As estações ferroviárias de Paris – informações práticas

A- A+

Paris possui seis estações ferroviárias. Da Gare du Nord parte o Eurostar para Londres. Da Gare Saint Lazare você pode ir à Versailles. A gare Montparnasse é o ponto de partida dos trens para Bordeaux e Marseille. Da Gare de Lyon pode-se ir a Marseille e a Nice. A Gare de l’Est é para quem quer ir a Strasbourg, Reims e Zurich. A Gare d’Austerlitz te leva para o vale do Loire: Tours e Orleans.

Fora de Paris existe a estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle. Como estão vendo na foto ela se chama Aeroport CDG 2 TGV. Sem passar por Paris você pode ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Eurodisney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático em outras manual (um guichê onde você deposita sua mala ) e, às vezes, as estações lhes dão as duas opções.

Este serviço não está disponível na estação do aeroporto CDG e na estação Saint Lazare. Na primeira por questões de segurança e na segunda porque ela está em reforma.

Na gare de Lyon este serviço está no nível menos 1, extension Chalon, sortie Place Henri Fresnay.

Na Gare du Nord no nível menos 1, ao lado da locação de carros, saída táxi.

Na Gare Montparnasse no nível mais 1.

Na Gare Austerlitz o site não indica, ou seja,  deve ser fácil achar.

Na Gare de l’Est nível menos 1, hall central diante dos toilettes.

Importante saber que viajar de trem com malas pesadas é difícil. Os trens são longos, os compartimentos para malas grandes afastado dos assentos, os roubos são frequentes, os corredores são estreitos para passar com malas e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos.

Por isto estas precisões e este conselho: embarque com malas leves e pequenas. Em cima do seu assento você terá o espaço para colocar uma mala do tamanho das malas aceitas nas cabines de avião.

www.gare-en-mouvement.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

569 pitacos, participe desta conversa

  1. Karla Couto disse:

    Oi Rodrigo muito obrigada pela informação!
    Gostaria também de saber se é possível identificar com antecedência de qual plataforma sai o trem ICE para Frankfurt em Gare D’lest.
    Aguardo retorno obrigada,
    Karla Couto

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Karla, a plataforma é anunciada cerca de 15 minutos antes da saída do trem. Fique atenta aos painéis eletrônicos espalhados pela estação.

  2. Gabriela disse:

    Boa noite Rodrigo
    Estamos indo para Paris dia 10/05 . Vamos chegar no aeroporto e iremos direto para Bordeaux. Minha dúvida é se conseguimos pegar o trem TGV direto no aerporto CDG ( estação Airport 2 TGV) sem irmos à Montparnass?
    Pois na agência de viagens a moça me disse que teríamos que ir a Montparnass, mas eu vi que tem a possibilidade de seguirmos viagem direto do aeroporto.
    Att, Gabriela

  3. Maria Moema disse:

    Rodrigo, preciso de uma ajudinha. É possível comprar passe de trem, para dentro da França, numa estação, tipo Gare do Nord, Gare de Austerlitz, por exemplo?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria, sim, essas gares possuem guichês de venda de passagens de trens comuns e TGVs para dentro e fora da França e possuem também lojas da SNCF onde é possível comprar tais passagens.
      Abraços.

  4. Liliane disse:

    Boa noite. Sera que consigo fazer uma conexão da Gare St.Lazare (16:00) para Gare Montparnasse(17:00)em uma hora

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Liliane, a linha 12 do metrô liga as 2 gares. Uma hora é um poco apertado porque, além do trajeto do metrô, há toda a locomoção dentro das estações.

  5. Marcio disse:

    Preciso de dicas para pegar o trem de Paris para bordeaux…pois não conheço o procedimento de embarque…aguardo

  6. Marcio disse:

    Desejo ir para bordeaux…tenho 3 malas…é difícil pegar o trem em monparnasse.preciso de informações..abs marcio

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marcio, você está sozinho e com 3 malas? Vai ser um pouco complicado. Fique bem atento aos painéis eletrônicos para saber em qual plataforma o trem irá parar e se desloque rapidamente até ela. Verifique na sua passagem que o número do seu vagão.
      Abraços.

  7. Mauro disse:

    Ola!tudo bem?
    Estarei indo para Val Thorens em dezembro e pretendo ir de TGV (PARIS GARE LYON x MOUTIERS SALINS ), fiquei preocupado após ler seu relato porque estarei com malas grandes…o que voce me indica?

    Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mauro, fique atento ao painel eletrônico para, assim que for anunciado em qual plataforma o trem irá chegar, você se dirija até ela o mais rápido possível. A grande dica é viajar com pouca bagagem. Caso você for voltar para Paris, deixe a bagagem no guarda-volume da Gare de Lyon.
      Abraços.

  8. Melinna Winckler disse:

    Ola, chego em paris dia 28/04 mas quero ir direto do aeroporto para Londres. no site da sncf me da opcao de pegar o tgv ate Lille e de Lille pegar o eurostar para Londres, o que seria mais facil do que ir do aeroporto ate a gare du nord, mas nao fala se em Lille muda de estação, voce sabe me dizer se é confiavel fazer essa opção? outra duvida boba que eu tenho mas nao consegui resposta em lugar nenhum, qual a diferenca entre assento Kiosk e family? Obrigada pela atencao.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Melinda, com certeza é confiável, a SNCF é a empresa oficial do sistema ferroviário francês. Existem assentos que ficam uns virados para os outros com uma mesa entre eles.
      Abraços.

  9. Karla Couto disse:

    Olá vou sair de Paris e visitar Lourdes e depois voltar a Paris para viajar em seguida no mesmo dia para Frankfurt.Você sabe me dizer se posso desembarcar em Paris vindo de Lourdes na mesma estação que sairá o trem para Frankfurt?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Karla, infelizmente não é possível. O trem vindo de Lourdes chega em Pais na Gare Montparnasse e o trem para Frankfurt sai de Paris da Gare de l’Est. No subsolo da Gare Montparanasse pegue o metrô linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare de l’Est
      Abraços.

  10. Vanessa disse:

    Oii Rodrigo! Essas estações são as que possuem o TGV? Não entendi muito bem. Estou pensando em comprar um passe de trem, pois quero fazer uma viagem descendo de Paris a Côte d’Azur, mas fazendo várias paradas. Acha que vale a pena ir pelo passe? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Vanessa, de cada uma das estações citadas no artigo acima saem TGVs para determinadas regiões da França e para outros países. Para saber se o passe vale a pena você precisa elaborar um roteiro com todas as paradas que pretende fazer, calcular o valor das passagens individuais e comparar com o valor do passe.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Norma, na gare d’Austerlitz pegue o metrô linha 5 (direção Bobigny) e vá até a Gare du Nord. Lá pegue o trem RER B com destino ao aeroporto CDG.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.