Atrás da Ópera Bastille se encontra o Viaduc des Arts, a vitrine do artesanato francês. Trata-se de um viaduto longo de mais de 1 km que foi recentemente inteiramente reabilitado. Este viaduto foi construído para receber os trilhos que conduziam os trens à antiga estação ferroviária que existia no lugar da Ópera. A estação foi destruida mas o viaduto ficou como lembrança desta época. A sua reabilitação consistiu na criação de uma longo jardim na parte de cima, no lugar dos trilhos, jardim este que se chama La Coulée Verte e na construção de lojas na parte de baixo, aproveitando os antigos arcos. Estes lojas foram ocupadas pelos grandes mestres do artesanato francês.
São 51 artistas de áreas diversas como restauração de obras antigas, fabricantes de móveis em madeira, de violão e violino, de maçanetas em bronze, estilistas de costumes de espetáculos, joalheiros, escultores, fabricantes de bonecas e marionetes, algumas galerias de arte, chapeleiros, molduras de arte, fabricantes de lustres e luminárias…
Informações:http://www.viaduc-des-arts.com/alphabet-An.html
Como chegar: de metrô descer na estação Bastille e pegar a rue de Lyon do lado direito da Ópera. Logo em seguida à esquerda começa a avenida Dausmenil e o Viaduc des Arts. Entre as lojas existe um bom café/restaurante.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
Cludia Abafa
Como posso expor na vossa galeria
Matheus
EU QUERO É QUE FALE SOBRE O ARTESANATO FRANCES!!
verena
muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo …………….sem graça!
conexaoparis
Gisele
Siga até ilha Saint Louis. Mais bonito.
O mercado é de alimentos.
Gisele
Muito obrigada pela resposta. Você é sempre muito cuidadosa conosco…
Estava pensando em seguir o roteiro do Marais até o final, e terminar na Saint Chapelle/Conciergerie. (E tomar um bertillon, claro…) Será que dá tempo de pegar o horário de visitação delas?
O que você faria ? Seguiria até St Louis ou desviaria o roteiro pela Bastille ? Tenho tempo (13 dias) e poderia voltar em um outro dia.
Lina, o mercado é de alimentos?
Sem querer abusar da sua maravilhosa boa vontade conosco…
Abraços,
conexaoparis
Se tiver tempo vale a pena.
O Viaduc é interessante, se for dia de mercado, melhor ainda.
Não tem perigo nenhum. E perto da praça des Vosges, uma das mais bonitas e Paris. Quando estiver nesta praça, roteiro do Marais, dê uma esticada na Bastille.
Gisele
Oi Lina,
Tenho muita curiosidade de conhecer a região da Bastille, mas um monte de gente já me disse que não há muito pra se fazer por lá. E que o ambiente não é lá dos mais seguros de Paris. Você acredita que em uma manhã dá pra conhecer esse roteiro? É realmente seguro (mania de brasileiro medroso com tudo…) ? Vale a pena ?
(Pretendo criar um “quinto dia” do seu roteiro conhecendo a região de Montmartre.) Qual seria uma boa pedida pra completar o dia, se encaixarmos a Bastille no ” sexto dia” no seu super roteiro ?
Obrigada,