Nas margens do Sena se encontra a Torre Eiffel. Em seguida, caminhando em direção ao centro do 7ème, temos o Champ de Mars, depois a Ecole Militaire e, atrás desta escola, a sede da Unesco. Trata-se de uma dos raros exemplos de arquitetura contemporânea em Paris.
A sede é composta por várias construções e o croqui azul mostra o prédio principal. Entrar na Unesco é complicado por questões de segurança, mas todos podem marcar uma hora para visitar esta instituição. Vale a pena por várias razões.
Pela arquitetura. O prédio foi construído em 1958, projeto do americano Marcel Breuer, do Italiano Pier Luigi Nervi e do francês Bernard Zehrfuss.
Pelas obras de arte: Calder,
Giacometti,
Picasso,
Erik Reitzel e outros mais.
E pela vista. Das janelas do restaurante, que por sinal é ótimo e se encontra no último andar do prédio principal, vemos a torre,
a escola militar
e o conjunto formado pelos prédios da Unesco.
Para marcar uma visita: http://portal.unesco.org
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
71 Comentários
Eymard
Beth: se voce nao existisse, nos teriamos que inventa-la. Descendente dos Habsburg e agora parenta de Hausmann (risos)!!!!
Mas eu sou ciumento!!! Que historia ‘e essa de querer apresentar a sua netinha para o filho da Adriana ANTES de apresenta-la para o meu filho??? (risos).
Brincadeiras a parte: ha simbolos do modernismo na arquitetura francesa. Esse e um mote interessante. De le corbusier a Niemeier; de Paris a Brasilia. Conheci, meio por acaso, esse conjunto arquitetonico da Unesco andando de Saint Germain em direcao a Torre…Nao entrei, mas ja acostumado com o “modernismo” brasiliense, nao me escapou!!!!
Beth
Lucia
Que interessante, eu também conheço a sede do partido comunista do Niemeyer, risos. Assim como a sede da Unesco, etc. Mas no meu caso fica mais fácil de explicar, tenho um tio arquiteto que morou 30 anos em Paris e era um apaixonado por sua arquitetura contemporânea. Ele foi um dos responsáveis pela recuperação da área dos Les Halles…
Abs.
conexaoparis
Todos
Vocês podem visitar o prédio e suas obras.Visitas com hora marcada.
conexaoparis
Sueli
Não coloquei fotos do restaurante, nem dos pratos pedidos, não dei nenhuma informação porque ele é privado. É o restaurante da instituição e reservado aos membros e seus convidados. Fui convidada por alguém que trabalha na Unesco.
Lucia
Lina,
tambem não conhecia a sede da Unesco.
Adorei saber.
Predio muito lindo e a indicação como sempre, preciosa.
Conheço um outro exemplo de arquitetura comtemporanea em Paris” a sede do partido comunista.
Faz muito tempo e foi por acaso. A intenção era ir ao Jardim Botanico.
A obra e’ do Oscar Niemeyer e fica em Belleville.
Diz a lenda que Edith Piaf nasceu na rue de Belleville, mas na rua mesmo!
XXX
Sueli OVB
LINA
Esqueci de perguntar como acessamos o restaurante, uma vez que você diz que é complicado entrar no conjunto. Qual o nome do restaurante?
Beijos
Sueli OVB
Lindíssimo dia, Lina, aqui no Planalto Central. A profiter.
Você me pegou. Nunca cheguei até a Unesco. Adorei e na próxima, não me escapará.
Como sempre, um presente.
Beijos
Bia Bomfim
Lina, através do seu blog consegui alugar o Eiffel 3&4 do Roberto. Seremos quatro – filhota que nasceu aí e vai conhecer a cidade, mais duas cunhadas. Ficaremos pertinho desse cenário, na Augereau. Obrigada pelas dicas, foram valiosas nesta viagem de reencontro.
Claudia Pimenta
oi lina! delícia de visita… pela arquitetura do prédio e pelas obras de arte! bjs e bom fim de semana!
ieda dias
Ótima dica , Lina. Nunca entrei no prédio e acho que a visita seria legal. Das fotos identifiquei uma artista que conheci muito da obra e da vida lendo biografia dele. Amo. Ele e o irmão Diogo foram craques. Tive o prazer de trabalhar com uma pessoa que tinha obras dos dois em casa. Muito chic, né?
bjins
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com