La Croix

La Croix et la Manière

Por Tânia Ziert Baião

Minha relação com o artesanato, mais especificamente com o bordado em Ponto Cruz, vem da infância.

Meus avós paternos migraram para o Brasil em 1929, fugindo da dominação russa e da grande fome na Ucrânia. Minha avó, como quase todas as mulheres da sua geração, principalmente as dos países de invernos rigorosos, era uma verdadeira artista e expert em trabalhos manuais. Eu passava todas as minhas férias com eles e, claro, acabei por aprender algumas técnicas básicas.

Não tenho, nem de longe, a habilidade e o conhecimento que ela tinha, mas gosto do ofício; uso o bordado como uma maneira de relaxar, de criar objetos únicos e personalizados para os amigos.

Sempre que estou em Paris, procuro lojas sobre o assunto. Não é fácil. Elas estão localizadas em bairros afastados, pouco conhecidos do público e dos guias em geral.

Já visitei em outras ocasiões a Le Bonheur des Dames e a Les Brodeuses Parisiennes. Todas interessantes, inclusive com ofertas de cursos para interessadas.

Nessa temporada outonal em Paris, sai à procura de tecidos especiais para bordar, coisa rara de encontrar no Brasil. Pergunta aqui, olha mapa ali, troca de metrô várias vezes, e finalmente com a eficaz ajuda de uma caixa de supermercados, localizamos (marido e eu, afinal ele é o grande companheiro de todas as horas, inclusive nas furadas) a loja indicada.

Se você gosta de bordar...

Se você gosta de bordar…

Paraíso na terra!!! Não queria mais sair dali. Quem sabe, trazer a loja para o Brasil?

...este é o endereço

…este é o endereço

La Croix et la Manière é o seu nome. Fica no 11° arrondissement, no 36 rue Faidherbe. Sua proprietária é Monique Lyonnet, uma dama gentil, acolhedora, simpática e divertida. Ela tem vários livros publicados sobre o assunto, cria e realiza trabalhos para a revista Marie Claire. Seus tecidos e fios são únicos, tonalizados por ela. Você pode ver e encomendar na loja virtual (claro que já fiz algumas encomendas!), mas, se estiver em Paris e gostar do assunto, vale a pena visitar a loja e conversar com Monique.

Atualização dezembro 2017 com mais um endereço:

Sajou:
47 rue du Caire, 75002 Paris
Tel.: +33 01 42 33 42 66
Metrô linha 3, estação Sentier

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris