sergio7leve.jpg

foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.

Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.

Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.

Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.

Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.

Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.

Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é fria. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.

Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.

Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.

A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes a primavera e o outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.

Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.

www.theatredelaville-paris.com


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.