O Grand Palais, situado entre a ponte Alexandre III e a avenida Champs Elysées, foi construído em 1900 e é um dos grandes monumentos de Paris. Ele ocupa uma área de 72.000m2 e seu teto é coberto por placas de vidro, o maior teto em vidro da Europa. A escultura que orna a entrada principal, La Fugue des Quadriges, é uma obra do escultor francês Récipon.
Desde a sua inauguração o Grand Palais tem uma participação ativa na vida dos parisienses. Seus grandes espaços acolhem toda sorte de manifestação: desfiles de moda (na foto o desfile da Chanel), grandes e importantes exposições de arte, feiras de arte contemporânea e eventos diversos.
A partir do ano 2.000, as grandes estrelas dos esportes urbanos tomaram conta do Grand Palais. Em novembro de 2009, o maior skater de todos os tempos, Tony Hawk, deu um show em um evento reunindo músicos e cantores.
Sergio T. Gonçalves fez estas fotos do evento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
Beth
Marcello
Seu post, como sempre é da maior pertinência.
Oriunda que sou da área de Humanas e Artes tanto da UFRJ assim como da PUC/ RIO sempre acompanhei esta divergência entre os Acadêmicos e o Modernismo, desde os tempos do Oswaldo Teixera… Trata-se de uma longa discussão, especialmento entre arquitetos, risos. Hoje o tempo se encarregou de amenizar as arestas. Se Portinari vier a ser exposto no Grand Palais, será motivo de comemoração para todos nós brasileiros.Abs.
Beth
Jorge
Essa sua idéia de alugar o Grand Palais para sua festa de aniversário é muito boa!
E se for em abril, pode contar com a minha presença, pois vamos passar uns uns dias por lá, em trânsito para outro lugar. Estou torcendo por vc, e sua boa sorte, é só anunciar a data… Abs.
Beth
Adriana
Nós encontramos duas vezes no Chez André com o mesmo casal paulista, ambos muito educados e bonitos! Seriam os seus amigos, risos? Conversando com eles, descobrimos que o tio dele namorou minha tia, época de solteiros….
Risos e abs.
Viviana
errata:
christian boltansky
(um “n” só… estou com problemas no teclado! désolé…)
Viviana
segundo a dica do blog: ALERIB
que é o primeiro linkado da lista do conexão paris,
atualmente encontra-se no nef do grand palais a exposição “personnes” de christian boltannsky – até 21 de fevereiro…
gabriela,
além das dicas da lina, no mesmo blog acima citado, você encontra algumas dicas de baladas em paris.
abraço.
Andrezza Pessoa
Cada dia que eu acesso o Conexão Paris é um motivo a mais para eu passar um bom tempo na França!
Cláudia Oiticica
Realmente, qualquer evento no Grand Palais toma outra dimensão. O lugar é imbatível e também vou ficar na torcida pela exposição do Portinari.
O Palais de la Découverte que também faz parte do conjunto arquitetônico também é lindo e pouco conhecido. Visitei não pelo acervo, mas pela beleza do prédio.
Jorge Fortunato
Num momento de delírio, gostaria de ter dinheiro para poder alugar o Grand Palais e fazer uma super festa no meu aniversário…. tá perto. A mega-sena acumulou, quem sabe em Abril eu nao convido vocês…rs
Eymard
Que grande noticia, Marcello!! Portinari, no Grand Palais é realmente digno de visita. Tomara que dê certo.
Esse conjunto (Grand Palais, Petit Palais) é realmente dos lugares mais bonitos e dignos de visita.
Adriana Pessoa
Beth,
sei que você adora o Chez Andre! (Rs) .Estou louca para voltar lá…Indiquei a um amigo que estava em Paris na mesma época que vc e ele amou.
Bjs
Mas na próxima vez em paris vou tentar de novo o restaurante do Grand Palais.