Na França, a sobremesa das festas do fim do ano é obrigatoriamente a bûche de noel. Cada pâtissier possui sua receita secreta. Abaixo alguns exemplos das bûches 2011.
Bûche da Maison du Chocolat feita com mousse de chocolate puro, creme com grãos de vanilha, griottes em calda e biscoito de chocolate. A parte externa é em chocolate e folhas de ouro.
Para 8 pessoas, vendida nas lojas da marca dias 22, 23 e 24 de dezembro. Preço 119 euros.
Bûche Pierre Hermé feita com creme mascarpone, chocolate e biscoitos de trufa preta.
Para 8 pessoas, vendida nas lojas da marca à partir do dia 26 de dezembro. Preço 110 euros.
Bûche do supermercado Monoprix feita com chocolate puro e limão brasileiro. Realização do chef Philippe Segond ( Melhor Operário da França Pâtissier).
Vendidas nos supermercados Monoprix. Preço 18.50 euros.
Bûche aveludada Daloyau feita com biscoito perfumados com frutas vermelhas, creme vanilha e coulis de morangos e framboesas.
Vendida nas lojas Daloyau. Preço individual 8.80 euros e para 6 pessoas 55.80 euros.
Endereços: Pierre Hermé 72 rue Bonaparte 75006 Paris – Maison du Chocolat 8 boulevard de la Madeleine 75009 Paris – Monoprix 21 avenue de l’Opera 75001 Paris – Daloyau 2 place Edmond Rostand 75006 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
Marcos
O mais intrigante, ao menos para mim, é que a igreja diligentemente se apropriou de um costume celto-druídico (aqui não me refiro mais ao doce, mas à referência primeva), transmutando-o em metáfora cristã.
Marcos
Mais que parisiense, a “bûche” é uma tradição verdadeiramente francesa, mesmo porque a autoria do doce, ainda cingida por incertezas, é disputada por parisienses, lioneses e, até mesmo, monegascos.
Laura
Não sabia onde deixar esta cronica de um colaborador do Instituto Moreira Salles: http://blogdoims.uol.com.br/ims/dialogo-com-taxista-parisiense/
conexaoparis
Laura
Obrigada. Gostei muito da crônica. Vou colocar no facebook.
Beth
Adoooro Bûche de Noel..
Não conheço nada mais parisiense…
Lenna
Que delícias!!! Vou continuar com água na boca, pois a época em que vou à Paris não tem nada a ver com o Natal…
juliana
AMEI, EU SO VOU PODER COMPRAR O QUE VENDE NO SUPERMERCADO rsrsrsrs
Eliane Lopes
Também valorizo o Monoprix… é (quase)sempre muito bom! No Brasil petit à petit vamos perdendo as tradições… hélàs!
Juju
Lina,
Estou à procura de dicas de traiteurs para o Natal e Ano Novo em Paris (fora os ja conhecidos e caros Fauchon, Dalloyau, etc…)
Obrigada
conexaoparis
Juju
Fora estes famosos, não conhece pessoalmente nenhum.
Juliana
Esse ano, os pais do meu noivo vêm passar o Natal aqui. Vamos todos pra Dijon e eu já disse que, não importa qual a ceia, eu faço questão de contribuir para a data com um bûche caseiro. Seja o que Deus quiser hehehe
Marta Marciano
Este tipo de postagem deveria ser proibida por lei…rsrsrsr