Cité Universitaire. CpaKmoi no Flickr

Cité Universitaire. CpaKmoi no Flickr

Nós já citamos a Cidade Universitária de Paris em artigo sobre refeições baratas dos restaurantes universitários (leia aqui). A Cité Universitaire foi citada mais uma vez em artigo sobre o livro de Maurício Torres Assumpção, “A História do Brasil nas Ruas de Paris“, onde o autor narra a história da Maison du Brésil, casa dos estudantes brasileiros na Cidade Universitária, projetada originalmente por Lúcio Costa e entregue ao amigo Le Corbusier para o desenvolvimento do projeto.

Cidade Universitária. Bruno Collinet no Flickr

Cidade Universitária. Casa da Índia. Bruno Collinet no Flickr

Hoje voltamos com um artigo sobre este conjunto excepcional de moradias para estudantes (e turistas), situado em um parque de 34 hectares no sul de Paris. Além do seu belo parque, a Cité Universitaire está situada diante de um jardim maravilhoso e pouco conhecido dos turistas, o Parque Montsouris.

Antes de mais nada saiba que a Cité não acolhe somente estudantes, artistas e pesquisadores. Nas férias de verão as vagas são abertas aos turistas também.

Cité Internationale. Fondation Hellénique.Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Cité Internationale. Fondation Hellénique. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Saiba também que a Cité Internationale ganhou uma estrela no Guia Verde Michelin e está ao lado de lugares excepcionais como Grand Palais, Sorbonne e o Jardin du Palais Royal.

O parque é aberto a todos e conhecê-lo é um surpreendente passeio pelos jardins e pelos estilos diversos de 40 prédios construídos entre 1925 e 1969.

Cidade Universitária. Casa do Japão.baraa_kell no Flickr

Cidade Universitária. Casa do Japão. baraa_kell no Flickr

A Cidade Universitária é o resultado de um sonho pacifista de três franceses: um senador, um reitor da Universidade de Paris e de um industrial mecenas. Logo após a primeira guerra mundial eles decidiram criar uma cidade universitária onde jovens de todos os países pudessem construir amizades duráveis.

As primeiras residências foram construídas entre 1925 e 1937: a Maison du Canada (Casa do Canadá), Maison de l’Argentine, Maison de la Belgique e Maison du Luxembourg.

A segunda guerra mundial acabou com a base utópica do projeto e, em 1938, os estudantes abandonaram a Cité Universitaire. O exército alemão invadiu Paris e ocupou os prédios até o final da guerra. Em 1945 a cidade retornou ao seu papel original e novas construções foram feitas.

Casa do Brasil. baraa_kell no Flickr

Casa do Brasil. baraa_kell no Flickr

A casa do Brasil, inaugurada em 1959. Hoje a Cité Universitária possui 40 prédios e acolhe 5.600 estudantes de 141 nacionalidades.

Cidade Universitária.Tilemahos Efthimiadis no Flickr

Cidade Universitária. Tilemahos Efthimiadis no Flickr

Informações práticas :

1 – Se você é estudante saiba que é possível obter um quarto na Cité. A política de admissão é baseada na excelência acadêmica e a prioridade é dada aos estudantes inscritos em master, doutorado e post-doutorado.

1.1 – Quais são as condições de admissão na Casa do Brasil ?

Para solicitar uma vaga como residente na Cité Universitaire você deve preencher um formulário de candidatura on line. Seu pedido será avaliado por uma Comissão de Admissão, entre 60 e 45 dias antes da data prevista para sua chegada. As admissões são concedidas em função de critérios estabelecidos pelos estatutos gerais da Cité Universitaire e também segundo as políticas de admissão específicas da Casa do Brasil.

Como principal condição, o candidato deve estar inscrito em um estabelecimento de ensino superior ou pesquisa situado na região parisiense, em curso de no mínimo segundo ciclo (master). Atenção: um curso de Língua e/ou Civilização Francesa, mesmo que feito na Sorbonne e mesmo que você já seja doutor, não é suficiente para atender à exigência estatutária quanto ao nível dos estudos a serem realizados.

Clique aqui para ler o texto completo sobre as condições de admissão da Casa do Brasil e para ter acesso ao formulário que todo candidato deve preencher.

Cité Internationale. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Cité Internationale. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

2 – Se você é turista saiba que durante as férias de verão (julho e agosto e setembro) você pode se hospedar na Casa do Brasil. Esta categoria de hóspede se chama “passageiro” e a reserva deve ser solicitada com 15 dias de antecedência e é confirmada mediante o pagamento de um sinal. Para ter uma idéia, um quarto com banheiro de 23 m2 custa 1.183 euros por mês ou 91 euros a diária.

Clique aqui para ler o texto completo sobre admissão de hóspede “passageiro”.

Cidade Universitária

Cidade Universitária

3 – Se você é turista mas não está hospedado na Cité saiba que o parque é aberto a todos, todos os dias das 8h até 22h. Piquenique e jogos com bolas são permitidos. Nos dias ensolarados, vá até lá conhecer, caminhe pelo parque, instale sua toalha e aproveite o momento. Um mapa da Cité com todos os prédios está a sua disposição clicando aqui.

A Cidade Universitária é muito bem situada, diante do parque Montsouris e com várias opções de transposte em comum.

Cité Universitaire, 17 boulevard Jourdan.

Leia também:

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.