Paris

Paris

Na França, os dias feriados legais e inscritos no código do trabalho são os abaixo.

Quase todos os museus fecham dias 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro. Mas todos os anos, nós encontramos alguns abertos nestes dias e publicamos no blog.

Outros feriados podem existir, de uma região para a outra, como por exemplo o feriado do 26 de dezembro na Alsácia. O dia 1° de maio é o único feriado obrigatório para todos os assalariados, com exceção daqueles que trabalham com atividades não podem ser interrompidas.

Primeiro dia do ano – 1° de janeiro – Paris fica deserta e quase tudo fecha.

Segunda de Páscoa – 6 de abril – Ressurreição de Cristo e todos os sinos de Paris festejam esta data. Não se esqueça que na França, Páscoa é na segunda feira.

Festa do Trabalho – 1° de  maio – Dia de descanso para todos os trabalhadores. Neste dia oferecemos um ramo de muguet, a flor da sorte. Quase todos os museus fecham também.

Vitória dos aliados – 8 de maio – Comemoração do final da segunda guerra mundial.

Ascensão – 14 de maio – Sempre nas quintas feiras, 40 dias depois da Páscoa.

Pentecostes – 25 de maio – Na França, Pentecostes é festejada na segunda assim como na Alemanha, Áustria e Bélgica.

Festa nacional – 14 julho – Com desfile militar e fogos de artifício na torre Eiffel. Este é um grande dia de festa em Paris e na França. Os fogos da torre são lindos.

Assunção – 15 de agosto – O feriado é dia 15. Mas no dia 14, em Paris, a Assunção é festejada com procissão de barcos pelo Sena em torno da ilha Saint Louis e Cité.

La Toussaint, Finados – 1 novembro – É a festa de todos os santos. Como é feriado, as famílias aproveitam e visitam seus túmulos e comemoram assim o dia dos mortos que, na realidade, é 2 de novembro.

Armistício de 1918 – 11 novembro – Homenagem ao soldado desconhecido.

Natal – 25 dezembro – Paris mais bonita do que nunca com suas luzes e enfeites de Natal. Quase tudo fechado. Nos grandes hotéis, os restaurantes estão sempre abertos com um menu especial para este dia.

Férias escolares

Se for viajar pela França, anote também as férias escolares. Durante estes períodos as estradas ficam congestionadas e é mais difícil encontrar passagens aéreas ou de trem. As férias de verão perturbam a programação daqueles que querem conhecer os bons restaurantes e os famosos restaurantes gastronômicos. Eles fecham suas portas para férias coletivas. Mas as brasseries continuam abertas, assim como os inúmeros restaurantes e bistrôs da cidade.

Para 2015:

. Férias da primavera, do dia 18 de abril até 3 de maio.

. Férias de verão, do dia 4 de julho até 30 de agosto.

. Férias da Toussaint, do dia 17 de outubro até 1 de novembro.

. Férias de Natal, do dia 19 de dezembro até dia 3 de janeiro de 2016.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.