Paris/Veneza: trem ou avião

O artigo publicado a semana passada, (Como ir de Paris a Veneza) com a dica do Sérgio de uma viagem rápida a Veneza de trem, provocou este artigo de hoje.

alpes-marilia-pierre.jpg

Marília Pierre foi de Paris a Veneza de avião, aproveitou para conhecer os Alpes antes de virar adepta de escaladas. Ela acha a viagem de trem longa demais – 14 horas – e cara demais.

marilia-pierre.jpg

Alguns leitores gostaram da da sugestão Paris/Veneza de trem, outros preferem o avião. A leitora Adelia pagou apenas 89 euros, ida e volta, uma passagem Air France. Sem falar das companhias baratas.

Se formos fazer contas, talvez o trem não seja tão caro visto que são economizadas duas noites de hotel. Sempre que posso escolho o trem, mas o meu caso é especial. Detesto aviões, aeroportos, decolagens, aterrisagens.

As duas sugestões estão aí.

Publicidade

Veja Também

Paris e suas velas perfumadas

Evento Noite dos Museus: lista dos museus abertos gratuitamente em Paris

Fauchon lança novo éclair de chocolate

79 pitacos, participe desta conversa

  1. Rosangela Santos disse:

    Pretendo viajar em setembro-2013, de Veneza a Paris, em um trem diurno, para aproveitar a paisagem europeia. Vi vários comentários falando do PERIGO desse trajeto. O que me aconselham? É melhor desistir e ir mesmo de avião? Ou existe um trem confortável e seguro para essa viagem?

    • Mariana Berutto disse:

      Rosangela,

      no caso de Veneza, acho o avião melhor porque o trajeto em trem é muito demorado – 14 horas. Em geral, os trens são seguros. Mas, como em qualquer lugar, é ficar atento aos seus pertences.

  2. Vinicius disse:

    Não recomendo. Fiz a viagem de trem entre Veneza e Paris e não foi legal.
    É perigoso porque tem muito imigrante que entra nos trens para efetuar roubos, tanto que a policia está embarcando junto.
    É lento e no meu caso cheguei a Paris com 4h de atraso.
    É sujo.
    É mais caro que o avião.
    Agora, ase vc insistir vá de primeira classe ou terá que dividir um cubículo com 5 pessoas estranhas durante mais de horas.

  3. marina disse:

    Oi estou indo com meu namorado para paris em Fevereiro de 2013 e queremos ir para veneza no dia 08 de trem. Será que precisamos comprar os tickets com antecedência ou dá pra comprarmos na hora, já que é baixa temporada?! E se formos comprar lá, onde devemos ir para comprá-lo?

  4. Kelly Zamboni disse:

    Ola pessoal! Preciso muito de uma ajuda! Estou indo para Paris dia 22 e dia 27 quero ir para Veneza.. Quero muito ir de trem noturno, em cabine para duas pessoas (acho mais confiável) mas a Sncf nao vende mais essas passagens, somente a Thello. Mas esta muito caro! Alguém conhece algum outro site confiável que eu possa comprar? Ou poderia deixar para comprar na hora, se for melhor preço .. Muito obrigada a todos vocês! Bisou!

  5. Rodrigo disse:

    Ola, adorei as dicas…muito bom!
    Em novembro estou indo para Paria, Suiça e Italia. O itinerario Paria/Suiça encontrei mas estou com grande dificuldade de encontrar um itinerario mais facil de Suiça/Veneza…alguem pode me dar um help please? Vi que de trem é possivel, indo até Centrale Rome e depois voltar mais achei o preço muito salgado…conhecem outra maneira? Obrigado!

