O roubo foi constatado às 6.30h da manhã. Um vidro quebrado, um cadeado arrancado, os ladrões filmados pelas câmaras de controle e 500 milhões de euros desaparecidos.
Os quadros roubados são:
Un pigeon aux petits pois de Picasso.
L’olivier près de l’Estaque de Braque.
La femme à l’eventail de Montigliani.
Nature morte aux chandeliers de Leger.
E La pastorale de Matisse.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
35 Comentários
Alexandre
A vaidade é incompreensível aos olhos de quem a enxerga.
Houve uma deflação no valor estimado das obras. De 500 milhões, para 100 milhões de euros, segundo a Prefeitura de Paris.
Vanessa Fernandes
Estou parva! Ainda estou parva….lá está como o Jorge Fortunato disse
“a ocasião faz o ladrão”…
jorge fortunato
Diz o ditado: “a ocasião faz o ladrão”, mas claro, não podemos empregar neste caso. Tudo foi devidamente planejado e arquitetado. Agora vem à tona as perguntas: e as cãmeras? e o sistema de alarme? e a vigilância? Só resta lamentar. Pelo valor e importância dos quadros será difícil vender, óbvio. Li que o ladrão cortou as telas e levou tudo enrolado. Para cortar tudo é preciso muito habilidade e tempo. Sei nãoparece que houve facilitação.
Antonio Ferro
Eu tinha lido logo cedo no site da globo essa notícia e fiquei estupefato imaginando – mas logo em Paris com tantos museus e tanta obra de arte espalhada pela cidade? eles deveriam ter uma segurança impecável.
Mas que nada! Agora será que as obras retornarão algum dia ao museu para que nós, pobres mortais possamos apreciá-las novamente?
O que leva uma pessoa a praticar um ato desses? Qual o prazer de ter sobre sua posse um bem da humanidade e ainda por cima furtado?
São tantas as perguntas e pouquissímas respostas e cada vez mais fico abobalhado perante o egoísmo e ambição humanas.
É esse mundo que nos restou. Triste humanidade.
Aline
Infelizmente, ainda existem pessoas que preferem contemplar a obra solitariamente, do que partilhar com o mundo todo. É devido a essas pessoas, que ocorrem roubos como este. Quem encomendou as obras deve estar pagando muito bem ao assaltante.
rui barbeitos
Como é possível alguém roubar estas obras mundialmente famosas…Devem estar a pensar vende-las no marche aux puces?
Marcio
Uma pena mesmo!
Caroline Ribeiro
Lamentável.
Li certa vez que o mercado negro de Arte, é o terceiro maior do mundo, só perdendo p drogas e armas! Creio que pelo valor dos objetos.
Vamos esperar que a polícia as recupere.
Segundo o Le Figaro, foi roubo de cinema, com o ladrão vestido de preto, cortou uma a uma as telas de suas molduras e saiu.
E o sistema de alarme não funcionava a dois anos… (???)
E a gente aqui reclamando do MASP e da Pinacoteca. Pelo visto é um problema mundial o descaso com a cultura.
Gabi
Um absurdo! isso é patrimonio da humanidade… e agora provavelmente vai ficar trancado na sala de um colecionador vaidoso. Vamos esperar qua a policia ache os culpados, embora eu não acredite que isso irá acontecer.
Rogerio
Uma lastima, só resta saber, antes de um julgamento precipitado, a origem dos assaltantes. Creio que antes de 2012 como temem algumas pessoas, um mar de desqualificados vai invadir e destruir a cidade. Uma pena!