Este é o segundo artigo sobre a Place de la Madeleine.

No centro da praça a Igreja e suas colunas.


Se você subir as escadas da igreja vai ver outras colunas do outro lado do Sena.

dscf1342.jpg

Trata-se do Palais Bourbon, a sede da Assembléia Nacional. Este edifício foi construído em 1722 pela duquesa de Bourbon e após muitas peripécias foi comprado pelo Estado. Esta fachada é uma construção posterior datando de 1807 quando foi decidido estabelecer uma simetria e uma réplica arquitetural à igreja Madeleine. Assim foi criado um eixo que vai das colunas do Bourbon às colunas da Madeleine, passando pela praça Concorde e pela rua Royale.

Estes detalhes sofisticados da arquitetura e da ocupação do solo na França me impressionam. Eles não somente criaram as colunas do Bourbon como eles deslocaram a posição da fachada da Assembléia para que ela ficasse no centro do eixo da ponte da praça Concorde e face à igreja.

A rue Royale, o traço de união entre a Assembléia e a  Madeleine, é muito  interessante. Nela estão instalados vários grandes nomes do mundo dos cristais e das porcelanas e grandes joalheiros. Recentemente foi inaugurada uma passagem entre a rue Royale e a rue Boissy d´Anglas.

dscf1369.jpg

Um espaço tranquilo com lojas luxuosas e um restaurante simpático.

Mas o endereço mais famoso da rue Royale, aquele atrai parisienses, franceses e turistas do mundo inteiro é

o do patissier Ladurée com suas tortas, bolos, chocolates.

dscf1331.jpg

dscf1332.jpg

E seus famosíssimos e deliciosos macarrons.

Leia o terceiro artigo sobre a Madeleine.

Para uma visita virtual da Assembléia Nacional Francesa e informações sobre a história do Palais Bourbon: www.assemblee-nationale.fr

Ladurée: 16 rue Royale 75008 Paris. www.laduree.fr