por Rodrigo Lavalle

As famosas grifes de luxo francesas (Chanel, Dior, Louis Vuitton) e as grandes cadeias de “fast fashion” mundiais (Zara, H&M, Mango) são bem conhecidas pelo turista brasileiro que visita Paris. Existem, porém, inúmeras outras marcas francesas que se situam entre esses dois extremos do mundo da moda e que são pouco conhecidas fora da França. Marcas que conjugam preços mais acessíveis, informação de moda e boa qualidade de tecidos e acabamento e que estão presentes no guarda-roupa e no dia a dia das parisienses. Abaixo selecionei algumas delas e fiz uma aproximação com grifes brasileiras (vale a ressalva de que essa aproximação não quer dizer que elas sejam exatamente iguais. O estilo de vida, a cultura e o clima dos dois países são bem distintos o que se reflete na moda que cada um faz):

Zadig & Voltaire – jovem, casual, cool, possui ao mesmo tempo um lado rock and roll e um lado hippie-chic. Seu criador é neto de um dos fundadores da Lacoste. No Brasil: Ellus

9 rue du 29 Juillet, 75001

Sandro– chique, feminina, antenada com as últimas tendências da moda sem ser fashion-victim. A típica marca que confere às parisienses aquele ar “chique sem esforço”. No Brasil: Animale menos sexy

269 rue Saint Honoré, 75001

Maje – na mesma linha da Sandro. Foi criada por uma das duas irmãs que inicialmente fundaram a Sandro. No Brasil: Animale menos sexy.

267 rue Saint Honoré, 75001

Gerard Darel – originalmente uma marca de acessórios em couro (é responsável pela it-bag 24 Heures) faz uma moda sóbria, clássica e refinada.

174, boulevard Saint Germain, 75006

Paul & Joe – alegre, colorida, jovial, sem nunca deixar de ser chique (ser chique é uma constante na maioria das marcas francesas). No Brasil: Maria Bonita Extra.

47/49 rue du Four, 75006

American Vintage – apesar do “vintage” no nome a marca trabalha com os básicos do guarda-roupa feminino em fibras naturais. No Brasil: Osklen sem o lado conceitual.

28 rue Saint-Sulpice, 75006

Antik Batik – cores, bordados, tie-dye, inspiração étnica/oriental/hippie-chic. No Brasil: Lino Vilaventura simplificado.

26 rue Saint-Sulpice, 75006

Antoine & Lili – estampas, cores, influência vintage e étnica, um perfume artesanal. Existem também as lojas de moda infantil e de decoração. No Brasil: mix entre Ronaldo Fraga e Isabela Capeto.

3 rue du 29 Juillet, 75001

The Kooples – o conceito da marca é “chique de rua” com influêcias do rock, do vintage e do estilo dandy inglês. Cores sóbrias e alfaiataria de proporções e cortes modernos. As campanhas publicitárias sempre utilizam casais reais, ‘kooples’ é uma modificação da palavra ‘couples’ (casais em francês). No Brasil: alfaiataria do Alexandre Herchcovitch.

191 rue Saint Honoré, 75001


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