Este é o terceiro post do Especial sul da Córsega, que traz um roteiro pela região sul da ilha. Leia o primeiro post sobre a Córsega aqui, e o segundo aqui.

Em seu terceiro dia da Córsega, iremos rumo às montanhas. Além dos vilarejos perdidos nas alturas, você irá conhecer Bavella, um dos pontos mais bonitos de toda a ilha.

Bavella é um maciço rochoso que fica na região de Alta Rocca a 1.218 metros de altitude. As rochas, em forma de picos (conhecidos   como as agulhas de Bavella) formam uma espécie de catedral natural em proporções monumentais.

Bavella fica a 48 km de Propriano o que significa uma hora de estrada subindo as montanhas. Pelo caminho, você vai passar por vilarejos charmosos com lindos nomes como Santa Lucia di Talano, Zonza e Quenza (pronuncia-se tzontza e quentza, em corso). Almoçar em uma dessas três cidadezinhas é sempre um programa delicioso.

Santa Lucia di Tallano, vilarejo que fica entre Propriano e Bavella

Santa Lucia di Tallano, vilarejo que fica entre Propriano e Bavella

À medida que você sobre, a temperatura começa a cair. A diferença entre Propriano e Bavella pode ser de até 10 graus. Portanto, traga agasalho, mesmo no verão.

Ao se aproximar de Bavella, você começa a ver as agulhas.

A estrada, chegando em Bavella

A estrada, chegando em Bavella

Ao chegar no pico, você verá uma imagem da Nossa Senhora das Neves (no inverno, a paisagem aqui é toda branca). Nos fundos, as agulhas. Em volta, pinheiros retorcidos pela força do vento.

A imagem de Nossa Senhora de Bavella

A imagem de Nossa Senhora de Bavella

Pare o carro no estacionamento e caminhe pelas pedras e trilhas. É difícil descrever a beleza do lugar e nem mesmo as fotos  conseguem traduzir a magnitude de Bavella.  Se o céu estiver claro, você verá o mar ao longe.

As agulhas são compostas por sete "torres"

As agulhas são compostas por sete “torres”

as agulhas de Bavella.

Nos fundos, as agulhas de Bavella. Repare nas pessoas no canto da foto para ter uma ideia da vastidão do lugar

Quando a fome bater, há um pequeno e simples restaurante no local que serve embutidos corsos. Depois de muita contemplação e com a barriga cheia, você estará pronto para um pouco de aventura. E há várias opções na região. Para as crianças e os adultos animados, um pouco de escalada e arvorismo em cenários deslumbrantes. Você verá na estrada, antes de chegar em Bavella, uma parada para arvorismo.

2013-07-11 16.54.44

Escalada e arvorismo em Bavella

Com um pouco de caminhada chega-se a cachoeiras e piscinas naturais. O problema é que o acesso não é simples e não há sinalização. Portanto, recomendamos que você procure uma das empresas que levam os turistas para passeios nos canyons como, por exemplo, a empresa Corsica Canyon.

Piscina natural de purcaraccia

Piscina natural de Purcaraccia. Foto tirada do site da empresa Corsica Canyon

As piscinas mais conhecidas são as de Purcaraccia, com águas esverdeadas e lindas, também conhecidas como aqualand da Córsega. Para os mais aventureiros, há atividades como rafting e escorregadores naturais pelas pedras, que devem ser feitas com o acompanhamento de guias.

escorregador

Escorregador natural em purcaraccia. Foto tirada do site da empresa Corsica Canyon

Depois de tantas emoções, vamos a Porto Vecchio, onde você passará a noite. Porto Vecchio fica a aproximadamente 50 km de Bavella,  em direção à costa leste.  Trata-se de uma cidade simpática, bastante turística, com muitas opções de restaurantes e hotéis, com um grande porto e uma cidade alta, com edificações antigas e ruelas. Aproveite a noite para passear e conhecer a cidade.

Ruelas de Porto-Vecchio. Foto de Patrick Nouhailler no Flickr

Ruelas de Porto-Vecchio. Foto de Patrick Nouhailler no Flickr

Veja abaixo seu trajeto no mapa:

Exibir mapa ampliado

Informações práticas: 

  1. Você pode comprar uma passagem pela Air France, de São Paulo ou Rio para Ajaccio, com parada grátis em Paris (na ida ou na volta).
  2. Abaixo, algumas opções de hotéis na cidade:

Os  posts do Especial Córsega do Sul serão publicados semanalmente, durante quatro semanas. Leia os demais posts da série:

  1. Especial sul da Córsega: Propriano e Filitosa
  2. Especial sul da Córsega: um pouco de mar e de montanha

Obs.: os posts sobre a Córsega são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.

Como chegar em Ajaccio saindo de Paris

Importante: Existem várias combinações e opções de travessias de barco e vôos para chegar à ilha, a viagem para Ajaccio é apenas uma delas.

. De trem. Em 3 horas é possível fazer centro de Paris/centro de Marseille; e em 4h, Paris/Toulon. Dessas duas cidades é possível pegar o barco que leva até Ajaccio. Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. Paris/Ajaccio. A viagem de avião pode variar entre 2h50 e 5h50, tudo depende da escala do voo. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marseille. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Você pode entrar com o carro no barco que faz a travessia até a ilha, verifique antes as disponibilidades e preços. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa também, a viagem tem cerca de 12 horas de trajeto até Marseille e 13h40 até Toulon, as duas viagens com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.