por Rodrigo Lavalle

Alguns turistas, mesmo estando viajando há poucos dias, começam a sentir saudades de certas coisas do Brasil: arroz com feijão, seu próprio travesseiro, o chuveiro de casa ou até mesmo o passeio de domingo pelo shopping. Isso tudo é muito compreensível porque viajar é, acima de tudo, sair da nossa zona de conforto. Alguns até dizem que melhor que viajar só mesmo voltar para casa.

Gare Saint Lazare

Para aqueles que estão sentindo falta de passear pelo shopping, a opção é o centro comercial St-Lazare Paris, inaugurado há poucos meses no grande vestíbulo (ou salle des pas-perdus) da Gare Saint-Lazare. Sua criação é uma das últimas etapas da renovação daquela estação de trem – a segunda mais movimentada de Paris – que se iniciou em 2003. Na verdade, o objetivo do local é muito mais servir aos viajantes e pessoas que trabalham na região do que ser uma destinação de compras per si. A minha sugestão de incluí-lo nos roteiros de viagem é uma brincadeira. Paris possui ótimas áreas comerciais ao ar livre. Porém, por causa de seu horário de funcionamento extenso, ele é uma boa opção para os momentos de aperto.

Centro Comercial da Gare

Bem aos moldes dos shopping centeres tradicionais que existem no Brasil, o St-Lazare Paris possui três andares, muita luz natural e cerca de 80 lojas de todos os tipos: Lush (sabonetes e cosméticos), Sephora, Swatch, Virgin Megastore, Pylones (objetos divertidos para casa), L’Occitane, Muji, Guess, Lacoste, Foot Loker.

St-Lazare Paris: segunda à sexta de 07:30 às 20:00 e sábados de 09:00 às 20:00 – Gare St-Lazare – metrô linhas 3, 12, 13 e 14 – RER A e E