As estações ferroviárias de Paris – informações práticas

Paris possui seis estações ferroviárias. Da Gare du Nord parte o Eurostar para Londres. Da Gare Saint Lazare você pode ir à Versailles. A gare Montparnasse é o ponto de partida dos trens para Bordeaux e Marseille. Da Gare de Lyon pode-se ir a Marseille e a Nice. A Gare de l’Est é para quem quer ir a Strasbourg, Reims e Zurich. A Gare d’Austerlitz te leva para o vale do Loire: Tours e Orleans.

Fora de Paris existe a estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle. Como estão vendo na foto ela se chama Aeroport CDG 2 TGV. Sem passar por Paris você pode ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Eurodisney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático em outras manual (um guichê onde você deposita sua mala ) e, às vezes, as estações lhes dão as duas opções.

Este serviço não está disponível na estação do aeroporto CDG e na estação Saint Lazare. Na primeira por questões de segurança e na segunda porque ela está em reforma.

Na gare de Lyon este serviço está no nível menos 1, extension Chalon, sortie Place Henri Fresnay.

Na Gare du Nord no nível menos 1, ao lado da locação de carros, saída táxi.

Na Gare Montparnasse no nível mais 1.

Na Gare Austerlitz o site não indica, ou seja,  deve ser fácil achar.

Na Gare de l’Est nível menos 1, hall central diante dos toilettes.

Importante saber que viajar de trem com malas pesadas é difícil. Os trens são longos, os compartimentos para malas grandes afastado dos assentos, os roubos são frequentes, os corredores são estreitos para passar com malas e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos.

Por isto estas precisões e este conselho: embarque com malas leves e pequenas. Em cima do seu assento você terá o espaço para colocar uma mala do tamanho das malas aceitas nas cabines de avião.

www.gare-en-mouvement.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

502 pitacos, participe desta conversa

  1. Diego Castro disse:

    Olá! Muito bom seu blog, com valiosas informações. Estou morando em Lyon e pretendo ir a Paris em julho, juntamente com a namorada que vem me visitar. Pesquisando no OUIGO, consegui passagens Lyon->Mmarne-la-vallée – chessy a ótimos preços (15euros/trecho). Minha dúvida é:como ir desta estação para o centro de Paris? É preciso comprar tickets de trem com antecedência? Se sim, onde? Muito obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, na estação Marne-la-Vallée pegue o trem RER A até Paris. Ele tem várias paradas na cidade, a mais central é na estação Châtelet – Les Halles. Não precisa comprar ticket com antecedência, você o compra na hora nas máquinas que existem na estação.
      Abraços.

  2. Thomaz Junior disse:

    Olá, estarei com minha esposa em Paris em Agosto de 2015 e vamos para Roma dia 09/08. Minha dúvida é se vamos de trem ou avião.
    Procurei a viagem noturna, mas só tem saída de trem na Gare de Lyon as 14:00 com chegada em Roma as 05:00 do dia 10/08. É seguro para as malas? Já fui de Paris para Londres sem problemas, mas não sei como é para Roma?
    Já no site da AirFrance busquei passagens, mas só posso levar duas malas de 23kg, portanto, acho que vou pagar muito de excesso de bagagem!!
    Acho que vou de trem, mas queria ver se vocês me sugerem alguma coisa.
    Abraços!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thomaz, no geral é seguro. Eu acho a viagem de trem longa e cansativa mas se for muito excesso de bagagem vale a pena ir de trem mesmo.
      Abraços.

  3. solange disse:

    Olá! É possível chegar via metrô nas estações de onde partem trens para vale loire? Estarei próxima a linha 3. Como faço para chegar na estação e qual a melhor? Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Solange, é possível. Os trens para o Vale do Loire saem de Paris da Gare d’Austerlitz ou da Gare Montparnasse, isso vai depender de para qual cidade do Vale do Loire você pretende ir.
      Abraços.

  4. Josinete Pereira da Silva disse:

    Bom dia Lina, poderia me informar qual a estação de trem poderia me levar a Montpellier ? e quantas horas são de viagem ?

    Fico no aguardo,
    Josi

  5. Elaine Silva disse:

    Olá , muito interessante suas dicas, aproveitando, gostaria também de saber ,qual estação, no centro de Paris que pego comboio para Disney ? E o preço do comboio , sabe dizer ? Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Elaine, são várias estações onde você pode pegar o trem (RER A4) para a Disney: Charles de Gaulle – Étoile, Auber, Châtelet – Les Halles, Gare de Lyon, Nation.
      O valor de cada ticket é 7,50€.
      Abraços.

  6. Francisco Wellington disse:

    Rodrigo, pretendo comprar 2 bilhetes pelo site da Voyages-sncf para mim e esposa, qual a a opção de emissão mais prática e segura para não ter problemas na hora de pegar os bilhetes na estação ? eu conseguiria trocar a reserva pelos bilhetes na gare montparnasse mesmo não dominando o idioma francês ? os bilhetes vem com nome de cada passageiro neles ? o que devo apresentar ao atendente ? Att

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Francisco, se você optar pela retirada das passagens nas estações de trem você poderá fazer isso nas máquinas ou nos guichês das lojas da SNCF. Na Gare Montparnasse existem as duas opções. Nos dois casos é preciso apresentar o cartão de crédito usado na compra das passagens. No caso de retirada das passagens nas estações de trem elas não são nominais.
      Abraços.

  7. Carolina disse:

    Rodrigo, aproveitando a dúvida do José Eduardo, quanto tempo leva-se de Orly até a Gare de Massy pegando o trem automático e o trem RB? Seria mais rápido que ir de táxi? Obrigada!

  8. José Eduardo disse:

    Rodrigo, obrigado pela atenção. Mas, acho que vou repensar a estratégia, pois serão necessários muitos transbordos até chegarmos ao hotel em Tours.

  9. José Eduardo disse:

    Olá Rodrigo. Em julho (11) desembarcarei em Paris (Orly) e vou direto para Tours. Qual a melhor alternativa de transporte? Será necessário ir a Paris (Gare d’Austerlitz) ou há outra estação mais próxima do aeroporto?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      José, próximo à Orly, na Gare de Massy, você pode pegar um trem para Tours (ele para antes na cidade de SAINT PIERRE DES CORPS). Para saber os horários desse trem consulte esse site: http://www.voyages-sncf.com/.
      Para ir de Orly até a Gare de Massy faça assim: pegue o trem automático Orlyval e vá até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B com destino final em Saint-Rémy-lès-Chevreuse e desça na estação Massy – Palaiseau.
      Abraços.

  10. elias mussatto disse:

    Obrigado Rodrigo….

  11. elias mussatto disse:

    Partiremos de Paris para Lourdes dia 30.04.
    Qual estação devo me apresentar? Já esta disponível a compra dos bilhetes e qual trem?

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.