A resposta é imediata, pode sim.
A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.
Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.
Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira.
Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Raquel Lacerda
Nossa!!! Morrendo de cede e desesperada para saber se a água da torneira daqui é boa quanto Londres e Amsterdã. Pelo que li rapidamente os comentários, todos estão de acordo com o que foi informado, então vou correr… Rsrs… Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Raquel, pode beber a água da torneira em Paris. Todos bebem.
Abraços.
Mme. Ribeiro
Não sei porque não pedir água da torneira em determinzdis lugares. Moro em Paris e freqento lugares de D a A e vejo sempre uma carrafr sobre aq mesas. Refinamento? Acho que é mais bestice mesmo!!!! Aqui, água é água! !
Ione Valadares
Lina,
Ainda sobre a rua “Square de Montsouris” no google earth, me chamou atenção a terceira casa à esquerda (partindo do reservatório)…
me pareceu bastante antiga, meio gaulesa, me lembrou a aldeia de Asterix e Obelix, rsrs.
E a última deste mesmo lado, é interessante por que quando vocè passa em frente a ela, a vegetação está ressecada (o google fotografou no inverno/outono), mas é só sair de rua e retornar a ela, à partir do parque Montsouris, para ver que a vegetação está exuberante (deve ter sido fotografada na primavera/verão).
Ione Valadares
Lina,
Estava vasculhando Paris através do google earth quando encontrei o reservatório de água de Montsouris, ao lado do parc de mesmo nome. Me lembrei do hábito de tomar água de torneira dos franceses e busquei sobre o reservatório no google. Meu francês não é lá estas coisas, mas na Wikipedia estava dizendo que a água deste reservatório vem diretamente de uma fonte distante de Paris. Veja aqui: http://fr.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9servoir_de_Montsouris.
Aí me deu uma vontade de conhecer melhor o assunto. Que tal uma matéria sobre todos os reservatórios de água de Paris e o trajeto que esta água faz até chegar à cidade?
Aliás, que linda a rua “Square de Montsouris” que fica entre o reservatório e o parc Montsouris não?
Lina
Ione
Este bairro é interessante. Morei um mês na cidade universitária em 1983. Por isso o conheço.
A água de Paris é um assunto interessante. Vou pesquisar.
Obrigada pela dica.
Michelle f
Para quem compra baguette na franca, passada de mao em mao, q te entregam depois de pegar o seu dinheiro, qual o problema de uma aguinha com cano sujo???
Viva a baguette, viva a carrafe d eau, vivam os anticorpos franceses ultraresistentes!!!
Adoro!!!
bolsas femininas
RSS
bolsas femininas
RSS
bolsas femininas
RSS
conexaoparis
Bolsas femininas
Vou averiguar.
bolsas femininas
oi, eu estou tentando ler este blog via RSS mas estou recebendo uma mensagem de erro, voc