Por Anatê, do blog Na Provence

O cenário: uma cidade com ruas estreitas, casas sem prumo e portas pequenas ou um castelo com as suas torres quadradas e bandeirinhas que brincam com o vento.

Os atores: associações de pessoas apaixonadas pela Idade Média e os moradores dos vilarejos que por um dia se tornam ferreiros, caçadores, feiticeiras, elfos, ninfas, cavaleiros, dançarinas e outros personagens.

A motivação está presente em cada rosto, em cada sorriso. Reviver as profissões, as atividades, os hábitos, as vestimentas e até as doenças da Idade Média é levado muito a sério na Provence.

Os festivais medievais movimentam várias cidades durante o ano todo e se tornaram uma atração à parte para quem quer visitar a região. Um dos mais animados e bem realizados é o da cidade Les-Baux-de-Provence. Um dos “mais belos vilarejos da França” promove de abril à setembro as “Medievales des Baux”. Além do cenário, por si só um belo espetáculo, os visitantes podem ver o combate entre cavaleiros, experimentar os produtos medievais no mercado e até participar de uma divertida experiência: fazer funcionar uma das três catapultas, o trébuchet, o couillard e a bricole, todas elas originais.

Outras cidades realizam também festivais ou mercados com produtos medievais. Normalmente, a festa acontece em um fim de semana e dura o dia inteiro: um programa bem estruturado com desfiles, restaurantes, banheiros, lojas, livrarias com livros de magia, mercado com produtos medievais como a bebida “hidromel”, espaço para aluguel de fantasias e brincadeiras e jogos antigos para as crianças.

Se os adultos se deixam levar pela representação dos trobadores, a falconaria e as outras representações, as crianças se deliciam com os quitutes, os animais nos estábulos e os ateliers de escritura antiga, desenho, como fazer o próprio livro de magia ou maquiagem sem perceber que estão tendo uma excelente aula de história.

Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda no site Minha Viagem Paris.

Como ir de Paris até Baux de Provence

Trem: a cidade não possui estação de trem, o melhor é ir até Tarascon à 15km de Baux de Provance. A viagem de Paris até Tarascon tem cerca de 4 horas de duração, com baldeação em Nimes. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.

Carro: passando por Beaune, Lyon e  Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Ônibus: é possível ir de ônibus até Avignon e depois pegar um ônibus regional. A viagem tem cerca de 8h15 de duração. Preços a partir de 22 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.


O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.