Foto: Fatos e Fotos de Viagem
Após discussão em recente artigo do Conexão Paris sobre ser turista ou ser viajante, Eymard me sugeriu ler um artigo publicado no excelente blog Fatos e Fotos de Viagem. Conheço o proprietário deste blog, já nos encontramos algumas reais ou virtuais vezes. Concordo com tudo que é dito neste artigo do FFV e convido-os a o lerem também. Para isto cliquem aqui. Aproveitem e apreciem as maravilhosas fotos deste blog.
Finalizando a questão, gostaria de acrescentar que sou uma eterna turista em Paris. Que graças ao meu olhar de turista, meu marido, bem francês, adquiriu nova maneira de ver sua cidade, uma olhar aberto às novidades, aos detalhes e a tudo aquilo que para nós será sempre uma descoberta.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
97 Comentários
eidia
Sueli, talvez eu tenha usado o termo errado, mas a gente não dá valor ao que tem. Quem mora no Rio não se levanta todo dia e olha pro corcovado cheio de alegria, já perguntei a um italiano, passeando por Roma: vc não fica louco com esta maravilha que é o Coliseu bem perto da sua casa? E ele: porque? rss. Já levei vários franceses pela primeira vez a lugares que são prioritários nas visitas de turistas. Então, é mais ou menos isso… a gente não liga, não valoriza.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
LuciaC
Gosto muito de seus comentarios, Sueli OVB.
Sempre de bom senso, sensibildade e delicadesa.
Eu sinto tambem que a rotina compromete a retina.
A curiosidade, um interesse apaixonado pela vida sao otimos colirios, capazes de transformar um olhar cansado em visao raioX .
Aquele olhar que transcende o banal e o torna especial.
E’ um fato que pontos de visao diferentes, geram diferentes pontos de vista. Mas acho que da’ para ser turista, viajante, estrageiro, descobridor, desbravador, andarilho tudo ao mesmo tempo.
Mudando o “ou” pelo “e” acrescenta-se em experiencia mesmo que as bagagens sejam diferentes.
XXX
Sueli OVB
EIDIA
Não sei se seria um olhar de desdém… Acho que é um olhar de acomodamento, de pressa, de comprometimento, de intimidade… O mesmo que se costuma dirigir às pessoas muito chegadas. Às vezes se tem preciosidades dentro de casa, mas a grama do vizinho é sempre mais verdinha…
eidia
É isso mesmo. O morador olha com desdém pra cidade. O turista olha com avidez e vontade de ser feliz, ver coisas lindas, valorizar. Já fiz nativos ” descobrirem ” a sua cidade. Muito bom
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Sueli OVB
EYMARD, JORGE FORTUNATO, LOULOU E PATRÍCIA VENTURINI.
Olhos atentos, olhos sempre atentos e de descoberta é o que nos faz conhecer lugares e pessoas lindas como vocês. Eu procuro ter olhos atentos para a vida.
Beijo carinhoso a vocês.
LOULOU
Duvido que eu me expresse melhor que você. Foi um acaso.
Patrícia Venturini
Sueli OVB
Concordo em gênero, número e grau com as suas palavras!
Marilia Pierre
Acho que somos todos turistas
Eu sou turista, pra sempre.
Essa distinção turistas x viajantes é um clichê meio feio, que alimenta um preconceito bobo e serve a legitimar hábitos mal-educados.
É distinção de pessoas que fazem em essência a mesma coisa.
Loulou
Sueli OVB
Vc falou EXATAMENTE o que eu penso sobre o assunto. E que bom! Pq vc explicou muito melhor do que eu conseguiria fazer.
Beijos!
eymard
Giovanna, ser “estrangeiro” no nosso próprio lugar, é manter um certo “distanciamento”. Uma certa sensação de “não pertencimento”. De Camus a Visconti; passando por Wells, Deleuze e Caetano Velloso, o tema do “olhar estrangeiro” rende muitos nós de tricots (rs). Eu gosto da sensação de que eu pertenço a algum lugar (e até estou preso a ele; o carrego para onde for; ele está dentro de mim – Phillip Roth que o diga!!). Mas cuido para não perder o olhar estrangeiro; curioso; distante. Isso me deixa menos rude! Mais tolerante. Verdadeiro remédio contra a xenofobia!
Penso que não devemos tratar esses olhares como excludentes. Ao contrário. O segredo está em abandonar as aporias!
Rapha Aretakis
Como turistas olhamos para o mundo com olhos de descoberta! Sou de Recife, mas casei e fui morar em São Paulo faz 1 ano e 5 meses, agora estou passando 3 meses aqui na Alemanha. Sou turista em São Paulo, o que me faz acordar a cada final de semana querendo descobrir novos lugares e escolhendo os meus favoritos. Sou super turista aqui na Alemanha, que tem cada cidade mais linda que a outra e também me sinto turista em Recife, pois toda vez que vou lá visitar a família gosto de revisitar meus lugares favoritos e conhecer os novos. Acredito que aproveito minha cidade natal com mais intensidade. Recomendo essa vida movimentada! Minha casa é onde eu estiver!
Beijos,
http://raphanomundo.blogspot.com