A empresa encarregada dos transportes públicos em Paris acabou de editar um Manual da Boa Educação. Ou seja, regras de como usar com respeito o metrô, o RER e os ônibus.
A inciativa teve duas etapas:
. primeiro momento, os próprios usuários foram convidados a publicarem seus conselhos e regras em um site participativo.
. segundo momento, seleção dos conselhos e a edição de um manual online com as regras mais pertinentes.
Clique acima para ter acesso ao Manual. Abaixo, eu escolhi dois conselhos retirados deste manual.
Nos dias quentes manter os braços ao longo do corpo, como os pinguins, e segurar o corrimão na parte de baixo.
Não olhar com insistência a sua vizinha.
O mais divertido é o site participativo que ainda está online, verdadeira descrição do cotidiano dos parisienses. Nele encontramos todos os conselhos, pricipalmente aqueles que foram censurados.
Por exemplo:
. Não olhar o decote ou a mini saia da sua vizinha.
. Não apalpar o posterior das damas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
18 Comentários
christina
Aprendi com a Conexão Paris a usar os ônibus em Paris. Adoro, não gosto de metro e com os ônibus vou apreciando a paisagem e os monumentos. Muitas vezes desci no meio do itinerário porque vi alguma coisa que não panejava conhecer e estava bem ali!!!! Recentemente entrei no aplicativo da RATP para planejar minha próxima visita a Paris e algumas linhas foram transferidas para Veolia e não constavam mais no aplicativo. Mais uma vez, uma simples mensagem para Conexão Paris resolveu minhas duvidas. Recebi a resposta em 1 hora!!! Obrigada!!!! vocês tornam Paris muito mais linda!!!!!
Lea
Geralmente depois de alguns dias habituando-me com as estações e linhas de metrô, acho que seja o transporte mais rápido ,prático e barato quando viajo. É assim em Paris, muitas vezes e em Roma ultimamente em duas últimas viagens. Acreditem, nunca foi algo ruim , a despeito de ser um transporte popular, nunca encontrei pessoas sem higiene, que cheirassem mal, sem educação. Também nunca dei bola para isso …Sempre estive concentrada em mim, no que estava fazendo…
Kariny
Muito legal. Regrinhas básicas para todos, no mundo todo.
Nick
Claro que esse problema de odor é complicado, mas no geral acho mais civilizado andar no Metrô em Paris, do que o de São Paulo por exemplo.
Lilian Amaral
Lina, obrigada por compartilhar essa pérola no seu blog. Falo sério. A iniciativa é muito civilizada e válida em qualquer parte do mundo. Seria muito legal ter um aqui no Brasil: dar lugar aos mais velhos, as mulheres, não conversar alto, dar bom dia…Espero que os franceses considerem!
Maurício Christovão
Com cheiro e tudo, prefiro um metrô que funcione, como o de Paris, do que esse trenzinho de brinquedo de uma linha só, como temos no Rio. Fora isso, um banho de vez em quando pega bem…
Helena Bauerlein
Esse último outubro foi, atipicamente, quente em Paris!
Estávamos, duas amigas e eu, no Metro lotado segurando no corrimão( na parte de cima) e ao nosso lado tinha um cidadão com o braço levantado no nosso nariz!
Não, vocês não fazem ideia do odor que fomos obrigadas a inalar! O trágico passou para comédia quando uma delas me fez abaixar os braços e não erguer em hipótese alguma! “Catinga pega, Helena!”
Baixa o pano!
Jane Curiosa
Jacqueline,rsrsrs
E se estiver frio,e o fortão em questão é do tipo que corre e se exercita até debaixo de neve? Não esqueçamos que em Paris se usa o transporte público para as mais variadas atividades.