Varanda do Georges, no teto do Centre Pompidou

Varanda do Georges, no teto do Centre Pompidou

Por Lucia Carneiro.

Nos restaurantes ou no cafés franceses, quais são os direitos dos consumidores? O blog Gourmandise sans Frontières publicou um excelente post sobre o direito dos consumidores na França. Conheça seus direitos e saiba quando pode comprar uma briga.

  1. Se você não for aceito no restaurante porque está sozinho e só tem uma mesa para quatro pessoas, pode insistir. O proprietário não pode impedi-lo de ocupar a mesa e corre o risco de pagar multa de 1500 euros à 3000 euros.
  2. Se você não for aceito porque é cadeirante, pode brigar. A situação é ilegal e discriminatória. O proprietário corre o risco de dois anos de cadeia e 30.000 euros de multa.
  3. Se não for aceito porque está com o carrinho de bebê e duas outras crianças, insista. O proprietário não tem o direito de barrar sua família. Mas atenção, o proprietário tem o direito de cobrar o preço de uma refeição (prix du couvert) para o bebê ou para uma criança. Mesmo se a criança não beber ou comer nada.
  4. Se não for aceito porque tem um cachorro ou outro animal doméstico, não insista. O proprietário tem o direito de recusar os animais. Ele pode até aceitar com a condição que o animal não incomode o serviço e os outros clientes.
  5. Se for impedido de ir ao banheiro se você não for cliente, não insista. Normalmente os toilettes dos restaurantes e bares são somente para os clientes.
  6. Se não encontrar o cardápio do restaurante bem visível, no exterior, pode reclamar. Todo restaurante é obrigado a colocar, do lado de fora, o cardápio com todos os preços.
  7. Se for impedido de comer o sanduíche que comprou na padaria da esquina, fique sabendo que o proprietário possui este direito se um painel estipular isto de maneira bem visível. Se não tiver nenhum aviso, sente-se, peça um café ou outra bebida e deguste seu sanduíche tranquilamente.
  8. Se o garçom, à noite, recusar o seu cafezinho, pode ficar nervoso. Claro que ele prefere vender champanhe, que é bem mais cara. Mas ele não tem o direito de recusar o seu café.
  9. Se o garçom derramar o molho em você, pode pedir o valor que pagará na lavanderia ou o preço integral da roupa manchada.
  10. Se o garçom servir a comida fria, ele é obrigado a esquentar se você o pedir. O mesmo para sua carne. Se pediu bem passada e ela estiver crua, ele é obrigado a devolver o prato para a cozinha.
  11. Você pode pedir que garçom informe a origem da carne servida. Após os escândalos alimentares dos últimos anos, o proprietário é obrigado a indicar o país de origem, o nome do produtor e o nome da empresa encarregada de abater os animais.
  12. Você não é obrigado a pedir vinho, água mineral ou qualquer outra bebida. Na França, a garrafa de água da torneira, o pão, o sal e a pimenta do reino são gratuitos.
  13. Você pode pedir o doggy bag (levar comida para casa).  Mas esta prática não é comum como nos EUA e no Canadá.
  14. Se quiser reclamar do vinho, faça imediatamente. Se tiver bebido a metade, o garçon não trocará a garrafa.
  15. No final da refeição, se não tiver bebido todo o vinho,  pode levar a garrafa para casa. Mas se ela for consignada, terá que pagar o valor devido.
  16. Na saída, se não quer deixar gorjeta porque o serviço foi péssimo, tudo bem. A gorjeta já está incluída nos preços.
  17. Se o seu casaco desapareceu do porta-casacos, o proprietário é obrigado a indenizar você. Os restaurantes que não possuem vestiário são obrigados a vigiarem os portas-casacos.

restaurantesConheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.