Após o primeiro artigo (cliquem aqui) sobre a rota do vinho, segue aqui o segundo sobre esta região.

A partir de Colmar, proponho conhecerem a loja de Christine Ferber e o Museu do Automóvel de Mulhouse.

Pertinho de Colmar (15 minutos de carro) existe uma cidade minúscula que se chama Niedermorschwihr.

É este o esconderijo da chefe considerada a rainha das confitures. Chrsitine Ferber é conhecida e respeitada pelas suas geléias de fabricação artesanal.

Entrar nesta pequena loja e passar horas lendo as etiquetas das geléias foi, para mim, um ponto alto da viagem: geléia de abacaxi, baunilha e rum, geléia de cebola branca com riesling (para acompanhar carnes), geléia de framboesa e chocolate ao leite, geléia de pétalas de rosa, geléia de framboesas e chocolate amargo, geléia de morango e hortelã…

Endereço: 18 rue des Trois Epis, Niedermorschwihr.

Após parada gourmande, a direção é Mulhouse e o famoso Museu do Automóvel. Apesar de não ser admiradora incondicional do objeto em questão, fiquei fascinada pelo museu e o  considero uma das etapas obrigatórias na Alsace.

Fotos: entrada do museu

A Cité de Automobile – Collection Schlumpf – é um dos maiores museus de automóvel do mundo com 25.000 m² exibindo 400 carros raros.

O museu possui um espaço chamado Les Chefs d’Oeuvre de l’Automobile onde estão reunidos 80 carros dos anos 1930. Entre eles Rolls Royce, Mercedes, Hispano-Suiza e as célebres Bugatti Royales.

O guia Michelin aconselha este museu e o classifica três estrelas.

Neste site vocês encontraram vídeos, fotos e mapas explicando como chegar na Cité de l’Automobile.

De Niedermorschwihr até Mulhouse foram 1.20h de carro. A visita do museu dura em torno de 2 a 3 horas.

O museu está fechado somente dia 25 de dezembro. Ele abre das 10h às 17h. No mês de janeiro ele está aberto durante a semana somente das 13h às 17h. Preço da entrada: 17.50 euros.

Como ir de Paris até Mulhouse

. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

De trem. Em 2h50 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Mulhouse A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

De carro. Passando por Reims, Epernay, Metz e Colmar. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Mulhouse.  A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.