Post atualizado em maio de 2015

Ir ao banheiro enquanto faz turismo pelas ruas de Paris pode ser um problema. Se você tentar o truque de entrar em um café qualquer e pedir para ir ao banheiro, poderá receber uma resposta bruta do garçom. É melhor, neste caso, sentar-se e pedir um café para, em seguida, usar o banheiro.

Mas saiba que Paris conta com cerca de 400 banheiros públicos, administrados pela Prefeitura da cidade. Estes banheiros, chamados Sanisettes, são gratuitos, e ficam na rua, espalhados por toda a cidade.

Banheiro público em Paris

Banheiro público em Paris

Apesar de muito frequentados (alguns recebem até 200 visitas por dia),  são limpos (em princípio!) pois possuem um sistema de auto limpeza que entra em ação após cada uso. Para entrar basta apertar um botão ao lado da porta.

Os  mais planejados podem consultar o mapa interativo dos banheiros públicos antes de sair de casa.

Além dos Sanisettes, há também os Point WC –  também públicos mas tidos como “de luxo”. Nestes casos, a visita é paga e custa 1,50 euros. São banheiros mais confortáveis e bonitos do que as Sanisettes.

Os banheiros Point WC

Os banheiros Point WC. Foto do site Point WC

A limpeza é manual, mas tem sempre uma pessoa no local para manter tudo nos trinques. São menos numerosos, mas estão presentes perto de grandes pontos turísticos como a Avenue Champs Elysées, o Carroussel do Louvre e a loja de departamentos Printemps, ao lado da Ópera. Veja aqui a localização dos Point WC em Paris.

Tudo bem melhor do que no passado! Em 1834 foram instalados em Paris banheiros públicos e gratuitos que receberam o apelido de Vespasiennes, uma referencia aos banheiros da antiga civilização romana.

Os antigos banheiros públicos de Paris

Os mais velhos se lembram ainda do cheiro. E apenas os homens podiam usar – e ficavam com as pernas aparecendo por baixo.