  6. Adriana disse:

    Boa noite, estou iniciando minha viagem a Europa, irei sair de São Paulo e vou a Paris, no mesmo dia pretendo ir a Charters, antes de pegar o trem em direção a Milão. Como faço, qual é a estação de trem que faz Paris-Milão? Pretendo pegar o trem noturno.
    Como estarei voltando de Charters estarei na estação Gare Montparnasse. Esta estação faz Paris/Milão?
    Qual é a estação correta e como faço para chegar a estação correta?
    Um abraço
    Adriana

  7. carlos disse:

    olá pessoal, estou tentando comprar passagens pelo rail europe de paris para veneza no trem da thello noturno em cabine privativa para 2 pessoas e não tem opção de escolha.. consegui esta opção através do site http://www.italiarail.com... alguém conhece? é tranquilo comprar por este site? só imprimir e chegar lá com a passagem impressa em casa?

  8. tatiane disse:

    Lina, tudo bom?
    adorei seu blog… e pelo que vi vc sempre ajuda com dicas os mais perdidos.. como eu!
    partirei de veneza para paris em setembro, e queriamos ir com algum trem q passasse pelos Alpes, voce conhece?
    e de paris vamos para londres para voltar ao Brasil. :) obrigada. abs.

  9. therezinha de jesus r. z disse:

    Pretendo viajar em setembro para Paris e de lá quero tomar um trem para veneza, gostaria de saber: como estará o tempo e qual é o meio de transporte mais rápido , seguro e mais econômico para uma sra sozinha. Será que 15 dias é suficiente?Qual será o custo mais ou menos? Será que alguem pode me responder? Desde já agradeço

  10. LuciaC disse:

    Vanessa,

    SNCF saindo da Gare de Lyon/Paris chegando Porta Garibaldi/Milan.
    Três vêzes ao dia desde Dezembro 2011, pelo que me informei.
    O horário do TGV das 10:41am me pareceu ótimo!
    Já fiz o trajeto Milan/Paris e achei lindo! Era Outubro e a neve cobria os montes. São mais ou menos 7 horas de viagem atravessando os Alpes como Anibal fez com os elefantes!
    Não deixe de conhecer o Train Bleu ou BigBen Bar na Gare de Lyon.
    Confira aqui:
    http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?rfrr=interstitielRecherche_body_cliquerici&hid=YF6#anchor_false_10h41_17h46_25.0_9245

  11. VANESSA disse:

    Estarei em Paris em Abril 2012 e gostaria de saber qual a melhor opção de trem para MIlao. Se eu fizer a viagem noturna, perderei alguma paisagem importante?..qual estação em Paris pego esse trem e qual companhia?

    Muito Obrigada!

  12. Claudia disse:

    Se eu for de trem de Veneza a Paris a noite, eu não terei paisagem para ver, certo? Então é melhor ir de avião? Queria entender se é melhor usadr o trem e em que sentido, porque terei pouco tempo de viagem e me parece que de avião é mais rápido e mais barato. Vou de Londres para Roma, Roma – Veneza, Veneza – Paris só terei 10 dias. Muito obrigada desde já.

  13. marcia disse:

    Ótimo site e excelentes dicas. Preciso de uma informação que não está bem clara nos comentários de vcs: estarei em Veneza no mês de baril/2012 e quero ir para Paris de avião, posso comprar esse trecho lá ou é mais seguro pelo site aqui.

    • conexaoparis disse:

      Marcia
      Tudo depende do dia e da hora. Se for durante férias escolares na Italia ou na França, talvez não consiga exatemente o que procure. Por isso melhor comprar com antecedência pelos sites das companhias aéreas.

  14. Cyro disse:

    Vou em abril próximo a Paris e resolvi ir a Veneza de lá pela easyjet. a passagem saiu 180,oo reais só ida. Vôo saindo as 11:00 e chegando 12:40. A companhia cobrou treze euros por cada mala e mais uma taxa pela compra com o cartão.

  15. renata disse:

    Stela,
    nesse site http://www.italiarail.com/ to fazendo a compra pro final de dezembro e tá rolando.

  16. Renata disse:

    Oi, Stela. Olha, nós ainda não compramos as passsagens. O que vimos no site é que as passagens para datas a partir de 11 de dezembro devem ser compradas nos países, pelo menos é o que avisa o site da artesia. Tentamos fazer o esquema pela sncf é deu mais certo. Ao menos aparecem as opções de compra. Vou tentar e depois te digo se conseguimos ou não.
    boa sorte pra gente!

