Fernanda Hinke, criadora dos passeios de bike do Meia Noite em Paris, fez uma visita guiada à Ópera Garnier com a guia conferencista Zildinha. Abaixo, nos conta um pouco do que viu e aprendeu.

Por Fernanda Hinke

Sempre fui apaixonada pelo Fantasma da Ópera. Quando estive em Paris pela primeira vez, em 2008, fiz questão de visitar a Ópera Garnier para ver os detalhes do cenário que inspirou esta obra e descobrir se o “lago” no subsolo, onde morava o fantasma, existe de fato. A visita foi interessante, mas sem falar francês e sem ter uma guia, terminei frustrada sem descobrir a verdade.

14199936446_90b5ce02e3_z

A fachada da Ópera Garnier, em Paris. Foto de Rog01 no Flickr

Em minha visita à Ópera Garnier com nossa querida guia Zildinha, descobri que, sim, o “lago” existe no subsolo (embora acessível apenas para os bombeiros). E descobri muito mais!

A mais célebre ópera do mundo  foi construída entre 1861 – 1875. Napoleão III inovou, promovendo um concurso para escolher o arquiteto que iria projetar a nova Ópera de Paris. Ao todo foram apresentados 171 projetos anônimos. Charles Garnier foi o vencedor, e em seu projeto estava escrito a famosa frase: “Ambiciono muito, mas espero pouco”.

Garnier, homem de origem simples e de muitas habilidades, cuidou de todos os detalhes da obra. O desafio era grande pois o terreno era irregular e no formato de um losango.  O projeto o consolidou como o Veronese da arquitetura por introduzir a policromia na fachada, um choque na época.

A Ópera de Garnier foi um triunfo desde sua inauguração. Era um local para ver e ser visto. Embora os espetáculos mudassem apenas duas ou três vezes por ano, os homens frequentavam a ópera três vezes por semana (em geral, duas vezes com suas esposas e uma com suas amantes). As mulheres nunca repetiam seus vestidos e jóias. Os homens ofereciam jantares, jogavam cartas e fechavam contratos em seus camarotes, alugados por valores altíssimos.

O prédio inteiro é um teatro, são mais de 35 tipos de mármores e maravilhosos afrescos no teto.

Afrescos do teto da Ópera Garnier.

Afrescos do teto da Ópera Garnier. Foto de Charlotte Chen no Flickr.

A escada é uma cena antes da cena .

As escadarias da Ópera Garnier, em Paris

As escadarias da Ópera Garnier, em Paris. Foto de Véronique Mergaux, no Flickr.

O grande Foyer é como a sala dos espelhos de Versailles, simplesmente espetacular, 15% revestido por folhas de ouro e 85% por galvanoplastia. Detalhe: cada lustre pesa 600 quilos.

O Grand Foyer da Ópera Garnier, em Paris.

O Grand Foyer da Ópera Garnier, em Paris. Foto de David Stanley no Flickr.

Visitamos a grande sala de espetáculos que tem o tamanho equivalente a duas piscinas olímpicas. São 1.900 lugares com poltronas vermelhas e douradas para valorizar a pele das mulheres.

A grande sala de espetáculos da Ópera Garnier, em Paris.

A grande sala de espetáculos da Ópera Garnier, em Paris. Foto de ScarletGreen no Flickr.

O palco comporta 450 dançarinos e 100 músicos. Os camarotes são suntuosos e escondem muitas histórias. Curiosidade: o famoso teto pitado por Marc Chagall foi instalado em 1964 sobre a pintura original, feita por Jules Eugène Lenepveu.

O lustre, de 8 toneladas, nunca caiu como sugere a história do Fantasma da Ópera.

O teto pintado por Marc Chagall da Ópera Garnier, em Paris.

O teto pintado por Marc Chagall da Ópera Garnier, em Paris. Foto de Charlotte Chen no Flickr.

Quando estiver em Paris, programe-se para assistir a um belo espetáculo na Ópera Garnier, mas não deixe também de visitá-la com a guia Zildinha para conhecer o prédio em si, sala por sala. Uma visita imperdível, com histórias de nobreza, arte, beleza, opulência, poder e traição. Para reservar sua visita guiada, escreva para a Zildinha no email visiteparisape@gmail.com

Clique aqui e saiba mais sobre todos as visitas e passeios guiados oferecidos pela guia conferencista Zildinha.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris