Conciergerie, em Paris

A fachada da Conciergerie, em Paris

Conciergerie e a Sainte Chapelle são os vestígios do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité, considerado uma das maravilhas da arquitetura medieval na França.

O mais antigo relógio público de Paris, instalado em uma das torres da Conciergerie

Após quatro incêndios e muitas reformas, pouco restou do antigo palácio. Mas ainda é possível visitar, por exemplo, o grande salão que era usado como refeitório para os 2 mil funcionários do castelo.

O grande salão do antigo Palais de la Cité

O grande salão do antigo Palais de la Cité

No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando do Louvre. O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede  do parlamento. Na ausência do rei, um concierge foi nomeado para administrar o local – daí a origem do nome Conciergerie.

A partir de 1391, parte do imóvel passou a ser usado como prisão – tanto para prisioneiros comuns como políticos. O tratamento dado aos prisioneiros dependia de sua condição social – os mais ricos tinham celas individuais com cama e escrivaninha. Os mais pobres dormiam em cima da palha em celas escuras, úmidas tomadas pelas pragas.

Reconstituição das celas para os prisioneiros abastados

Reconstituição das celas para os prisioneiros abastados

Durante a revolução francesa, a prisão recebeu sua prisioneira mais ilustre – Maria Antonieta. Reza a lenda que, ao aguardar a morte em sua cela, seus cabelos ficaram brancos de um dia para o outro. A rainha deportada deixou a Conciergerie para ir para a guilhotina, instalada na atual place de Concorde. A cela de Maria Antonieta e sua trajetória dentro da prisão foram reconstituídas.

cela

Reconstituição da cela de Maria Antonieta

Além de Maria Antonieta, a Conciergerie – que passou a ser conhecida como a antecâmara para a guilhotina –  recebeu cerca de 2700 prisioneiros durante o reino do terror. Todos eles encaminhados para a guilhotina. Trata-se de um testemunho emocionante desta época revolucionária. A visita a Conciergerie é imperdível para aqueles que querem entender um pouco mas sobre a Revolução Francesa.

Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.

Conciergerie: 2 boulevard du Palais, 75001 | Metrô: Châtelet ou Cité.

Leia também:


prisão de Maria Antonieta

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.