  17. Stela Roch disse:

    Tentei comprar o trecho Veneza-Paris, e fui informada que a empresa retirou a rota a partir de meados de dezembro… Parece que só nos resta o avião.

  18. Renata disse:

    Obrigada, Sueli! Ficamos um pouco aflitos com isso! Vocês acham loucura deixar pra comprar a passagem de trem lá mesmo na Itália? Chegaremos no dia 05 de Dezembro e a viagem de trem de Veneza pra Paris será feita no dia 29 de Dezembro.
    Obrigada novamente
    Renata

  19. Suely disse:

    Renata
    Pra entrar na Suiça não precisa de visto,vá sossegada.

  20. Renata disse:

    Olá,
    eu e meu marido gostaríamos de fazer essa viagem de trem. No entanto, ouvimos um boato de que seria necessário ter um visto suiço, ja que o trem passa pelo país. Isso é verdade? Alguém daqui já fez a viagem e pode nos dar mais informações a respeito?
    Muito obrigada,
    Renata

  21. Felipe Cândido disse:

    Lina,

    A TrenItalia finalmente respondeu meu email. Segundo eles só é possível a compra de bilhetes internacionais pelo site se estes forem retirados em território italiano ou por agencias credenciadas nos países de origem.

    Obrigado pela disposição.

  22. Felipe Cândido disse:

    Train: Euronight 221 date 08/10/2011 from Paris Bercy 20:33 to Venezia S. Lucia 09:34

    Lina,

    No processo de compra só fala isso. O que está me dando dúvida é que a trenitalia informa que não tem terminais de auto serviço. Teria que ter uma bilheteria convencional.

    Desde já agradeço a disposição em ajudar.

    • conexaoparis disse:

      Felipe
      Olhe bem. Em qualquer estação você pode retirar seu bilhete. Sempre foi assim. Não precisa retirar na estação de embarque.
      Você vai embarcar em Bercy. Ela é uma estação normal. Então terá guichês. Mas como já sabe que pode também retirar em qualquer outra estação, fica mais fácil.

  23. Felipe Cândido disse:

    Lina,

    Ainda estou na dúvida se posso retirar os bilhetes comprados no site da trenitalia.com. Lá fala que o bilhete internacional deve ser retirado nos terminais de auto-serviço e em caso de não existir na estação, procurar uma agência da empresa.

    Encontrei esse contatos, mas eu nem arranho no Francês. Caso alguém aí na frança possa me ajudar agradeço muito.

    Attente des trains
    Salon grand voyageur
    Téléphone : 01 43 41 00 46
    Complément d’accès : Niveau 1 : Salon ARTESIA

    Trenitalia
    66 av Champs Elysées 75008 PARIS
    N° à tarif spécial : 0 825 800 329
    du lundi au dimanche de 17:45 à 20:15
    jours fériés de 17:45 à 20:15

    • conexaoparis disse:

      Felipe
      Me informe o nome da estação. Está assinado na passagem. Toda grande estação tem guichê.
      No auto atendimento, você deve inserir cartão com chip, o mesmo com o qual adquiriu a passagem.

  24. Felipe Cândido disse:

    Nossa obrigado, já havia enviado email para trenitalia e para Artesia, mas nenhuma respondeu. Vou comprar direto pelo site da http://www.trenitalia.com porque está com ótimas promoções. Fica ai a dica para quem está querendo ir a veneza de trem a noite.

    Mais uma dúvida para o pessoal ajudar, é minha 1ª vez em Paris, lendo sobre o artigo de Bercy li que é um bom local para quem já conhece a cidade. Seria uma boa eu ficar em Bercy para facilitar quando for pegar o trem para Veneza ?

    • conexaoparis disse:

      Felipe
      Paris é pequena. Não se preocupe com este detalhe. Com o metro o acesso às estações ferroviárias é muito fácil. Elas são todas em Paris mesmo e bem centrais.

