O Castelo de Versalhes é destino obrigatório para os brasileiros que visitam Paris. Mas, por trás de toda a beleza, o mais interessante é a história de todos que aí moraram, fatos diversos misturando glória, guerra, amor, infidelidade, egoísmo e humor.
Para descobrir essa história e conseguir de fato entender toda a dimensão do palácio, nada melhor do que fazer uma visita guiada pelo interior do palácio.
A visita
Logo na entrada, visitamos a capela palatina, última obra de Luis XIV. O rei, já em idade avançada e casado com Madame de Maintenon que era muito católica, encomendou um afresco no teto com a santíssima trindade. No centro, seu auto retrato com o Espírito Santo iluminado.
Além de apreciarmos a beleza das obras, dos afrescos no teto, das esculturas, dos quadros, das tapeçarias, vamos descobrindo detalhes ocultos que passariam despercebidos como, por exemplo, os “L”s de Luís inter-cruzados nas pinturas.
Cada sala cumpria uma função na vida da corte: sala de comer, sala de jogar, sala de beber, sala de música.
Quatro do rei. Foto de Jenis Darvis, no Flickr
Durante o percurso, a guia Zildinha nos relata também a história de sucessão dos três reis que ali viveram. Durante cento e sete anos Versailles foi moradia real, antes de se transformar em museu. Imaginem os detalhes sórdidos ou cômicos envolvendo a privacidade da corte, como por exemplo, a moda das perucas, lançada por Luís XIV para esconder sua cabeça careca, resultado de uma doença contraída quando tinha somente vinte anos.
O ponto alto da visita é a bela Galeria dos Espelhos onde acontecia o Grande Baile. Os dezessete grandes espelhos ali foram estrategicamente colocados para refletir o jardim. E as pinturas do teto relatam as vitórias da guerra e simbolizam a grandeza do reino.
A Galeria dos Espelhos, dentro do castelo. Foto de Georges de Velkeneer, no Flickr
Visitamos os aposento das três rainhas e a guia nos contou a historia da Maria Antonieta: nascida na Áustria, ela chegou a Versailles aos 14 anos sem falar francês. Tornou-se rainha aos 19 e foi guilhotinada aos 39. Ela ficou conhecida por ser erudita, gastar muito e adorar moda. E se enganou ao achar que o povo francês a adorava.
Para finalizar a visita, a guia nos sugere um passeio pelo estonteante jardim composto por 850 hectares, 50 fontes e 10.000 jatos de água.
Os jardins de Versailles. Foto de Xuemin Guan, no Flickr
Embalado pelas histórias da guia, deixe sua imaginação fluir e faça uma volta ao passado.
Para reservar sua visita guiada ao castelo de Versalhes com guia-conferencista brasileira, clique aqui e entre em contato com a gente.
O que aprendemos durante visita guiada
- O Palácio de Versalhes foi construído em 1661 por Luís XIV como um ato de auto glorificação. Quando coroado rei, aos cinco anos, Luis XIV morava em Paris e Versalhes era um vilarejo onde a família real caçava.
- Luis XIV nunca se esqueceu de um fato da sua infância: quando, obrigado pela população revoltada a deixar o Palais Royal, sua antiga moradia, foi obrigado a passar a noite no frio, tendo como cama o chão gelado. Traumatizado, se tornou um rei desconfiado e não quis mais morar em Paris. E assim a capital do reino se mudou para Versailles.
Os jardins do castelo de Versalhes, obra do paisagista Le Nôtre. Foto de NetCFrance, no Flickr.
- Longe do povo parisiense, Versalhes era a moradia de mais de 2 mil cortesãos que viviam em apartamentos de 60m2 dentro das dependências do castelo.
- Para distrair a nobreza, o rei organizava festas e peças de teatro várias vezes por semana. Sem contar o grande baile que acontecia todos os sábados.
- A hierarquia da ocupação do castelo era assim: no centro, os aposentos do rei, da rainha, a famosa galeria dos espelhos e as salas frequentadas pelos cortesãos. Na ala sul, os aposentos dos mais chegados ao rei, incluindo suas “prediletas”. Na ala norte, todos os outros.
Fachada do castelo de Versalhes. Foto de Guillaume Cattiaux, no Flickr.
Nossos passeios em Paris e Viagens pela França
O Meia-Noite em Paris é a boutique de experiências do Conexão Paris. Nós criamos e desenvolvemos passeios a pé, Tours de bike, visitas guiadas a museus, degustações e viagens para que você aproveite de forma autêntica e charmosa a sua estadia em Paris e na França.
Passeios em Paris
Clique no nome do passeio para saber todas as informações, você será redirecionada para o nosso site Meia-Noite em Paris, onde poderá fazer sua reserva:
- Passeio Meia-Noite em Paris by Bike
- Passeio de Bike em Paris Privativo Diurno
- Passeio em Montmartre de bike elétrica
Viagens pela França
Nós oferecemos viagens de 1 dia — no estilo bate e volta — e também viagens de 3, 4 e 5 dias.
Baixe os catálogos com todas as informações e explicações sobre as viagens. Se ficou alguma dúvida, escreva para a Fernanda no email [email protected] ou envie uma mensagem no Whatsapp +33 6 52 54 85 22.
- GIVERNY – CASA E JARDINS DE MONET (bate e volta):
- Todas as quartas-feiras de abril ao fim de outubro.
- clique aqui para saber todas as informações e fazer sua reserva.
- VERSALHES (bate e volta):
- Todas as sextas-feiras de março a novembro.
- clique aqui para saber todas as informações e fazer sua reserva.
- VALE DO LOIRE (bate e volta):
- Todas as terças-feiras de abril a novembro.
- clique aqui para saber todas as informações e fazer sua reserva.
- PROVENCE – 7 dias: clique aqui e entre em contato com a gente para mais informações
- Datas 2026: 30 de abril a 06 de maio | 22 a 28 de setembro
- MONT SAINT MICHEL – 4 dias: clique aqui e veja o catálogo
- Datas 2026: 18 a 21 de maio | 10 a 13 de outubro
- VALE DO LOIRE – 3 dias: clique aqui e veja o catálogo
- Datas 2026: 02 a 04 de junho | 06 a 08 de setembro
- VALE DO LOIRE – 5 dias: clique aqui e veja o catálogo
- Datas 2026: 09 a 13 de junho | 25 a 29 de outubro
- BORGONHA – 3 dias: clique aqui e veja o catálogo
- Datas 2026: 24 a 26 de junho | 15 a 17 de outubro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
76 Comentários
camila batistella
Por gentileza, poderiam me passar o contato da guia Zildinha?
Rodrigo Lavalle
Camila, por favor, escreva para a Heloisa no email [email protected]. De qualquer forma entraremos em contato com você por email.
Roberto Brentano
Oi. Estaremos no dia 18/abril/2018 lá em Versalhes e estaremos de carro, pois depois iremos para o vale do Loire. Tem como reservar apenas a visita guiada com a/o guia brasileira(o)? E quanto seria o custo?
Obrigado.
Roberto
Rodrigo Lavalle
Roberto, iremos entrar em contato com você por email.