Por Karen Goldman, chef brasileira em Paris responsável pelos tours gastronômicos do Conexão Paris.
Se pronuncia fuê. Pode chamar também de batedor de arame mas o nomezinho dele é esse: fuê (Fouet).
Este utensílio, obrigatório em qualquer cozinha francesa, é essecial para o preparo de receitas clássicas: chantilly, soufflés, mousses, maioneses e muitas outras. O fouet tem diversas funções e uma delas é agregar ar ao mesmo tempo que mistura os ingredientes. Ao agregar ar, a mistura aumenta de volume e fica mais leve e com outra textura.
Ele serve também para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar, sal, fermento e quebrar pelotas inconvenientes.
Com o tempo você descobrirá suas dezenas de utilidades e verá como ele é importante na cozinha. Prefira os de aço inox. Os de silicone e plásticos são mais frágeis e duram menos.
Se você ainda não tem um fouet, compre o seu primeiro. Vai amá-lo.
Se já tem um em casa, lhe apresento a família completa dos fouet!
Fouet classico com diferentes dimensões, as tradicionais são: 17cm, 22cm e 27cm. Para líquidos e misturas secas.
Fouet de molho: muito parecido com o fouet clássico só que com o corpo mais alongado, não agrega tanto ar quando o outro mas é muito bom para bater molhos e cremes. As vezes você tem um fouet de molho em casa e nem sabia, não tem problema.
Fouet plano: serve para bater pequenos volumes e para preparações que contem produtos delicados como ervas por exemplo. A versão em espiral plana é própria para recipientes altos e é ideal em preparações com ovos, como omeletes e ovos mexidos.
Fouet bola: ele é duas vezes mais rápido que o fouet clássico. Graças a sua pequena bola de cerâmica que fica entre os fios, ele demanda menos esforço para bater as misturas que precisam de ar. Esta bolinha se movimenta durante a preparação e ajuda a dissolver pelotas e misturar rapidamente os líquidos. É excelente para bater claras em neve e mousses com rapidez.
Fouet de emulsão: não se trata de um fouet como os outros. Ele é usado principalmente quando a preparação já esta pronta. Ele serve para emulsionar, agregar volume rapidamente e é usado em misturas leves como: vinagretes, massas de crepe, maionese.
Mini Fouet: é utilizado na preparação de cocktails e outras bebidas como chocolate quente. Ele possui a mesma função que o clássico só que com o tamanho reduzido que o para entrar nos copos e xícaras.
Agora uma receita que usa o ar como combustível:
Soufllé de maçã (para 6 a 8 pessoas, depende do tamanho do seu potinho de soufflé)
4 ou 5 maçãs gold
5 claras de ovo
40 g de açúcar (mais um pouco para untar os potinhos)
1 pitada de sal
Manteiga para untar
Açúcar e canela para decoração (opcional)
Descasque, tire as sementes das maçãs e corte-as em cubos médios. As cozinhe em uma panela com metade do açúcar (20g) e um copo pequeno de água. Deixe o líquido todo evaporar e mexa bem até obter uma compota bem seca. Reserve em temperatura ambiente.
Preaqueça o forno 210 graus. Unte generosamente os potinhos do suflê com manteiga e açúcar. Deixe na geladeira por 10 minutos. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Um pouco antes delas ficarem firmes, acrescente o restante do açúcar. Com a ajuda de uma espátula, incorpore delicadamente as claras em neve à compota.
Preenche os potinhos, limpe o contorno para que eles cresçam com perfeição e coloque no forno preaquecido por 12 a 15 minutos. Salpique o açúcar e canela em cima. Sirva imediatamente!
Importante: os soufflés não esperam ninguém! Se não for servido na hora, murcha e fica feio! Mas saindo do forno é insuperável!
Bon appetit!
Clique aqui para conhecer a proposta da Karen.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
eunice floriani kramer
gostaria que mandasse os passeios que que tem todos e tambem os preços a uns 2 anos ou 3 ja fiz um passeio destes adorei mas nao foi contigo pois estava no hospital para ter nene somos 3 pessoas eu minha filha e sobrinha desde ja agradeço tua atençao e espero anciosamente estaremos em paris de 20 maio a 1 de junho
Rodrigo Lavalle
Eunice, veja no nosso novo site todos os passeios gastronômicos que a chef Karen Goldman oferece: http://www.minhaviagemparis.com.br/vinho-gastronomia/em-paris/roteiros-gastronomicos.html.
De qualquer forma, vamos entrar em contato com você por email.
Michelle
Excelentes dicas, informações e receita! Grata por compartilhar!!!
Amábile
Uso o fouet para bolos que não usam a batedeira! Todos os bolos que faço com ele parecem ficar mais leves e fofos