  25. Felipe Cândido disse:

    Acho que escrevi bobagem, quando colocam Paris Bercy se referem ao Gare de Lyon (http://maps.google.com/maps/ms?msid=214402325395005896523.0004a917b70436e70c6c2&msa=0&ll=48.844783,2.374259&spn=0.001649,0.005284) ou Gare de Paris Bercy (http://maps.google.com/maps/ms?msid=214402325395005896523.0004a917b70436e70c6c2&msa=0&ll=48.840165,2.382327&spn=0.001649,0.005284) Fiquei na dúvida depois que li que o trem de Paris/Veneza saí do Lyon

  26. Felipe Cândido disse:

    Muito bom ter achado esse tópico aqui no conexão, tem me ajudado bastante, decidi fazer o trecho Paris/Veneza de trem por dois motivos. Primeiro não achei passagens com preços bons saindo em um horário praticável de paris ( 07:00 de Orly) e segundo por ser um trem noturno economizo uma diária em hotel. Vou tentar comprar meus bilhetes pela http://www.trenitalia.com, só estou com uma dúvida, lá explica que tenho que retirar os bilhetes em um guichê da empresa em Paris. Sabem se no Gare de Bercy, que é de onde sai o trem, tem esse guichê ?

  27. MFuji disse:

    Caros amigos, necessito de ajuda, pois estou numa roubada danada. Dia 23 de setembro/2011 estarei em Avignon tentando seguir à Veneza. Por falta de opção comprei (internet) um TGV até Lyon pra em seguida comprar um TER/Alesia até Veneza. Só que esse seguindo trecho não aceitou pagamento via c.credito. Logo, agora fiquei na mão. Será que conseguirei comprar passagem em Lyon na hora a preços satisfatórios ou será que tem outros meios de eu chegar em Veneza? Eles pedem um endereço na França pra enviar a passagem. Será que tem como contornar? Obrigado pela atenção

    • conexaoparis disse:

      MFugi
      Paris centraliza tudo. É muito complicado e às vezes impossível ir do interior da França para outras cidades. Fico até admirada de você ter achado passagem de Lyon para Veneza. Você viu o tempo da viagem? Porque TER é trem lento. Não seria melhor anular tudo e comprar Paris/Veneza?
      Escolha a opção de retirar sua passagem no guichê da estação.

  28. Marli Dante disse:

    Vou estar em Paris e gostaria de ir para Itália.
    Você acha melhor ir para Milão, Veneza ou Roma? De trem ou de avião?
    Obrigada,
    Marli

  29. ZuzoBem Gara disse:

    ” mais nao falo frances e mem ingles”
    E nem português… kkkkkk

    2 ou 3 dias para conhecer Veneza.
    Menos é desperdício.

    De trem é econômico mas cansativo.

  30. Neidi Reis disse:

    Adorei este jeito gostoso de aprender sobre viajar. Pretendo realizar viagem Paris a Veneza de trem durante o mês de janeiro, sabendo do frio horroroso, mas só tenho férias neste período, gostaria de saber se dá para aproveitar bem no frio.
    abraços

  31. jair ferro disse:

    boa tarde!!
    olha vou viajar de PARIS A VENEZA no dia 04/11 de trem, mais nao falo frances e mem ingles voce acha que vou ter muita dificuldade?
    adorei o saite, parabems.

  32. Beth disse:

    Roberta
    Eu já fiz essa viagem, só que ao contrário (Paris/Veneza).
    Vale a pena. é uma experiência e tanto…
    Abs.

  33. Roberta Braga disse:

    Boa noite, pessoal.

    Parabéns pelo site.

    Gostaria de fazer uma viagem de Veneza a Paris (nesta ordem), via lagos e alpes suícos, durante o dia. Alguém tem mais detalhes sobre o percurso? Adoro viagens ferroviárias, desde que por belo cenários, como parece ser o caso.
    Um abraço a todos e desde já agradeço.
    Roberta.

  34. conexaoparis disse:

    Monteiro
    Gare de Lyon.

Próximos 29 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.