A riqueza do patrimônio francês me surpreende até hoje. Basta pegarmos o carro e 60 quilômetros mais tarde estamos no campo rodeados por ruínas, vestígios, monumentos, castelos e fortes de épocas passadas.
Para aproveitar o dia lindo, saimos de Paris em direção de Rouen, na Normandia. O objetivo era conhecer um restaurante perto de Vernon e Giverny. Após o almoço, de volta a Paris, abandonamos a auto-estrada e nos perdemos de propósito nas pequenas vias regionais.
Esta área é de ocupação antiga, datando dos romanos. Na idade média ela foi conquistada aos poucos pelo poder real que aí contrói castelos e fortes. Região também de antiga ocupação religiosa com ruínas de monastérios e abadias.
Mais tarde, ela se tornou centro do poder real com a construção do castelo de Versailles e das residências dos ministros e membros da corte.
E em 1837, foi criada a estrada de ferro Versailles-Paris. Graças ao trem, esta região foi descoberta pelos impressionistas e escritores.
E não podemos nos esquecer que, em passado próximo, na Galeria dos Espelhos do Castelo de Versailles foi proclamado o Império Alemão.
Dica para quando você visitar a Casa do Monet: abandone a auto estrada, em uma hora de carro, de Giverny até Paris, você passa por séculos de história. Mesmo sem sair do carro você vê castelos, fortes, moinhos antigos, residências sofisticadas e os campos amarelos de canola que, de acordo com uma amiga, são tão bonitos quanto os de lavanda da Provence.
Este passeio foi sugerido por Telma, da empresa Telma France Tour. Clique aqui para conhecer os serviços oferecidos pela empresa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
38 Comentários
Leonília
Desculpe, nada a ver com o assunto , mas alguém sabe me dizer onde encontro lojas de suplemento alimentar para comprar albumina e colágeno em Paris ?
Desde já , obrigada .
Rodrigo Lavalle
Leonília, seguem alguns endereços (não conheço as lojas):
– BODXL: 60 rue Ordener, 75018 (estação Marcadet-Poissonier linhas 4, 12);
– Toute la Nutrition: 38 rue de Campo-Formio, 75013 (estação Campo-Formio linha 5 ou Place d’Italie linhas 5, 6, 7); 45 rue Notre-Dame-de-Lorette, 75009 (estação Saint-Georges linha 12).
Abraços.
kariny
Maravilha, bela rota. É no acaso que conhecemos essas riqueza.
Aurea Costa
Linda a foto “Ponte em construção”. Me lembrou o filme As pontes de Madison !
Lilianne
AFONSO
Acho que sai mais barato alugar um carro por 1 dia. No Autolib, se você escolher inscrição 1 dia, o custo é de €9 por cada 30min. Se você usar o carro por 4h vai sair por €72h.
https://www.autolib.eu/subscribe/offer_choice_session/
Afonso
Alguém saberia dizer se vale a pena pegar um carro do AutoLib’ para ir até Giverny?
Rodrigo Lavalle
Afonso, os carros da AutoLib’ são para trajetos curtos, por volta de 30 minutos. Quanto mais tempo você o utiliza mais caro fica.
Abraços.
Bianca
As paisagens são lindas!
Carina
Não conheço, mas parece-me bem!
Cumpts,
Vanderci
Até Giverny fui de trem e já gostei da viagem, mas na próxima irei de carro.
Fui de carro de Paris a Tour e durante quase todo o percurso haviam campos amarelos, a perder de vista, achei que eram de Canola, mas não tinha certeza.
Lucio
Fizemos exatamente esse roteiro no último dia em Paris, com o Levi. Saímos do apartamento às 10 horas e fomos a Giverny. Lá conhecemos a Telma que estava com outro grupo… e a Jéssica conhecemos na chegada. Ótima família! A Jéssica foi nossa salvação, pois o agente da imobiliária não estava na hora marcada e ela nos ajudou muito naquela hora!
O passeio foi ideal para nós, que estavamos com minha sogra de 78 anos e uma amiga de 75. Elas falam até hoje e dizem que esse passeio por Giverny, o moinho d’água e os castelos foram o fecho de ouro de nossa viagem!
Muito obrigado, Maria Lina, por divulgar essa ótima opção e muito obrigado Levi, Jéssica e Telma por tudo!
Tamara M. B.
Gostaria de saber o grau de complexidade para fazer esses roteiros com um carro alugado, visto que só estive em Paris uma única vez e não falo francês; ou seja, é muito complicado se locomover nas rodovias da região?
Rodrigo Lavalle
Tamara, não é complicado, as rodovias são bem sinalizadas e você pode alugar um carro com GPS.
Abraços.