Dione Occhipinti, autora dos guias de moda e compras Paris: do alto luxo ao luxo acessível e O Bom e o Barato das Compras em Paris do Conexão Paris, criou em 2014 um curso, em Paris, para brasileiras. Trata-se de um novo conceito de aprendizado de moda. Achamos a ideia muito legal, e entrevistamos a Dione para entender melhor como o curso funciona.

  • Para quem este curso se destina?

O curso foi criado para pessoas que se interessam pela moda, que amam a moda,  ou que trabalham com moda.

  • O que levou vocês a criar este curso?

Quem gosta ou trabalha com moda precisa ter conhecimentos teóricos sobre o prêt-a-porter, a haute couture e as  marcas que dominam o mercado atual. Mas precisa sobretudo ter experiência prática também – a moda deve ser vivida nas lojas, nas ruas.

E por que Paris? Quem pode negar que Paris é a capital da moda mundial? Em Paris a oferta é infinita, todas as marcas estão presentes aqui. A moda e o luxo fazem parte do DNA de Paris, do glamour da cidade.

  • Como é o curso?

O curso é um mix de aulas teóricas e práticas, com visitas guiadas e tour nas ruas.

Nas aulas teóricas, as alunas estudam os diferentes perfis das parisienses, a alta costura e o prêt-a-porter, a joalheria, o panorama da moda atual.

Aula teórica do curso Paris Style Week

Aula teórica do curso Paris Style Week

Mas também fazemos visitas e tours. Por exemplo, visitamos ateliês: um deles produz manualmente tecidos para alta costura e o famoso tweed Chanel.

Visita ao ateliê que produz os famosos tweeds

Visita a ateliê

Visita em ateliê

Visita em ateliê

Outro produz artesanalmente plumas e flores para alta costura de todas as grandes marcas.

Visita ao ateliê de flores e plumas

Visita ao ateliê de flores e plumas

Visitamos ainda a mais luxuosa maison da alta-costura (o nome é surpresa para as alunas), onde somos recebidas para um café da manhã e apresentadas à marca e às peças.

Visita à maison de alta costura

Visita à maison de alta costura

Exposição das peças durante visita

Exposição das peças durante visita

Passeamos pelo Marais e pelo alto Marais para mostrar desde friperies (brechós) até vintage shops de luxo, lojas de bijoux vanguarda etc.

Visita em lojas de bijoux de vanguarda

Visita em lojas de bijoux de vanguarda

Na Rive Gauche vamos à Hermès e a concept stores e fazemos o tour do meu guia moda, passando por boutiques de luxo e luxo acessível.

Hora da pausa durante os tours

Hora da pausa durante os tours

  • Como foi a reação das alunas na primeira turma que aconteceu em janeiro?

As alunas voltaram ao Brasil inspiradas, cheias de aprendizados e novidades. A aula com a qual as alunas mais ficaram encantadas foi sobre os tipos parisienses, em que descrevemos a bobo, a BCBG, a bling bling, a modeuse etc. Elas adoraram descobrir as diferenças de estilo de vida e de vestir das parisienses. E depois, ao andar por Paris, ver tudo isso na prática.

Detalhe: todas as alunas inscritas ganham um exemplar de um dos guias escritos pela Dione.

Dione e sua sócia Valéria são as professoras do curso. A primeira turma aconteceu em dezembro. O sucesso foi tão grande que novas turmas já foram criadas para 2015 – as próximas acontecem de 23 a 27 de março de 2015 e de 18 a 22 de maio de 2015. Siga o Instagram @parisstyleweek.

GuiaModaCapa

Dione Occhipinti é autora do guia de moda e compras Paris: do alto luxo ao luxo acessível. Um mapa do tesouro fashion com todos os endereços importantes e mais os segredinhos que só os parisienses conhecem. À venda na lojinha do Conexão Paris.