As estações ferroviárias de Paris – informações práticas

Paris possui seis estações ferroviárias. Da Gare du Nord parte o Eurostar para Londres. Da Gare Saint Lazare você pode ir à Versailles. A gare Montparnasse é o ponto de partida dos trens para Bordeaux e Marseille. Da Gare de Lyon pode-se ir a Marseille e a Nice. A Gare de l’Est é para quem quer ir a Strasbourg, Reims e Zurich. A Gare d’Austerlitz te leva para o vale do Loire: Tours e Orleans.

Fora de Paris existe a estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle. Como estão vendo na foto ela se chama Aeroport CDG 2 TGV. Sem passar por Paris você pode ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Eurodisney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático em outras manual (um guichê onde você deposita sua mala ) e, às vezes, as estações lhes dão as duas opções.

Este serviço não está disponível na estação do aeroporto CDG e na estação Saint Lazare. Na primeira por questões de segurança e na segunda porque ela está em reforma.

Na gare de Lyon este serviço está no nível menos 1, extension Chalon, sortie Place Henri Fresnay.

Na Gare du Nord no nível menos 1, ao lado da locação de carros, saída táxi.

Na Gare Montparnasse no nível mais 1.

Na Gare Austerlitz o site não indica, ou seja,  deve ser fácil achar.

Na Gare de l’Est nível menos 1, hall central diante dos toilettes.

Importante saber que viajar de trem com malas pesadas é difícil. Os trens são longos, os compartimentos para malas grandes afastado dos assentos, os roubos são frequentes, os corredores são estreitos para passar com malas e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos.

Por isto estas precisões e este conselho: embarque com malas leves e pequenas. Em cima do seu assento você terá o espaço para colocar uma mala do tamanho das malas aceitas nas cabines de avião.

www.gare-en-mouvement.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

516 pitacos, participe desta conversa

  1. Patrícia Sales disse:

    Rodrigo, desembarcarei no aeroporto CDG em Paris e terei que ir a Lyon. Já comprei o ticket de trem através da Rail Europe, mas não sei como faço pra chegar a estação de onde o trem partirá.

  2. Ivanise Maria da Silva disse:

    Rodrigo, comprei viagem de trem de Gare de Paris a estação Lyon Part Dieu. Verifiquei depois que existe uma estação mais próxima à minha hospedagem, Hotel des Savoies na Rue Charité, 80. Como faço pra minimizar esse impasse. Ou existe possibilidade de trocar a passagem sem perder o valor? Ou que me aconselha? A passagem foi comprada pelo Voyages-SNCF.com

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ivanise, não sei se entendi o que você quer fazer. O trem para Lyon sai de Paris da Gare de Lyon ou da Gare de Bercy (isso depende do horário). Para chegar até uma dessas estações você deve pegar o metrô perto do seu hotel.
      Abraços.

  3. Elizabeth disse:

    Mais uma vez vou a Paris (setembro) e mais uma vez seguirei as indicações do site da qual sou fã , tenho os roteiros e utilizo os serviços dos indicados. Desta vez estarei hospedada no Hotel Citadines Bastille Gare de Lyon e gostaria de saber como fazer para pegar o trem para Lisieux e Versailles

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Elizabeth,
      Lisieux: ande cerca de 10 minutos até à estação Gare de Lyon. Lá pegue o metrô linha 14 e vá até a estação Saint-Lazare. Lá pegue o trem comum até Lisieux.
      Versailles: ande cerca de 3 minutos até à estação Reuilly – Diderot. Lá pegue o metrô linha 8 (direção Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  4. Laurisa Pessoa disse:

    Rodrigo, gostaria de saber onde comprar passagem trem notuno Paris/Roma e qual a gare embarcar com todas as dicas e preco. Desemparcarei no Aeroporto de Orly pelaTap. Obrigada

  5. Carla disse:

    Minha filha vai à França em final de junho. Chega à Paris CDG dia 25/06 as 14:00 e de lá tem que ir à Dijon onde fará um curso.
    Como ela se desloca para pegar o trem?? Como posso comprar o bilhete com antecedencia??
    Qual os cuidados que ela deve tomar?? Ela tem 21 anos e é a primeira viagem sozinha.
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carla, ela tem 2 opções:
      – pegar um trem no próprio CDG e ir até Dijon fazendo uma escala em outra cidade
      – ir até a Gare de Lyon em Paris e lá pegar o trem para Dijon
      No primeiro caso a viagem dura 4h20m. No segundo caso, contando o deslocamento do CDG até a Gare de Lyon, a viagem dura cerca de 2h40m.
      Pesquise as opções, horários, preços e compre as passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/.

