Dia primeiro de junho, a Prefeitura de Paris anunciou a retirada definitiva dos cadeados da Pont des Arts. Proteções de vidro serão colocadas no final do ano. Até lá, a Galerie Itinerrance fez uma intervenção artística inédita com a instalação de 220 painéis pintados por artistas franceses.
Os artistas Brusk, El Seed, Pantonio e Jace expõem suas obras até outubro nesta ponte que se tornou o símbolo dos amorosos.
O vídeo e as fotos mostram o novo visual da ponte.
O vídeo começa com uma citação de Vercors, pseudônimo do escritor francês Jean Bruller: o Pont des Arts…” este ponto do mundo, de onde vemos ao mesmo tempo o Instituto, o Louvre, a Cité e os cais dos livros, as Tuileries e a montanha latina até o Panthéon, o Sena até a Concorde.”
Em 1992, uma placa homenageando Vercors e as Editions de Minuit foi colocada na Pont des Arts. Esta placa é para lembrar à todos que durante a segunda guerra mundial, debaixo desta ponte, os resistentes trocavam entre si livros proibidos pelo ocupante nazista.
Você tinha um cadeado suspenso nesta ponte?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
38 Comentários
dillemba
Não coloquei cadeado, já há lixo suficiente no mundo e eu não preciso colaborar com mais um pouco. Mas também achei que os paineis não combinam com Paris, ainda bem que é por pouco tempo.
Luisa
Cadeado nunca combinou com amor ao meu ver, mas cada um tem direito a sua opinião. Se gosta tanto deixe um com o que quiser gravado na sua casa. Deixar um preso na grade da ponte ou como vi na minha viagem: na janelinha da Tumba de Julieta em Verona…. Isso é como deixar lixo espalhado. Fechar o cadeado e jogar a chave no rio… isso é jogar lixo no rio. Alguém achou engraçadinho e por isso virou tradição…
Neftalí
Oi Adriana. Puxa, então você colocou cadeado nas duas vezes que esteve em Paris?
Parece que não funcionou na primeira..
Abraço!
Adriana
Eu coloquei cadeado nas duas vezes em que estive em Paris. Sempre achei muito bacana e acho que não tem nada a ver com prisão, trancafiamento, coisas ruins como muitos citam, mas cada um pensa o que quiser. Mesmo se não tivesse colocado, ia achar legal do mesmo jeito. Concordo que as grades deveriam ser retiradas por causa do peso para que não causasse um acidente, mas os painéis são coloridos demais e não combinam com Paris, aliás, nem o vidro vai combinar. Acho que tinham que colocar uma grade grossa ou até mesmo uma chapa de aço.
Bárbara
Não coloquei cadeado. De acordo com a medida da retirada. No entanto, esses painéis realmente não combinaram nada com a ponte e com a cidade.
Karla Gê
Adorei que tiraram os cadeados. Era feio e, para mim, cadeado não significa amor mas prisão. Eu lá quero algemar alguém a mim? Amor é liberdade.
Adorei os painéis novos! Coloridos, diferentes e tornaram Paris uma cidade ainda mais única que junta o antigo com o novo em uma bela harmonia, estou louca para ver esses painéis de perto e tirar fotos com eles.
Beijos
Fabio
Eu tinha cadeado mas a ponte estava muito feia, uma poluiçao visual gigante. Depois me arrependi de ter colocado.
Angela Marinheiro Cancio
O que foi feito com as grades e com os cadeados retirados da ponte Mês passado?
Estão expostos em algum lugar de Paris?
Agradeço a atenção
Angela Cancio
Rodrigo Lavalle
Ângela, não estão expostos. Ainda não se sabe o destino deles.
Abraços.
Mauricio Christovão
Podia ser pior…Com a moda dos “50 tons de Cinza”, a moçada ia colocar algemas, chicotes e outros acessórios, ainda mais pesados queos cadeados. Pena que eu perdi minha oportunidade de negócio em paris, prestando um serviço à prefeitura e reciclando o metal dos cadeados.
Má
Eu não curto colocar cadeados em pontes, nunca coloquei nas vezes que estive em Paris, nem nesta ponte nem naquela ao lado da NotreDame. Achei o painel feio, não combina com Paris. Um vidro seria bem melhor mesmo e não iria interferir com o resto da paisagem. Acho que as pessoas deveriam respeitar mais o patrimônio público! Até na Torre já vi cadeados colocados nas grades, poucos mas tem.