A Praça Madeleine é um dos pontos importantes da gastronomia parisiense com grandes nomes se sucedendo em torno da praça. Leia nosso artigo resumo.

O arquivo do Conexão Paris, hoje, possui 4.127 artigos. Chegou a hora, para nós, do árduo trabalho não somente de atualização como também de síntese. Este é um dos primeiros posts onde concentramos as principais informações sobre uma das mais importantes regiões de Paris, a Madeleine.

Madeleine

Madeleine

A Igreja Madeleine está na origem do nome da praça e de toda a área. Situada no oitavo distrito de Paris, bairro dos negócios e da gastronomia, a Madeleine é um ponto chave da vida parisiense.

Madeleine, vista do Palais Bourbon

Madeleine, vista do Palais Bourbon

A Igreja se encontra no centro da praça. Entre e suba as escadarias. Lá de cima você tem uma bela vista do Palais Bourbon, a sede da Assembléia Nacional. Este edifício foi construído em 1722 pela duquesa de Bourbon e, após muitas peripécias, foi comprado pelo Estado. Esta fachada, dotada de colunas, é uma construção posterior  quando foi decidido estabelecer uma simetria arquitetural entre o palácio e a igreja. Assim foi criado um eixo que vai das colunas do Bourbon às colunas da Madeleine, passando pela praça Concorde e pela rua Royale.

Estes detalhes sofisticados da arquitetura e da ocupação do solo na França me impressionam. Eles não somente criaram as colunas do Bourbon como eles deslocaram a posição da fachada da Assembléia para que ela ficasse no centro do eixo, face à igreja.

Madeleine, Passage Village Royal

Madeleine, Passage Village Royal

rue Royale, traço de união entre a praça Concorde e a Madeleine, é interessante. Nela estão instalados vários grandes nomes do mundo dos cristais, das porcelanas e da alta costura. Não deixem de conhecer a passagem entre a rue Royale e a rue Boissy d’Anglas. Um espaço tranquilo, chamado Village Royal, com lojas luxuosas e um restaurante simpático.

Madeleine, Ladurée

Madeleine, Ladurée

Do ponto de vista turístico, o endereço mais famoso da rue Royale é o da pâtissierie Ladurée, que criou o macaron. A loja está sempre cheia, tanto a butique quanto o salão de chá. Os críticos gastronômicos e gourmets mais exigentes não classificam mais Ladurée na lista dos melhores da França. A marca cresceu muito, criou produtos derivados, abriu várias lojas e dizem que a qualidade ficou prejudicada.

A Madeleine é um dos pontos importantes da gastronomia parisiense com grandes nomes se sucedendo em torno da praça. O mais conhecido é o Fauchon, épicerie de luxo, várias vezes citadas no Conexão Paris. Clique aqui e saiba mais sobre o Fauchon.

Madeleine, Fauchon

Madeleine, Fauchon

Na esquina da Place de la Madeleine com o boulevard de mesmo nome fica o Café Pouchkine, restaurante/confeitaria/salão de chá russo que mistura a França e a Rússica em doces lindos e deliciosos. Leia sobre ele aqui.

A outra épicerie da praça, a Hédiard, um dos endereços mais tradicionais de Paris, atravessa um momento difícil. A loja entrou em fase de declínio, foi vendida e não sabemos ainda qual o projeto do novo proprietário.

Madeleine, Café Prunier

Madeleine, Café Prunier

Não podemos deixar de citar o restaurante Caviar House Prunier. Como seu nome indica, ele é especialista do caviar mas também um excelente endereço para peixes, frutos do mar e salmão defumado. No térreo temos a loja e no primeiro andar o restaurante. Para um endereço oferecendo produtos de excelente qualidade, os preços são razoáveis. Uma boa opção é o menu do almoço por 35 euros com entrada+prato ou prato+ sobremesa. Paga-se este preço em qualquer restaurante medíocre da cidade. Clique aqui para ver o cardápio e seus menus.

Madeleine, Baccarat

Madeleine, Baccarat

E logo após, o endereço histórico dos Cristais Baccarat. A sede da marca, o restaurante Cristal Room e o museu se encontram em outro endereço. Aqui, temos somente a loja. Leia mais aqui. Entre e conheça as joias Baccarat confeccionadas com cristal e cristal de rocha.

Madeleine, restaurante Lucas Carton

Madeleine, restaurante Lucas Carton

Continuando em torno da praça passamos diante do famoso restaurante Lucas Carton, um dos primeiros restaurantes gastronômicos de Paris, um dos primeiros a receber as três estrelas Michelin. Durante sua longa existência este restaurante passou por momentos de glória e outros mais difíceis. Ele trocou de nome, seu penúltimo chef, Alain Senderens devolveu as estrelas Michelin e muito água passou por baixo da ponte. Em 2014 ele retomou o antigo nome, Lucas Carton, e seu novo chef atrai aos poucos os favores da crítica.

Neste endereço temos dois restaurantes: Lucas Carton no térreo e, no primeiro andar, a versão bis mais barata e chamada Marché du Lucas.

Madeleine, chocolateiro Patrick Roger

Madeleine, chocolateiro Patrick Roger. Pinguins de chocolate

Logo após o restaurante, preste atenção no loja de chocolates Patrick Roger. Este chef chocolateiro é chamado “o Rodin do chocolate” e suas esculturas são famosas. Leia aqui um artigo sobre Patrick Roger.

Madeleine, mostardas Maille

Madeleine, mostardas Maille

As famosas mostardas Maille se encontram também na Madeleine. Além das mostardas declinadas em várias receitas e sabores, compramos também vinagres e azeites. Eu aconselho  o vinagre de framboesas, uma delícia para temperar saladas.

Madeleine, Toto

Madeleine, Toto

Mais surpreendente ainda, é a presença de pequena loja chamada Toto, escondida em um dos ângulos da praça. Toto é o patinho feio da região. A começar pelo nome. Mas não deixe de entrar nesta ponta de estoque onde já comprei peças de ótima qualidade à preços reduzidos.

À esquerda da igreja existe um quiosque que vende entradas para peças de teatro pela metade do preço. Os ingressos que não foram vendidos até o dia do espetáculo, são liquidados no quiosque. Existe um outro quiosque, como este, ao lado da torre Montparnasse.

E antes de terminar, gostaria de dizer que a igreja Madeleine organiza concertos de música clássica. Alguns são grátis como os dos domingos às 16 horas. Outros concertos são pagos. Uma dica para aqueles que vão passar natal em Paris, o concerto do domingo dia 25 de dezembro. Clique aqui para verem o programa completo. Os ingressos são vendidos no interior da igreja e nas lojas Fnac.

Se quiser continuar a flanerie, siga pela rue Tronchet até o boulevard Haussmann. Você estará no centro do consumo parisiense com duas lojas de departamento famosas (Galeries Lafayette e Printemps) e as principais lojas do prêt à porter barato.

Endereços:

Patrick Roger – 3 Place de la Madeleine.

Maille – 6 place de la Madeleine.

Caviar House Prunier – 15 place de la Madeleine .

Hédiard – 21 Place de la Madeleine.

Lucas Carton – 9 place de la Madeleine.

Toto – 7 Place de la Madeleine.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris