Printemps Natal 2013

Printemps Natal 2013

por Rodrigo Lavalle

Apesar de reforçarem o espírito consumista do Natal dos tempos modernos, as vitrines natalinas das grandes lojas de departamentos não deixam de ser verdadeiras obras de arte que nos emocionam. Em Paris temos a sorte de dois dos maiores e mais famosos desses magasins, a Printemps e as Galeries Lafayette, estarem localizadas na mesma avenida, a um quarteirão de distância um do outro. Essa proximidade acaba por acirrar o espírito competitivo e a vontade de sobrepujar o concorrente.

Printemps Natal 2013

Printemps Natal 2013

No ano passado as vitrines da Printemps, homenageando a Maison Dior, estavam divinas. As bonecas, criadas especialmente para a ocasião, eram perfeitas em seus mini-vestidos e mini-bolsas Dior. Suas expressões, com as sobrancelhas arqueadas, deixavam transparecer um ar de sofisticação, arrogância e glamour. Essas vitrines eram tão lindas e tocantes que eu não me recordo como eram as da Lafayette.

Printemps Natal 2013

Printemps Natal 2013

Esse ano a estória se inverteu. Apesar das vitrines da Printemps estarem lindas e lúdicas com os ursinhos vestidos de Prada, o conjunto não emociona tanto e até empalidece perto do que está sendo mostrado na Lafayette.

Galeries Lafayette Natal 2013

Galeries Lafayette Natal 2013

Com o tema ‘relógio’ (a marca Swatch e seus 30 anos de existência é a homenageada na grande árvore de Natal no interior da loja) e o título ‘‘Il était une fois Noël… avant les douze coups de minuit’’, as vitrines da Lafayette voltadas para o boulevard Haussmann mostram as aventuras da boneca Lilly e seu urso Martin. Cada cenário é cheio de detalhes, personagens e um intrincado jogo de movimentos e luzes.  Hipnotizante!

Galeries Lafayette Natal 2013

Galeries Lafayette Natal 2013

Além disso, as vitrines voltadas para rue de la Chaussée d’Antin, tem como tema o novo filme ‘‘A Bela e a Fera’’ estrelado pela aclamada atriz francesa Léa Seydoux e pelo quase brasileiro Vincent Cassel. Ambos participaram da cerimônia de inauguração das vitrines. Enquanto isso, quem inaugurou as da Printemps foi a meio insossa Gwyneth Paltrow…

Galeries Lafayette Natal 2013

Galeries Lafayette Natal 2013

Vale lembrar que dentro da Printemps há uma pop-up store da Prada vendendo artigos em edição limitada feitos especialmente para a ocasião : lenços, carteiras, bijus, etc…

Mas independente dessas questões, as duas lojas sempre capricham e sempre apresentam um trabalho muito bonito e bem feito. Um verdadeiro sonho de Natal.

Sonho do qual eu fui brutalmente despertado ao virar a esquina da rue Caumartin e dar de cara com os sem teto dormindo nas portas da Printemps em um frio de 5°C.