pascal; ela, leão, eu, caranguejo. No primeiro momento, conectados por amigos em comum, não nos sabíamos ainda senhores dos recortes de um quebra-cabeça com apenas duas peças, que o tempo nos levaria a encaixar, ao longo de um percurso sinuoso pelos botecos cariocas e as areias cearenses, as neves escandinavas e as araucárias de um Brasil com sotaque europeu. Cada um sentindo, com excitação e irritação, os cotovelos do outro-outra  abrindo espaço na sua vida. Abrindo a vida.

Como manter inquebrantável a cumplicidade estabelecida em torno de bar, Bach e Barthes?  Como não temer quem nos traz rosas brancas, que protegem os cancerianos, e aponta em nosso mapa astral horizontes e abismos, o necessário desconforto das mudanças para o merecimento do novo? Como conciliar Pascal e Descartes?

Paris tem muitas pontes. Foi tudo o que precisávamos para unir as duas metades, fazendo, enfim, de histórias paralelas um território partilhado.

na-mesaLa Blonde é pitaqueira do Conexão Paris e personagem do livro Na Mesa Cabe o Mundo, de Evandro Barreto, à venda no nosso site de passeios e serviços Minha Viagem Paris.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.