por Rodrigo Lavalle

Inaugurou-se na última quarta-feira, dia 10 de abril, o grande evento em homenagem ao Brasil promovido pela loja de departamentos Le Bon Marché. Intitulado ‘le Brésil rive gauche’, esse evento ocupa uma grande área do térreo e vários outros pontos nos demais andares e nas vitrines da loja. Até as sacolas do grande magasin fazem referência ao tema que se desdobra em pop-up stores de marcas e produtos brasileiros, mostras de arte e gastronomia.

Dentre os setores representados no evento, a moda foi a que menos se deu bem. A maioria das roupas aposta no exagero de cores e estampas e no tropicalismo de frutas, flores e pássaros e em Copacabana, claro! Pelo menos o ‘piriguetismo’ ficou de fora. Ufa! Reinaldo e Pedro Lourenço conseguiram escapar desse clichê e apresentam a sua moda de sempre: chique e levemente conceitual.

Biju da designer Cláudia Savelli

Outra presença marcante é a da designer Cláudia Savelli e suas bijus feitas com vários tipos de corda.

Perfume da Phebo

O setor beleza está bem sortido com os produtos da Granado e da Phebo. Tudo bem apresentado, lindo e com cheiros ‘exóticos’ que estavam deslumbrando os franceses quando eu estava por lá.

Móveis feitos de pranchas de skate do Studio Zanini

O que eu mais gostei e achei significativo foi o setor de design e produtos para a casa. Adoro os utensílios de ferro esmaltado bem típicos/tradicionais/vernaculares e a super pop jarra em formato de abacaxi. Além disso, em uma abordagem mais contemporânea, temos as incríveis cadeiras feitas a partir de pranchas de skate do Studio Zanini.

Fruteiras do Studio Jahara

Cristo Redentor de resina colorida

E as fruteiras montadas com vários tipos de utensílios de plástico colorido do Studio Jahara. Essas últimas são o exemplo perfeito da apropriação de objetos populares do dia-a-dia transformado-os em algo mais sofisticado e interessante.

Voltando à moda, eu não sei qual o critério usado para se fazer a curadoria das marcas participantes. Eu senti falta de alguns estilistas com trabalhos mais autorais e que, de uma certa maneira, têm ‘cara’ de Brasil. Estilistas como Ronaldo Fraga e Lino Villaventura são importantes no universo da moda brasileira. Ronaldo Fraga, apesar de fortemente influenciado pela Comme des Garçons, sempre apresenta nas suas coleções temas vinculados à história e ao povo brasileiro. Lino Villaventura usa tecidos e técnicas bem nordestinos em suas roupas. Até mesmo a marca Neon, mais alternativa e conceitual, aposta no ‘tropicalismo’ porém de uma forma fresca e pessoal.

Mas independente disso ou daquilo é sempre bom ver o nome e a cultura do Brasil sendo divulgados pelo mundo. Especialmente por um local tão sofisticado e tipicamente francês como o Le Bon Marché.

le Brésil rive gauche – de 10 de abril à 22 de junho

Le Bon Marché

24 rue de Sèvres – 75007 Paris

metrô linhas 10 e 12 – estação Sèvres-Babylone


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