Já publicamos dois posts sobre Chamonix: um sobre Chamonix no outono e outro sobre Chamonix no inverno mesmo para não esquiadores. Hoje, vamos ao que realmente interessa: o esqui em Chamonix.

Chamonix é um destino incrível para esquiadores de todos os níveis.

Chamonix - Mont Blanc tem pistas para todos os níveis, todas as idades, para ski aplino, snowboard ou x-country ski

Chamonix – Mont Blanc tem pistas para todos os níveis, todas as idades, para ski aplino, snowboard ou x-country ski

Já ouvi algumas pessoas dizerem que Chamonix não é a melhor opção para os iniciantes porque há poucas pistas verdes, as mais fáceis. Mas, na minha opinião, Chamonix é sim incrível para quem está começando a se aventurar agora no esqui. Primeiro, porque quem está começando não precisa ter milhares de pistas já que mal vai sair do lugar :). O que é preciso é uma boa escola e pistas adequadas (não em quantidade, mas em qualidade). E isso tem em Chamonix, de sobra. Segundo, porque, como escrevemos aqui, além do esqui, há muitas coisas a se fazer na cidade além de descer pistas. Para os iniciantes, alternar aulas de esqui com passeios de tirar o fôlego é garantia de férias maravilhosas.

Les Planards, em Chamonix, pistas fáceis para quem está começando com escolinha de esqui para crianças e adultos.

Les Planards, em Chamonix, pistas fáceis para quem está começando com escolinha de esqui para crianças e adultos.

Esquiar em Chamonix significa esquiar aos pés do Mont Blanc, o que por si só já é algo de tirar o fôlego. Além disso, Chamonix tem fama de ter mantido o espírito roots, de aventura na montanha. Não é um ressort granfino, como Courchevel, mas sim um destino para quem quer estar na montanha, na natureza, seja sobre esquis, raquetes ou a pé. Aliás, a loja da Chanel inagurada na rua principal, levou ao desespero os amantes de Chamonix, que temem que a velha e boa Cham perca sua essência.

Do alto das pistas, vê-se a cadeia de montanhas do Mont Blanc

Do alto das pistas, vê-se a cadeia de montanhas do Mont Blanc

A cidade de Chamonix é cercada por áreas esquiáveis. Resumindo um pouco, é assim: Planards, La Vormaine e as pistas de La Savoy (que ficam praticamente dentro da cidade) são ideais para iniciantes e crianças. Les Houches e Brévent/Flégeres são excelentes para os intermediários, com muitas pistas azuis, algumas vermelhas e poucas pretas. Les Grands Montets é o destino dos “faixa-preta”.

Mapa das pistas de ski em Chamonix.

Mapa das pistas de ski em Chamonix. Clique aqui para ver ampliado.

A diversidade de áreas esquiáveis é um diferencial. Mas também traz um incoveniente: é preciso ter carro. É verdade que o transporte público funciona bem, mas carregar toda a tralha dentro do ônibus, sobretudo se estiver com crianças, é mais difícil do que esquiar numa pista preta debaixo de uma nevasca.

Para quem não quer alugar um carro e não se anima a pegar o ônibus, uma solução: ao contratar aulas de esqui, o pacote pode incluir transporte até as pistas. E ter aulas de esqui sempre é uma boa ideia, mesmo para os mais experientes. Além de permitir sempre o aprimoramento da técnica, os professores conhecem as pistas, os locais mais simpáticos para um pausa nas montanhas etc.

Hora da pausa!

Hora da pausa!

Na ESF (École de Ski Française), a maior escola de esqui no mundo, há aulas particulares e em grupo, para todos os níveis, de ski, de snowboard ou de x-country ski (esqui em terrenos mais planos, um misto de caminhada com esqui). As aulas em grupo para seis dias, durante 4 horas/dia, custam em torno de 199 euros. As aulas particulares (que podem ter até 4 pessoas de um mesmo grupo), custam em torno de 53 euros por hora. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site. E recomendo que sejam feitas com antecedência!

Professor de ski e seus alunos

Professor de ski e seus alunos

Quando ir

As pistas estão abertas de dezembro a abril. (Pelo menos em teoria! A temporada 2014/2015 foi marcada por pouquíssima neve em dezembro – a maioria das pistas estavam fechadas até início de janeiro.) Para evitar multidões e filas estraga-prazer nas subidas, o ideal é evitar as férias escolares francesas – entre Natal e a primeira semana de janeiro e na segunda quinzena de fevereiro.

As subidas de teleférico são caras, comprar passes é uma dica para economizar.

As subidas de teleférico são caras, comprar passes é uma dica para economizar.

Esquiar é caro! Além das aulas e do equipamento, as subidas (teleféricos) pesam muito no bolso. Para se ter uma ideia, os valores diários por pessoas variam entre 16 e 40 euros por dia (veja aqui os valores). Portanto, o ideal, é comprar os passes para vários dias, para múltiplos domínios. A escolha do passe vai depender do seu nível, do número de dias que quer ficar e da diversidade de pistas que você quer conhecer. E sem conhecer Chamonix, fica difícil saber o que é melhor: o ideal é pedir orientação no Ofício de Turismo ou na própria escola de esqui.

Para mais informações, visite o site oficial do turismo de Chamonix.

Como chegar

  • O aeroporto mais próximo fica em Genebra, na Suíça, que está a menos de uma hora de carro de Chamonix (88km). Veja aqui as melhores ofertas da Air France. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix, clique aqui.
  • De trem, a partir de Paris, a viagem dura em média 7 horas (com duas trocas). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • De carro, a viagem tem duração média de 6 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Leia também:


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris