“Dormi com meu marido francês na metade de nosso primeiro encontro”. Assim começa o livro de Elizabeth Bard Almoço em Paris, uma história de amor.
Gostei deste tom direto.
Gostei de ler a experiência de vida de uma americana residente em Londres e com fins de semana em Paris na casa, do então, namorado francês. Os contrastes culturais obrigatoriamente me interessam e me lembram meus primeiros anos na capital francesa. Apesar das nossas diferenças, ela da América do Norte e eu do Sul, as situações engraçadas ou sinistras foram similares.
De capítulo em capítulo, ela compara o comportamento dos americanos com os franceses em cenas da vida como a primeira noite, o dia em que conheceu os pais e os amigos do noivo e a alegre e desorganizada festa de casamento quando os americanos comeram o queijo antes da refeição e os franceses após o prato principal.
Ao descrever seu dia a dia parisiense, a autora recheia seu texto com dicas de passeios pela cidade, de restaurantes e de receitas dos pratos franceses típicos.
Um livro simples e despretensioso.
Elizabeth Bard. Almoço em Paris: uma história de amor com receitas. Tradução Alexandre D’Elia. Editora Leblon.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
heloisa luz
Eymard, você tem razão, o livro do ministro está mais para uma egotrip ou o amor de um quartier por seu morador estrangeiro que se tornou um germanopratin, com muito gosto. Mas a leitura valeu, por várias passagens interessantes e pelo senso de humor e alegria de viver do autor.
Agora vou começar a ler “Almoço em Paris”, que ganhei de presente da minha irmã, apaixonada pela cidade assim como eu..
Camila
O livro é ótimo! Comprei e devorei! Literatura leve que faz um belo retrato cultural dos parisienses pelos olhos de uma americana. Recomendo muito!
Marcos
Um livro “egótico”!!!
Eymard
O livro do Ministro Eros Grau me decepcionou. Esperava mais dele.Ha trechos e passagens interessantes que poderiam ser melhor exploradas (por ex a deliciosa historia da mulher misteriosa). Mas achei que estava mais para “EGOS” grau por falar mais dele do que propriamente de Saint Germain.
Marcos
Parece bacana!
Já o livro do ex-ministro do STF, Eros Grau, apesar de recomendado pela Suely, sempre muito lúcida nos comentários deixados aqui neste CP, não sei, não… O livro foi descrito como “delicioso” (!) por Danuza Leão e o autor já perpetrou tiradas do naipe da proferida na ocasião de lançamento de seu primeiro livro de ficção, “Triângulo no Ponto”, a saber: “A imprensa matou o livro. Por me chamar Eros, virou erótico. Se me chamasse Hermes, seria hermético”. Hum…
José Rodrigues
Pareceu bem interessante.
Fui aluno do Eros e se o livro dele tiver metade das tiradas das aulas deve ser ótimo.
Estão na lista.
Tania Baiao
Anotado! Já vou fazer o pedido!
E o que me parece melhor: divertido!
Suely
Deve ser muito bom, vou anotar, no momento estou lendo “Paris- Quartier Saint Germain-Des-Prés” do Eros Grau, ed Globo, leve, divertido e com boas dicas.
Abraços
Joao/Elsa
Bela dica Lina. Atualmente estamos lendo “Paris sobre Trilhos” da Ina Caro. Um retrato fiel da cidade. A autora lança mão de uma narrativa gostosa contemplando aspectos históricos e biográficos além de disponibilizar grandes dicas que vão de charmosos bistrôs a grandes hotéis. Recomendamos muito. Um grande abraço.
Adriana Pessoa
Dica anotada.
Deve ser literalmente delicioso….