A Cité Universitaire de Paris é um lugar que merece uma visita. Situada numa grande área ao sul, cercada de árvores e áreas verdes, a Cité tem aquele ar acadêmico-festivo que faz o charme dos campi universitários – o que, aliás, ela não é.

Cité Universitaire. CpaKmoi no Flickr

Cité Universitaire. CpaKmoi no Flickr

A Cité é destinada exclusivamente a hospedagem e recebe, por ano, cerca de 10 mil estudantes, cientistas e artistas do mundo todo. Uma verdadeira Babel.

São 40 maisons – a maioria dedicada a um país – e também teatro, cinema, restaurante, espaço para conferências e práticas esportivas, entre outras atividades. Um dos grandes destaques, sem dúvida, é a Maison du Brésil.

O prédio de 5 andares inaugurado em 1959 é uma ode à moderna arquitetura e tem a assinatura de ninguém menos que Lúcio Costa e Le Corbusier. Um mix de concreto, pedra e muita cor, a Maison du Brésil é considerada uma das obras arquitetônicas mais marcantes do século XX e, desde 1985, faz parte dos monumentos históricos parisienses.

A Maison já foi residência temporária de Joaquim Pedro de Andrade, Jaime Lerner, Zuenir Ventura, Sebastião Salgado, Zózimo Barroso do Amaral, Artur Moreira Lima, Antônio Abujamra, entre outros ilustres.

Cidade Universitária

Cidade Universitária

E o interessante é que, para promover a integração, uma porcentagem dos residentes de cada Maison tem que vir de outros países – são mais de 120 nacionalidades representadas. Além dos alojamentos para residentes, a Casa do Brasil dispõe de auditório, área de exposições, biblioteca, sala de informática e sala de reuniões.

Durante o governo FHC, a Maison fechou para restauração e foi reinaugurada no ano 2000. Todas as etapas dessa restauração e um pouco da história da Maison podem ser vistos numa exposição permanente no hall de entrada, onde também estão obras de pintores e escultores brasileiros. Escolha um dia ensolarado e faça uma visita. Vale a pena.

Acesso:

  • Por trem (RER B): estação Cité Universitaire
  • Metrô: estação Porte d’Orléans
  • Tramway T3
  • Ônibus: linhas 21, 88 e 67

Maison du Brésil: 7 L, boulevard Jourdan, 75014 Paris. Informações: maisondubresil@maisondubresil.org

Leia também:

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.