Atravesso o Sena pelo Pont des Arts e confiro se os cadeados dos casais apaixonados estão presos nas grades. Após a limpeza feita pela Prefeitura, novos apareceram. Fico contente desta vitória dos amorosos contra o movimento de degradação dos monumentos. Afinal de contas, estas inocentes representações do amor eterno não incomodam em nada. Ao contrário, pensamentos agradáveis surgem diante desta peninha rosa.
Vejo as peniches ancoradas junto aos cais da rive gauche. Dentro da linha romântica, penso que deve ser agradável morar nestes barcos, café da manhã no convés, suco de laranja, croissant e umas flores contrastando com a toalha branca.
Sigo meu caminho e penso na unidade do outono e nos dias escuros do inverno. Quando os ventos gelados voltarem, o cadeado com sua peninha rosa vai salvar a visão romântica das margens do Sena.
52 Comentários
MARISSA
Olá Lina,
Estou com a viagem marcada pra daqui 15 dias e ainda estou em busca de um cadeado romantico pra deixar de recordaçao na Pont des Arts. Por favor, me diga se conhece alguma loja que venda aqueles cadeados bonitos, antigos, em formato de coraçao, aí em Paris.
Um beijo e obrigada por tantas dicas preciosas.
Lina
Marissa
Não sei te dizer. Mas nas pontes, encontrará pessoas vendendo cadeados. Compre um cadeado no Brasil e faça a sua decoração. Melhor.
Aline Jesus
Lina, como faço para chegar na Pont des Arts sem confundir com uma que já li que fica pertinho do D’Orsay (Passerelle Léopold-Sédar-Senghor) e a outra, logo atrás da Notre Dame (Pont de l’Archevéche). Gostaria de uma referência para não confundir…BJos
Mariana Berutto
Aline, não tem erro! Todo mundo conhece a Pont des arts em paris. Ela é um ponte apenas para pedestres, com milhares de cadeados presos. De um lado está o Institut de France. Do outro, o Louvre.
Meire
Oi Lina,
Estive em Paris set passado e tb vi na ponte Alexandre III vários cadeados presos. Já havia lido este blog. Têm o mesmo significado?
Viviane Carvalho
Lina, onde fica essa ponte? Estou indo a Paris pela primeira vez e será uma viagem de Lua de Mel, portanto gostaria muito de ir lá e visitar esses cadeados. Seu blog é maravilhoso, fico viajando nele e fazendo meu roteiro para a minha primeira ida a Paris.
conexaoparis
Vivianea
a ponte de se Pont des Arts. Trata-se de uma ponte somente para pedestres. De um lado do Sena o museu do Louvre e de outro a Academia de Letras.
Clau Spitz
Olá,Lina!!
Acredito que como deve acontecer com todos que desfrutam Paris através de suas dicas nós nos apaixonamos não só por Paris mas pela França de modo geral após a nossa primeira viagem no início do ano. tanto é que já compramos as passagens para voltar no final do ano(rsrsrs) só que desta vez levaremos os filhotes de 15 e 12 anos. Vi em algum lugar, não sei se foi aqui, que é possível alugar uma “peniche”..sabe me dizer se esta informação procede , se vale a pena e onde poderíamos procurar por isto? Achamos que os meninos curtiriam bastante esta experiência de ficar “atracado”. Temos um
barco aqui no Rio também e eles curtem muito.
Mais uma vez obrigada pelas dicas preciosas.
conexaoparis
Clau
Vou fazer pesquisa. Me lembre de novo na segunda feira.
Escreva para contato@conexaoparis.com.br
Beth
Lina
Serve foto tipo “antes e depois”?
O trench de Dodô tem exatos 15 anos de vida e ambos estão para lá de viajados, risos….
Bjs.
conexaoparis
Beth
Vale o que você decidir.
Beth
Mércia
Dodô é ótimo, topa tudo! E adora o seu trench…
Bjs.
Mércia
Beth
E aí? O Dodô topou o artigo “Moda para maridos em Paris”? (Risos).
José Maurício
(Risos)! Gostei da absoluta modéstia! Rsrsrsr….
Bjos a todos!
conexaoparis
Mércia e Beth
Estou aguardando as fotos.!!
jose mauricio
Mércia: Acho trench coats e casacos de um modo geral um complemento elegante no vestuário masculino, mas morando em Niterói e trabalhando no Rio, frio não é o meu problema por aqui. Além disso, eu sinto naturalmente pouco frio, o que atrapalha o uso desses apetrechos por aqui. Vamos ver o que o outono em Paris nos reserva…Quanto aos maridos de qualidade, não posso opinar a respeito, por absoluta modéstia, é claro!!!
