Em 1989, os Estados Unidos ofereceram à França uma réplica da chama da Estátua da Liberdade.
Este presente foi um agradecimento pela participação de empresas francesas na restauração da famosa estátua americana.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Esta escultura se encontrava esquecida no 8° arrondissement de Paris, quando, em 1997, a morte da Princesa Diana no túnel que passa embaixo do local onde a obra esta instalada, a trouxe de volta aos noticiários.
Nos dias seguintes ao acidente, milhares de anônimos transformaram esta obra em monumento-homenagem à Princesa de Galles, conhecida como Lady Di.
Acho que todos nós tomamos conhecimento da Chama da Liberdade no momento em que a obra passou a ter outro significado ligado aos caminhos da vida.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. Somente em formato digital. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
Adriana Pessoa
Rosallia,
esse eu não conheço! Tenho vários livros sobre a cidade e dessa vez vou fazer uma “imersão” por conta própria, nas obras de Michelângelo…quero ver/rever tudo dele na cidade.
Essa é a minha quarta vez em Florença. De lá sigo para uma cidadezinha distante 30 kms , onde vou passar uma pequena temporada. Obrigada pela indicação.
Katya Leitzke
Suely,
Pio Fedi deve estar se revirando no túmulo por direitos autorais. hehehe
Beth,
Adoro história e arte (ambos amadoramente) então estou sempre ligada, especialmente durante as viagens.
Aproveitando para botar lenha na fogueira… e será que Pio Fedi não tinha dado um pulinho na França e visto “La Liberté guidant le Peuple”?
Suely
Na verdade houve um estudo em Florença para descobrir as semelhanças e segundo os responsáveis pelo estudo Bartholdi passou uma temporada em Florença onde viu os esboços de Pio Fedi o autor da estatua da igreja de Santa Cruz e supostamente o inspirou na sua obra tão famosa. As duas estátuas foram construídas na mesma época.
Rosália Velloso
Adriana Pessoa, você conhece o livro “Conheça Florença, berço do Renascimento”, da Lúcia Helena Monteiro Machado?
Beth
Katya
Gostei!
Vc realmnte é muito observadora.
Abs.
Adriana Pessoa
Uau…é muito semelhante !
Obrigada Katya!
Katya Leitzke
Realmente Adriana, essa igreja é a maior concentração de QI por metro quadrado que conheço! 🙂
Eu tenho uma foto aqui, tirada de um ângulo que se não fosse a falta da chama (que essa não tem) poderia-se jurar que é a mesma estátua, mas não sei como postar no blog. Procurem no google por Giovanni Battista Niccolini, um artista, se não me engano, teatrólogo. É no túmulo dele que ela se encontra. Ou olhem esse link: http://www.flickr.com/photos/davecgray/6038068747/
tem uma foto que dá pra ver bem as semelhanças.
Adriana Pessoa
Também fiquei curiosa. Procurei, mas não encontrei imagens dessa escultura. Como estarei em Florença em outubro, na minha visita a Santa Croce, vou procurar.
Santa Croce é uma maravilhae guarda muitos túmulos de florentinos famosos, como Michelângelo, Galileu Galilei, Maquiavel e outros.
http://www.youtube.com/watch?v=xcnDdEqQTx4
Katya Leitzke
E pra quem quiser ver não apenas a chama, Paris tem duas réplicas menores, que foram feitas para a construção da principal, doadas por Napoleão III aos EUA na ocasião do centenário da Independência Americana e na qual Gustave Eiffel também trabalhou. Uma fica nos jardins de Luxembourg, a outra, mais bonita na minha opinião, na base da Ponte de Grenelle.
Ah! E lembrei agora, aqueles que forem em Florença, entrem na igreja Sta Maria del Croce e vejam a estátua do túmulo que fica a esquerda da porta principal da igreja. Vão entender direitinho de onde veio a “inspiração” de Bartholdi, o idealizador da Estátua da Liberdade. A escultura que guarda o túmulo é – arrisco dizer – igualzinha, com o detalhe de ter sido feita uns 4 séculos antes. hehehe
Lina
Katya
Você teria um link para vermos esta obra da Sta Maria del Croce?
Adriana Pessoa
Interessante. Não sabia da história por trás dessa escultura.
Quando a Princesa Diana morreu, eu tinha acabado de voltar da França, onde tinha visto o bafafá em Saint-Tropez por conta da presença dela e do namorado na cidade, onde tinham ancorado o iate que eles passeavam pela Riviera.
Bjs.