Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.
Por que viajar pela Dordogne?
A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.
Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.
foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux
Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.
foto: jardim de Marqueyssac
Foto: La Roque-Gageac
Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.
É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.
A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.
Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.
Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies
As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.
Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.
A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.
Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.
Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.
Claudia Oiticia.
Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.
Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.
Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
daniele fernandes ribas giovannini
Boa noite! Pretendo fazer a região de Bordeaux de carro em maio/2016. Minha intenção é chegar por bordeaux (3 noites) e ir para Sarlat (4/5 noites), gostaria de partir de Sarlat para Paris de trem. Vcs acham viável? É possível alugar o carro em Bordeaux e devolver em Sarlat? Vcs sabem me informar a política de bagagem do TGV? Muito obrigada! Daniele
Rodrigo Lavalle
Daniele, se você alugar o carro em uma empresa grande como a Hertz, por exemplo, creio que é possível pegar o carro em Bordeaux e devolver em Sarlat. Mas isso sempre custa mais caro do que devolver na mesma cidade. Se informe no site das locadoras (Hertz, Avis, Europcar).
Não existe trem direto de Sarlat para Paris. Ou faz escala em Bordeaux ou em Libourne. Verifique os trajetos, horários e preços das passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en.
solange
Olá!
Estarei indo de Bordeaux para Avignon de carro e gostaria de dormir no meio do caminho na região da D0rdonha para conhece-la. Qual a melhor cidade para montar base?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Solange, a Dordogne Noir é a mais interessante. O ponto de base é Sarlat.
Abraços.
Fabiola
Lina e Rodrigo,
Bom dia!
Vou a Dordogne, no incio de 2015, e gostaria de ir de aviao. Nao sei se poderia me ajudar com alguns detalhes:
– Melhor aeroporto (Bergerac ou Perigueux);
– Melhor cidade base ja que nao tenho habilitacao e pretendo visitar o local pelos passeios oferecidos pelo Dept. de Turismo local;
– Se consigo me virar bem por la apenas com o ingles.
Rodrigo Lavalle
Fabiola, não conhecemos a região tão bem. Sugiro que você pesquise no site do Office de Tourisme da região: http://uk.rendezvousenfrance.com/en/minisite/dordogne.
Abraços.
Cristiane Paiva
Também amo a França. Tudo q vi foi maravilhoso!!! Acho q vou a essa região da Dordogne em maio/junho 2014.
Mas uma coisa é certa: SEM fois gras. Não é certo comer algo q é feito com tortura de um animal. Com certeza não faz bem pra alma. E se pensar bem, tb não é bom p saúde. Pois, é como se vc comesse um fígado de um super obeso. Um Horror. Em geral, as pessoas comem pq não sabem como é feito.
Parabéns pelo post, é LINDO!!!
Aline Deluna
Olá,
gostaria de uma ajuda! estou viajando para paris, e gostaria de ir ao Chateau des milandes, em Dordogne, mas não tenho habilitação. sei que dá para ir até Bordeaux de trem, mas de lá não sei como chegar….há outra forma de ir que não de carro?
Rodrigo Lavalle
Aline, você pode pegar o TGV na gare Montparnasse até Bordeaux e depois fazer o trajeto Bordeaux-Périgueux (Périgueux é como se fosse a capital da Dordogne) de trem comum.
Abraços.
Adriane
Olá. Estou, simplesmente, apaixonada pela Dordogne. Pretendo ir para lá entre 8 e 15 de novembro com meu marido e dois filhos (4 e 7 anos). Essa época ainda será boa para os passeios? Vocês poderiam me indicar algum tipo de hospedagem alternativa, tipo chalé, casa, apartamento (existem lá???rsrsrs) etc. Talvez em Domme ou Sarlat-la-Canéda. Abraços.
Lina
Adriane
A melhor solução alternativa são as chambres d’hôtes, quartos alugados nas casas de campo ou nas cidades.
Eu não conheço pessoalmente, mas olha esta escolha do Booking.com. Me parece muito agradável.
http://www.booking.com/hotel/fr/manoir-petit-meysset.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;origin=disamb;srhash=2958296632;srpos=1
Aurea Borne
Adorável! Tudo que leio aqu dá vontade de conhecer… já tive o privilégio de ver muitas dessas coisas lindas, mas é preciso mais de uma vida para conhecer todas! Obrigada Cláudia, Lina e toda a turma do CP por proporcional estas viagens incríveis!!!
carolina
eu gostaria de saber se é possível visitar a região, especilamente a gruta de lascaux sem carro? Eu não dirijo e adoraria conhecer essa região! Obrigada!
conexaoparis
Carolina
Provavelmente, na região, você vai encontrar empresas que fazem passeios de ônibus ou carro pela região. Mas não os conheço.
Beth
Silvia
A Dordogne é um sonho…
Para mim, uma das mais belas regiões da França…
Vc foi em Lascaux?
Abs.