Mércia
Beth!
Na verdade, como eu disse outro dia, o trench do Dé (mon mari), compramos agora nesta última viagem à Paris (junho/2010), e ele nem inaugurou porque estava quente! rsrsrs… Mas eu topo! Será que ele vai concordar? Não sei…vamos ver… Tenho fotos lindinhas também!
Afinal moda hoje é mais do nunca originalidade, liberdade de expressão, conforto e estilo, né?
José Maurício
Nem se preocupe! A idéia é marido de qualidade! E essa moda devia pegar! Anda tão escasso…haja visto as queixas das jovens solteiras que escuto…
Abraços a todos!
Vivian Campanelli
hahahahahahaaha
adorei a idéia!!!!
Jose Mauricio
Se eu mandar a nossa foto em Paris com trajes típicos serei expulso do blog…Não pela Sandra, minha mulher, sempre elegante, mas o meu disfarce de português enlouquecido está uma coisa. Mas eu topo!
Joanna
Hahahaha, eu adorei o “Moda para Maridos em Paris”!! Muito espirituosa você Beth!!!
Beth
Mércia
Além da qualidade do marido e do seu trench (rsrs) tem que ter muito companheirismo e afinidade intelectual… E gostar muito de viajar e comer bem…Eu tenho umas fotos lindinhas do meu maridinho com o trench dele, vc tem do seu seu? Podemos mandar para a Lina, quem sabe ela faz um post sobre maridos de qualidade e seus trenchs desfilando em Paris? Olha só o título: Moda para Maridos em Paris!
Risos e abraços.
conexaoparis
Beth, Márcia e todas.
Estou aguardando as fotos para o artigo Moda para Maridos em Paris.
Beth
LuciaC
Como sempre, muito romântica a sua visão da Paris dos namorados…
Quanto as peniches, eu e Dodô já ficamos muito assustados com algumas delas, risos. Chegamos em Paris de madrugada, fugindo das chuvas da Normandie eu peguei uma daquelas pistas para automóveis mais baixas, junto ao Sena. O rio estava tão cheio que elas estavam quase “subindo” na pista. No dia seguinte interditaram a navegação no Sena inclusive para os bateaux de turismo…
Bjs.
Joanna
É isso aí Vivian Campanelli, na falta, coloquei eu mesma, sozinha um cadeado, haha. Coloquei não por acreditar que “ele” vá garantir um amor duradouro, mas porque acredito muito no amor, sou muito romântica (:
LuciaC
Adorei, Lina!
O assunto, as fotos, o texto, o trajeto do passeio, percepções e observações.
Mais um belíssimo post entre outros muitos, sempre maravilhosos .
Você reparou o dia marcado no cadeado? Dia dos namorados no Brasil. Será um “cadeado” de algum casal brasileiro?
Ao fundo, o mais belo local para se apreciar e brindar o por do sol em Paris, Place Vert Galant! Lugar especial que leva o nome em homenagem ao Roi Henri IV, namorador inveterado.
Quanto as péniches tinha uma no Quais Malaquais, mais adiante na fotografia, bem de frente ao Louvre, La Balle au Bond um restaurante. No outono mudam-se para perto da pont Marie olhando para parte mais linda da Notre Dame. Nem tanto para almoço ou jantar , pelo que servem, mas pelo encanto que é uma peniche no Sena. Um cenário de sonho.
XXX
Sueli OVB
MÉRCIA
Concordo plenamente com você. Principalmente quando diz: “Não há fórmula! Nem receita universal”!
É isso mesmo! Os encontros e desencontros são inexplicáveis. Há que haver encaixe perfeito. Os ingredientes da sua casa até podem ser iguais aos da minha, mas na hora de bater o bolo muitas outras coisas estarão em jogo e o seu forno pode não aquecer igual ao meu. Logo, o que vale para uns, não vai adiantar para outros.
Eu tenho 37 anos de casada, três filhos, quatro netos, dois genros e uma nora. Muitos e muitos motivos para ser feliz. Fórmula? Não tenho. Nem truques, nem estratégias… Aconteceu e vem acontecendo. Só isso.
Abraço
Mércia
Vivian
E que seja eterno enquanto dure…Isso mesmo! rsrsrs.
Beth
E a nossa fórmula mágica…! rsrsrsrs…
… duráveis e eternas trenchs burberry + Paris + vinho + romantismo + namoro + diálogo…rsrsrs… tolerância com as diferenças, com os limites (chatices) de cada um…rsrsrs…
Et voilá! c’est tout! c’est la vie!
Beijos meninas!
Mércia