As estações ferroviárias de Paris – informações práticas

A- A+

Paris possui seis estações ferroviárias. Da Gare du Nord parte o Eurostar para Londres. Da Gare Saint Lazare você pode ir à Versailles. A gare Montparnasse é o ponto de partida dos trens para Bordeaux e Marseille. Da Gare de Lyon pode-se ir a Marseille e a Nice. A Gare de l’Est é para quem quer ir a Strasbourg, Reims e Zurich. A Gare d’Austerlitz te leva para o vale do Loire: Tours e Orleans.

Fora de Paris existe a estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle. Como estão vendo na foto ela se chama Aeroport CDG 2 TGV. Sem passar por Paris você pode ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Eurodisney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático em outras manual (um guichê onde você deposita sua mala ) e, às vezes, as estações lhes dão as duas opções.

Este serviço não está disponível na estação do aeroporto CDG e na estação Saint Lazare. Na primeira por questões de segurança e na segunda porque ela está em reforma.

Na gare de Lyon este serviço está no nível menos 1, extension Chalon, sortie Place Henri Fresnay.

Na Gare du Nord no nível menos 1, ao lado da locação de carros, saída táxi.

Na Gare Montparnasse no nível mais 1.

Na Gare Austerlitz o site não indica, ou seja,  deve ser fácil achar.

Na Gare de l’Est nível menos 1, hall central diante dos toilettes.

Importante saber que viajar de trem com malas pesadas é difícil. Os trens são longos, os compartimentos para malas grandes afastado dos assentos, os roubos são frequentes, os corredores são estreitos para passar com malas e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos.

Por isto estas precisões e este conselho: embarque com malas leves e pequenas. Em cima do seu assento você terá o espaço para colocar uma mala do tamanho das malas aceitas nas cabines de avião.

www.gare-en-mouvement.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

548 pitacos, participe desta conversa

  1. Tarcizio Carvalho disse:

    Obrigado Rodrigo!!

  2. Tarcizio Carvalho disse:

    Olá, preciso ir de Paris para Frankfurt em 13/04/2016 mas as passagens pela RAILEUROPE só me dá opção de compra saindo da Gare Nord com preços muito acima dos que saem da Gare D’Leste em outras datas, porém no dia 13 só me dá opção da Gare Nord.
    Será que ainda abrirá a compra pela Gare D’Este?

  3. Guízela disse:

    Olá! sairei de Paris para Luxemburgo de TGV. Em Paris estarei próximo à estação RER Charles de Gaulle Étoile. Em que lugar devo pegar o TGV em Paris e como chegar até essa estação saindo do meu hotel?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Guízela, o TGV para Luxemburgo sai de Paris da Gare de l’Est. Para chegar até lá pegue o metrô linha 2 (direção Nation) na estação Charles de Gaulle Étoile e vá até a estação Barbès Rochechouart. Lá troque pela linha 4 (direção Montrouge) e desça na estação Gare de l’Est.
      Abraços.

  4. Nicole Marconi disse:

    Olá Rodrigo, qual estação de trem é melhor para chegar vindo de Amsterdam?
    Obrigada.

  5. Maria Carmo disse:

    Olá vou a Paris na próxima semana gostava de saber qual o tgv que tenho de apanhar para ir a tours e qual o preço do bilhete obrigados

  6. César Sampaio disse:

    Boa noite! Estarei chegando à Paris (aeroporto Orly) no dia 20/01/16 por volta das 16:30hs. Gostaria de saber qual a estação ferroviária mais próxima para ir até Amesterdã. Grato!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      César, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B e vá até a estação Gare du Nord. No térreo dessa estação saem os trens TGV para Amsterdã.
      Abraços.

  7. Sandra disse:

    Olá Rodrigo, chegarei em Paris na estação Nord, vindo de Amsterdam, com destino a Rouen cujo trem sai da estação Paris Saint Lazare e terei cerca de 1.30h para fazer a conexão entre as estações. Gostaria de saber se é muito complicado e especialmente se o tempo previsto é confortável, visto que terei que pegar metro e ainda comprar o ticket. Um táxi seria uma possibilidade para a conexão? E o custo? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sandra, o tempo é justo. Eu optaria pelo táxi pois não há uma linha de metrô que ligue as duas estações, você teria que fazer uma baldeação e isso leva tempo. A corrida deve girar em torno de 15€.
      Abraços.

  8. Waldyr Rodrigues disse:

    Bom dia tenho uma dúvida chegarei em Paris pelo aeroporto CDG como faço para pegar o trem para Marseille? O trem fica no próprio aeroporto?

  9. LUCIANA disse:

    OLÁ!

    Preciso de uma dica! Chegarei em Paris em 3/11/15, por volta das 17h e 30min, pelo aeroporto de Orly. Ficarei hospedada em um apartamento na Place Raoul Follereau, bem próximo à Gare de l’est, dá pra ir andando. Vale a pena economizar e pegar um transporte publico? Estarei com uma mala média e bagagem de mão.
    Grata.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciana, estando com duas malas eu não recomendo o transporte público pois há muitas escadas e corredores. Pegue um táxi em Orly, o valor da corrida gira em torno de 40€.
      Abraços.

  10. SILVANA disse:

    olá como chego na rua Meslay, do Aeroporto Charles de Gaule?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Silvana, no CDG pegue o trem RER B e vá até a estação Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 5 (direção Place d’Italie) e desça na estação République.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Filipe, você já tem a passagem? Os trens para Zurique saem de Paris da Gare de Lyon mas existe um que sai da Gare de l’Est.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.