Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos,  antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis,  ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados  invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.

pro1.jpg

Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul,  escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.

pro2.jpg

Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da  colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.

pro4.jpg

pro5.jpg

Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.

pro6.jpg

Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.

pro7.jpg

pro8.jpg

Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris