Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.

Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.

Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.

Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.

O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.

A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.

O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.

Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.

De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.

Ribauvillé

Riquewihr

Hunawihr

Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.

Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.

Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia

. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.