  6. Rhuby disse:

    Bom dia, vou a Paris em agosto/2015 e estou com dificuldades nos trajetos de trens pois nunca andei de trem na minha vida. Estarei hospedada próximo à estação de metrô Boissière e gostaria de ir para Versalles num dia e no outro para Reims. Pode me dizer qual metrô pegar, qual estação de descer e qual trem pegar e qual Gare. Também preciso de dicas de compras dos bilhetes para o trem. E se puder me dar dicas do que visitar nesses lugares em um dia ficarei muito agradecida pela ajuda.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rhuby, leia os nossos posts super explicativos sobre Versailles e Reims: http://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles/ e http://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/.
      Para ir à Versailles: pegue o metrô linha 6 (sentido Nation) na estação Boissière e desça na estação Bir-Hakeim. Saia da estação e ande cerca de 5 minutos até a estação Champ de Mars – Tour Eiffel. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICK) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Para ir à Reims: pegue o metrô linha 6 (sentido Nation) na estação Boissière e vá até a estação Montparnasse – Bienvenüe. Lá troque pela linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare de l’Est. No térreo da Gare de l’Est compre uma passagem de trem TGV para a cidade de Reims nos guichês da SNCF.
      Abraços.

  7. maria josé disse:

    Ótimo seu blog. Parabéns. É muito esclarecedor e por isso , contamos com sua ajuda, por favor.
    Em setembro iremos conhecer a Borgonha e chegaremos em Paris por Orly , daí direto para Dijon de trem. 3 perguntas: há uma linha direta de trem para Dijon a partir de Orly? se não, a qual estação deveremos ir do aeroporto, Bercy ou Lion e como? Agradecemos muito.

  8. Diego Castro disse:

    Olá! Muito bom seu blog, com valiosas informações. Estou morando em Lyon e pretendo ir a Paris em julho, juntamente com a namorada que vem me visitar. Pesquisando no OUIGO, consegui passagens Lyon->Mmarne-la-vallée – chessy a ótimos preços (15euros/trecho). Minha dúvida é:como ir desta estação para o centro de Paris? É preciso comprar tickets de trem com antecedência? Se sim, onde? Muito obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, na estação Marne-la-Vallée pegue o trem RER A até Paris. Ele tem várias paradas na cidade, a mais central é na estação Châtelet – Les Halles. Não precisa comprar ticket com antecedência, você o compra na hora nas máquinas que existem na estação.
      Abraços.

  9. Thomaz Junior disse:

    Olá, estarei com minha esposa em Paris em Agosto de 2015 e vamos para Roma dia 09/08. Minha dúvida é se vamos de trem ou avião.
    Procurei a viagem noturna, mas só tem saída de trem na Gare de Lyon as 14:00 com chegada em Roma as 05:00 do dia 10/08. É seguro para as malas? Já fui de Paris para Londres sem problemas, mas não sei como é para Roma?
    Já no site da AirFrance busquei passagens, mas só posso levar duas malas de 23kg, portanto, acho que vou pagar muito de excesso de bagagem!!
    Acho que vou de trem, mas queria ver se vocês me sugerem alguma coisa.
    Abraços!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thomaz, no geral é seguro. Eu acho a viagem de trem longa e cansativa mas se for muito excesso de bagagem vale a pena ir de trem mesmo.
      Abraços.

  10. solange disse:

    Olá! É possível chegar via metrô nas estações de onde partem trens para vale loire? Estarei próxima a linha 3. Como faço para chegar na estação e qual a melhor? Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Solange, é possível. Os trens para o Vale do Loire saem de Paris da Gare d’Austerlitz ou da Gare Montparnasse, isso vai depender de para qual cidade do Vale do Loire você pretende ir.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.