A riqueza do patrimônio francês me surpreende até hoje. Basta pegarmos o carro e 60 quilômetros mais tarde estamos no campo rodeados por ruínas, vestígios, monumentos, castelos e fortes de épocas passadas.
Para aproveitar o dia lindo, saimos de Paris em direção de Rouen, na Normandia. O objetivo era conhecer um restaurante perto de Vernon e Giverny. Após o almoço, de volta a Paris, abandonamos a auto-estrada e nos perdemos de propósito nas pequenas vias regionais.
Esta área é de ocupação antiga, datando dos romanos. Na idade média ela foi conquistada aos poucos pelo poder real que aí contrói castelos e fortes. Região também de antiga ocupação religiosa com ruínas de monastérios e abadias.
Mais tarde, ela se tornou centro do poder real com a construção do castelo de Versailles e das residências dos ministros e membros da corte.
E em 1837, foi criada a estrada de ferro Versailles-Paris. Graças ao trem, esta região foi descoberta pelos impressionistas e escritores.
E não podemos nos esquecer que, em passado próximo, na Galeria dos Espelhos do Castelo de Versailles foi proclamado o Império Alemão.
Dica para quando você visitar a Casa do Monet: abandone a auto estrada, em uma hora de carro, de Giverny até Paris, você passa por séculos de história. Mesmo sem sair do carro você vê castelos, fortes, moinhos antigos, residências sofisticadas e os campos amarelos de canola que, de acordo com uma amiga, são tão bonitos quanto os de lavanda da Provence.
Este passeio foi sugerido por Telma, da empresa Telma France Tour. Clique aqui para conhecer os serviços oferecidos pela empresa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
38 Comentários
Mayara Brigola
Quando estive em Paris em abril de 2012 fiz o roteiro sugerido pelo Conexão Paris e foi muito fácil chegar em Giverny.
E mesmo com uma garoa fina no começo do passeio, não deixou de ser um dos lugares mais lindos que eu já conheci.
Minha sugestão é sair bem cedo pela Gare Saint Lazare e visitar os jardins e a casa de Monet pela manhã, e na hora do almoço, desfrutar uma boa refeição no entorno da Fundação antes de retornar a Paris.
Passeio inesquecível…
Alexandra
Na minha primeira visita a Paris, aluguei uma moto e fui seguindo a rota Paris-Giverny sugerida pelo Google, e me perdi. Passei por alguns vilarejos, mas não consegui chegar ao meu destino. Minha moto não tinha GPS e como não conhecia nada, preferi voltar para Paris.
Já voltei outras vezes a Paris mas ainda não consegui ir a Giverny. De fato os lugares por onde passei me encantaram e lendo agora este artigo vejo que me perder, de certo modo,valeu a pena.
Leonília
Rodrigo
Que competência ! Resposta precisa e detalhada , até as linhas e estações do metro .
Abraços e muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Leonília, disponha!
Abraços.
Elaine
Fui a pé da estação de Vernon até Giverny, e vale a pena pois o percurso é bem bonito, com todas aquelas casa charmosas. Existe também a opção de ir de ônibus ou bicicleta. Estar na casa do Monet, é como estar em um quadro dele!
Esther
Adorei os detalhes! Estou indo para Paris em maio, e este passeio já estava programado, de carro. Gostaria do nome e localização do restaurante perto de Vernom e Giverny. Abraços.
Paulo R. Filomeno
Quando programei uma viagem à Europa algum tempo atrás fiz uma consulta no guia Michelin para o percurso Paris-Luxemburgo. Aparecem a opção das auto-estradas e a das estradas secundárias. Gasta-se muito mais tempo, mas se há possibilidade de “perder” tempo, vá pelas estradas secundárias. Atravessa vilarejos, fazendas, as paisagens mais interessantes. O dispêndio maior de tempo é plenamente compensado pelo que certamente se irá conhecer no percurso.
Anderson Pereira
Conte-nos do restaurante!!! Onde fica? É bom? Endereço???
Rodrigo Lavalle
Anderson, em breve a Lina escreverá um artigo sobre o restaurante. Aguarde!
Abraços.
Adriana Pessoa
Paulyne,
veja este post, aqui mesmo, no Conexão Paris.
Eu fui a Geiverny, seguindo o que foi dito aqui.
Foi perfeito! Vc vai amar.
https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/
Vanderci
Paulyne, de Paris na Gare Saint Lazare pegue o trem para Vernon. No site fondation-monet.com tem informações sobre o onibus e aluguel de bicicletas para chegar em Giverny.
Paulyne
Alguém sabe como posso ir à Giverny de trem saindo de Paris? Já vi gente pegando um trem em Gare de Saint Lazare, mas não sei dizer qual… E saindo na estação, alugou uma bicicleta. Alguém sabe como isso funciona? Qual seria o lugar mais próximo de Giverny que chega-se de trem?
Rodrigo Lavalle
Paulyne, esse artigo explica tudo sobre Giverny e sobre todas as opções que existe para se chegar lá: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Abraços.