Paris possui quatro department stores: as duas mais famosas, as Galeries Lafayette e a sua vizinha, Printemps, estão no boulevard Haussmann na rive droite. O terceiro, o Bon Marché, conhecido pelos turistas mais bem informados, fica na rive gauche, no coração de Saint Germain. O quarto, o BHV (Bazar de l’Hotel de Ville), está no bairro Marais na rive droite e possui características próprias.

Ele ocupa várias imóveis perto da prefeitura de Paris, o Hôtel de Ville. Morei treze anos perto do BHV e acompanhei sua adaptação às modificações socio-culturais do Marais. Em 1985, era uma loja totalmente desconhecida dos turistas, com atendentes idosas e mal humoradas. O BHV sobrevivia graças aos artigos vendidos no subsolo, pregos, colas, ceras, ferramentas, fechaduras, barbantes, canos, fitas isolantes e milhões de outros peças para a famosa bricolage francesa.

Minhas amigas diziam que era o lugar ideal de paquera, só tinha homens.

Hoje, o subsolo ainda é o centro masculino mas os outro andares se modernizaram, os funcionários devem ter feito um estágio no Japão e aprenderam a ser atenciosos e a tratarem os clientes com cortesia. Mas a grande transformação foi a criação do BHV Homem.

Um imóvel à parte, inteiramente dedicado ao universo masculino. O objetivo seria, imagino, atrair a comunidade gay que vive e frequenta o bairro e diversificar as compras dos fiéis clientes da bricolage do subsolo.

Além dos três andares dedicados à moda, no térreo, encontra-se um cabeleireiro e uma loja de produtos para cabelos e peles dos nossos queridos. No fundo da foto uma vitrine de pincéis de barba com pelos de blaireau.

No térreo, também, um terraço com um café onde o cliente pode almoçar.

Em torno destes dois edifícios principais, o BHV e o BHV Homme, a marca se diversificou e criou o BHV Mobicity para os ciclistas e o BHV La Niche, uma petshop.

LE BHV MARAIS – 52 rue de Rivoli.

BHV Homme (moda masculina) – 36 rue de la Verrerie.

BHV La Niche (petshop) – 42 rue de la Verrerie.

BHV Sneakers – 14 rue du Temple.

BHV Mobicity (bicicletas) – 40 rue de la Verrerie.

Aberto de segunda a sábado de 09h30 as 20h e domingo de 11h as 19h30. Metrô linhas 1 e 11, estação Hôtel de Ville.